Acessibilidade em Horizon Forbidden West

3 0
Acessibilidade em Horizon Forbidden West

A Guerrilla detalha alguns dos principais recursos de acessibilidade que os jogadores podem usar em 18 de fevereiro.

Horizon Forbidden West fica disponível em poucos dias, e queremos aproveitar o momento para destacar alguns dos recursos de acessibilidade que nossos jogadores podem usar. No início do desenvolvimento do jogo, decidimos que adaptaríamos o jogo ao maior número possível de fãs para criar uma experiência imersiva e acessível que todos podem aproveitar. Alguns deles já apareceram em Horizon Zero Dawn, mas outros são inéditos, refletindo o quanto continuamos a aprender e compreender as necessidades dos jogadores.

Esperamos que estes recursos ajudem a criar a melhor experiência de jogo para você e estamos ansiosos para ouvir suas opiniões para que possamos melhorar ainda mais!

Configurações Gerais de Acessibilidade

Algumas coisas estão ativadas por padrão quando você começa o jogo, como, por exemplo, as legendas. Você tem a opção de mudar o tamanho e a cor de fundo das legendas para melhorar a visibilidade. Ao iniciar o jogo pela primeira vez, pode escolher o idioma que deseja usar, tanto para o áudio quanto para as legendas.

No menu do jogo, tem o Diário, uma enorme enciclopédia com informações úteis sobre personagens, máquinas e pontos de acesso encontrados no mundo. Queríamos ter certeza de que fosse fácil encontrar ajuda caso tivesse alguma dificuldade no jogo, então adicionamos uma seção separada de Tutoriais para que possa ver as mecânicas e os controles do jogo em detalhes.

Configurações de dificuldade

Entendemos que cada jogador quer um tipo de desafio no Oeste Proibido, então temos cinco dificuldades diferentes concebidas para você ter a experiência que deseja, desde o Modo História, que facilita a experiência de combate para que o jogador possa focar na exploração e na história, até o Muito Difícil, que apresenta um combate desafiador para quem quer testar as habilidades.

Também incluímos a opção de Dificuldade Personalizada, que permite modificar os níveis de dano que Aloy causa e sofre, o que dá mais flexibilidade no ajuste da dificuldade de combate. 

Horizon Forbidden West é focado na caça de máquinas, assim como remover e saquear os recursos delas para montar munição e melhorar equipamentos. Muitos destes recursos podem ser destruídos se não forem removidos antes da máquina ser morta. Isso pode ser um desafio, então incluímos um sistema de Saque Fácil. Com esta opção ativada, o inventário de saque de uma máquina morta vai conter todos os componentes ainda conectados a ela. Esta é uma forma de reduzir a necessidade de remover os componentes durante o combate. Este sistema fica ativado por padrão nas dificuldades História e Fácil, e é uma opção no modo Personalizado.

Configurações de controle

As Aloy is a skilled and agile hunter, it is important that the controls be as intuitive and comfortable to use, allowing Aloy é uma caçadora habilidosa e ágil, então é importante que os controles sejam intuitivos e confortáveis, assim ela pode usar tudo o que sabe para vencer. Com isso em mente, incluímos várias opções para tornar os controles tão acessíveis quanto possível.

Horizon Forbidden West tem alguns controles predefinidos, incluindo suporte para canhotos, mas todos os botões podem ser reatribuídos livremente, com avisos sobre quaisquer conflitos. Você pode definir a função de um botão ou comando à vontade. Também há várias opções que podem ser alteradas entre Apertar e Segurar, além de inverter os eixos X ou Y, quando possível.

Outro recurso novo é o sistema de Copiloto, no qual um segundo controle com o mesmo mapeamento de botões pode acessar o jogo. Isso exige apenas outro controle e um segundo perfil de usuário. O sistema de Copiloto foi implementado graças a todo o incrível feedback e apoio do nosso consultor de acessibilidade, que é deficiente visual!

Horizon Forbidden West também tem controles opcionais à base de sensor de movimentos que usa o acelerômetro e o giroscópio embutidos no controle sem fio DualSense. Com eles, você pode fazer microajustes à mira dos tiros para dar aquela precisão extra.

Há barras de ajuste da sensibilidade do movimento e das configurações de Zona Morta para os controles. Você também pode usar a Troca Rápida para mudar de arma com um toque e trocar a função do controle esquerdo e direito, entre movimento da personagem e da câmera.

Como a versão de PS5 do jogo usa vibração e gatilhos adaptáveis, inserimos configurações para jogadores que achem estas opções desagradáveis: é possível mudar a intensidade da vibração nas cenas, no deslocamento, no combate, na interface ou no ambiente, assim como desativar os gatilhos adaptáveis para o uso de armas.

Configurações de Assistência com a Jogabilidade

Estas configurações foram concebidas para ajudar jogadores que sintam dificuldade com qualquer aspecto do jogo.

Por exemplo, para as armas e o combate, você pode ligar a Assistência de Mira ou ajustar quanto o jogo desacelera ao abrir o Menu de Armas, o qual permite equipar uma arma rapidamente. Você pode aumentar a duração da Concentração, que desacelera o tempo quando Aloy mira o arco por um breve período, ou ativar a Concentração Automática (se ainda restar Concentração) para não perder tempo com sua ativação em momentos críticos do combate.

Outras configurações automáticas que eliminam um botão são a Corrida Automática, a Cura Automática (quando estiver abaixo de 50% de vida) e o Planador Automático (que se abre quando você cai de grandes alturas assim que a habilidade for desbloqueada). Também há uma configuração chamada Indicações de Escalada Sempre Ligadas, que destaca as opções de escalada disponíveis sem precisar usar o Foco. No entanto, algumas das configurações automáticas só funcionam nos modos de dificuldade História, Fácil e Personalizada.

Horizon Forbidden West compreende uma área enorme, então colocamos algumas ferramentas de orientação para ajudar a encontrar seu caminho neste mundo vasto e impressionante. Você pode escolher se quer explorar o mundo com o mínimo de orientação ou se deseja ver marcadores que ajudam a chegar ao destino da missão. Isso também se aplica aos pontos de navegação, que são marcadores colocados dinamicamente para ajudar na navegação. Para viagens mais longas, é possível habilitar a Montaria Segue a Estrada para que sua montaria siga para o destino com o mínimo de comandos seus.

Há lembretes de como usar habilidades e armas ou de como enfrentar certos inimigos. Claro, você pode ativá-los ou desativá-los. Se ligar o jogo de novo após desligar o console, haverá uma tela de História Até Agora para retomar o ritmo com mais facilidade. Jogadores de PS4 podem encontrar telas de carregamento ocasionais (que mostram dicas úteis), mas jogadores de PS5 podem escolher o modo Informativo ou o Imediato, pois o jogo carrega muito mais rápido e alguns podem querer ler as dicas da tela de transição.

Configurações Audiovisuais

Aqui, temos algumas configurações voltadas especificamente para reduzir qualquer desconforto que nossos jogadores possam sentir. No âmbito visual, você pode ajustar as configurações de tremor da câmera e do desfoque de movimento, além de personalizar a interface do jogo para controlar quais informações ela apresenta e quando são apresentadas. 

Também é possível escolher o tamanho das legendas, bem como habilitar a cor de fundo ou não.

Quanto ao áudio, há controles de volume individuais para música, diálogos e efeitos sonoros. Você também pode forçar áudio Mono e remover sons de tinido. Estes são sons que podem causar desconforto por serem similares aos sintomas de tinido (por exemplo, guinchos de máquinas).

Na versão de PS5, também há opções para ajustar o volume dos sons das máquinas, das armas, das explosões e até do ambiente. Isso pode ser bem útil para pessoas suscetíveis a sobrecarga sensorial.

Estes são apenas alguns dos recursos que incluímos, e vamos continuar a explorar formas de tornar Horizon Forbidden West ainda mais acessível. Por isso, queremos muito ouvir o feedback de todos nas semanas por vir! Um enorme agradecimento a todos os que levantam a bandeira da acessibilidade, nossos testadores dos recursos e todos os Guerrillas e colegas dos vários estúdios PlayStation. O apoio e as contribuições de vocês durante o desenvolvimento foram inestimáveis. 

Nos vemos no dia 18 de fevereiro!

Os comentários estão fechados.

3 Comentários

  • RuancarloSilva

    Fantástico ver todo o carinho e empenho que vocês tiveram para tornar o jogo o mais inclusivo possível. Não tenho dúvidas de que vai ser uma jornada inesquecível, muito obrigado!

  • Como faço pra baixar a versão do PS5.
    A Sony anunciou publicamente que essa atualização seria gratuita, mas agora o pré download está disponível só tem a versão do PS4.

  • tupan-thundergod

    Ficou um pedaço em inglês na parte de configuração de controle.

Por favor, informe a sua data de nascimento.