The Matrix Awakens: An Unreal Engine 5 Experience já está disponível para PS5

1 0
The Matrix Awakens: An Unreal Engine 5 Experience já está disponível para PS5

A Epic Games detalha como a demo de tecnologia da UE5 alcança um novo patamar de fotorrealismo.

Quer saber como as narrativas interativas e o entretenimento criados com a Unreal Engine 5 podem ser no futuro? The Matrix Awakens: An Unreal Engine 5 Experience é uma nova demo que mostra o que é possível fazer quando se combina a UE5 com o PlayStation 5.

Parte cinematográfica, parte experiência jogável, a demo foi criada por membros da equipe original do filme The Matrix, incluindo Lana Wachowski, James McTeigue e John Gaeta, em colaboração com equipes tanto da Epic Games quanto de seus parceiros.

O elemento cinematográfico traz réplicas digitais de Keanu Reeves e Carrie Anne-Moss como seres humanos digitais incrivelmente realistas. A partir daí, a demo se transforma em uma experiência interativa de perseguições de carros e um jogo de tiro em terceira pessoa acelerado e cheio de ação.

Estas sequências são completamente dinâmicas e o mundo reage às suas ações de forma totalmente orgânica. Isto se deve ao Chaos, o sistema de física de alto desempenho da Unreal Engine, que pode proporcionar níveis de destruição com qualidade cinematográfica em tempo real, além de simular o movimento de tecidos, cabelos, veículos e muito mais.

Para roteirizar a perseguição do carro na demo, a equipe utilizou o Sequencer. Assim, puderam usar o universo simulado para explorar diferentes opções criativas para o conteúdo cinematográfico, com membros da equipe dirigindo carros pela cidade virtual para capturar cenas empolgantes. Este processo espelhava a maneira como cineastas de filmes de ação no mundo real explorariam uma cidade em busca das melhores ruas para contar sua história, mas sem as restrições físicas do mundo real.


The Matrix Awakens: An Unreal Engine 5 Experience foi projetada para levar a tecnologia do PS5, sua CPU, GPU e drive SSD mais rápidos, assim como o ray tracing do console, ao limite.

Para isto, construímos uma cidade global ampla e aberta, com 16 quilômetros quadrados, composta de sete mil edifícios feitos de milhares de peças modulares, cada uma construída com milhões de triângulos e reforçada com objetos, sinalização, escombros e muito mais. Há 1.248 cruzamentos simulados, 45.073 carros estacionados (dos quais 38.146 são controláveis), mais de 260 km de estradas e 512 km de calçadas.

Este ambiente enorme e dinâmico é incrivelmente rico, complexo e fotorrealista. É composto por bilhões de polígonos transmitidos pelo sistema de geometria virtualizada de micropolígonos da UE5, Nanite, e é processado pelas poderosas CPU e GPU do PS5 para oferecer um nível incrivelmente alto de detalhes e fidelidade visual. Um poderoso sistema de geração de áudio processual simula os sons de uma cidade movimentada, aumentando ainda mais a sensação de que se está mesmo naquele ambiente. 

O resultado disso tudo é uma experiência interativa muito poderosa, imersiva e fotorrealista. Repleta de personagens convincentes e veículos controláveis, você pode explorar a cidade a pé, usando um veículo ou voando, com a visão panorâmica de um drone. 

A demo representa um novo nível de qualidade para conteúdos interativos, é mais rica e mais envolvente. Isto porque o ambiente do mundo aberto de The Matrix Awakens: An Unreal Engine 5 Experience é o de uma cidade viva e vibrante. 

Os personagens e o tráfego não são gerados automaticamente ou atrelados apenas às ações do jogador, são atores em uma simulação global em constante interação. Ou seja, eles existem quer você esteja olhando para eles ou não. Isto significa que as pessoas e os veículos nesta experiência agem de maneira muito mais convincente.  

O ambiente também é realista em um nível que as experiências interativas até então não conseguiam alcançar. Isso graças às novas tecnologias da UE5, que processam tudo dinamicamente em tempo real, em vez de oferecer gráficos e visuais pré-computados de maneira offline, como normalmente vinha sendo feito até agora.  

O Lumen é um desses casos. Este poderoso sistema de iluminação global traz a fidelidade da iluminação indireta, como os reflexos de superfícies espelhadas ou molhadas, mais próxima do mundo físico do que nunca. Como o Lumen renderiza em tempo real, é possível ajustar a iluminação na experiência movendo o sol para qualquer ângulo e observando seu efeito instantaneamente. Há até um modo noturno experimental escondido na experiência para você descobrir.

Para dar a sensação de uma metrópole viva e vibrante, dezenas de milhares de personagens digitais ultrarrealistas povoam a cidade, movidos por um sofisticado sistema de IA. 

Na imagem acima, tirada da Unreal Engine 5, é possível ver o heroico personagem IO usando o Control Rig para ajustar a animação do personagem. O que é empolgante para os desenvolvedores de jogos nesta imagem é que ela mostra o recurso em uso direto no ambiente ao vivo. Ela ilustra que é possível criar experiências interativas de maneira muito mais natural e fluida, ajustando detalhes como a animação de personagens na cidade em tempo real enquanto a tecnologia renderiza tudo com a qualidade final. 

The Matrix Awakens: An Unreal Engine 5 Experience mostra o que a próxima geração de experiências interativas oferecerá: mundos abertos gigantescos, ações cada vez mais envolventes e níveis de realismo gráfico que podem se igualar aos do mundo do cinema.

Faça o download da experiência e explore o futuro da narrativa e do entretenimento interativos!

Os comentários estão fechados.

1 Comentário


    Loading More Comments

    Por favor, informe a sua data de nascimento.

    Date of birth fields