A música de Sackboy: Uma Grande Aventura

1 0
A música de  Sackboy: Uma Grande Aventura

Descubra como a Sumo Digital encheu o jogo de PS5 de músicas surpreendentes.

Bem, aqui estamos… Sackboy: Uma Grande Aventura finalmente chegou. Cheio de músicas incríveis novas (e velhas!), e criado em um sistema interativo totalmente refeito, a trilha sonora é de longe a mais robusta que já fizemos para a franquia. Então, queria aproveitar esta oportunidade para compartilhar algumas informações sobre o que estivemos fazendo nestes últimos anos, além de falar mais sobre o que você pode esperar ouvir ao começar sua Grande Aventura. Mas sem spoilers!

A música de  Sackboy: Uma Grande Aventura

Mídia Musical

Todos aqui somos grandes fãs dos jogos LittleBigPlanet, e muitos trabalhamos na franquia por algum tempo, então somos muito apaixonados por sua herança musical.

Como ambos compositores e supervisores do novo Sackboy, o que considerávamos incrivelmente importante era ter liberdade para criar uma mistura eclética, cujo foco fosse em elevar a experiência de gameplay.

Com isso em mente, há duas questões que tivemos que resolver: “como honrar o legado da trilha sonora, mas sem deixar de evoluí-la para novas direções?” e “como podemos aumentar o escopo mas sem deixar de apresentar músicas novas e empolgantes para os fãs?”

Achamos (bem, esperamos!) que a resposta para estas perguntas está em diversificar o conteúdo ainda mais; em expandir para todas as direções. Então aumentamos a aposta ao contratar mais artistas mainstream, mas também fomos além para descobrir novos talentos. Exploramos música de uma natureza mais vintage, combinando-a com técnicas de produção mais modernas. Trabalhamos mais de perto com artistas estabelecidos e expandimos a busca por novos compositores únicos. E, acima de tudo, nos divertimos muito, constantemente buscando oportunidades de trazer um sorriso ao rostos dos jogadores.

Herói da Jukebox

Como talvez já tenha lido no excelente post de blog do Ned, variedade é um dos pilares centrais do nosso design. Há um desejo forte para que cada fase seja única, para que o game continue a surpreender o jogador com novas e interessantes mecânicas. Achamos mais do que justo que déssemos apoio a este ideal com a música, então fizemos nosso maior objetivo ser providenciar experiências musicais únicas para cada um dos níveis do jogo. Uma aspiração enorme para mim, pessoalmente, foi deixar os jogadores não apenas satisfeitos com o nível atual, mas também empolgados para o que está por vir.

Temos uma vasta gama de compositores originais, desde gente nova até favoritos da franquia, além de alguns artistas exclusivos realmente irados. Há também uma lista sem precedentes de músicas licenciadas, que variam por todo o século e incluem desde novos talentos a superestrelas DJs e artistas do Hall da Fama do Rock & Roll. Também queríamos encontrar maneiras de experimentar com novas ideias, então trouxemos com remixagens e mashups originais para a trilha, sem falar em algumas músicas famosas totalmente reimaginadas!

Colocando o ‘Play’ em Playlist

Interatividade sempre foi algo muito importante para nós. Em jogos anteriores, usamos a interatividade na música com trilhas compostas, mas a música licenciada tende a ser uma experiência relativamente linear. Em Sackboy: Uma Grande Aventura, queríamos repensar em como poderíamos trabalhar com música licenciada — especificamente, como faríamos para que estas faixas se tornem mais integradas à experiência.

Foi então que decidimos implementar toda a música de forma interativa, seja ela composta ou licenciada. Isso significa que todas as faixas do jogo foram divididas em camadas instrumentais, além de editadas até chegarmos em seus componentes. Isso nos permitiu não apenas rearranjar o mix em tempo real, mas também coreografar o arranjo para que ele se adapte às ações do jogador.

Sob a perspectiva do jogador, isso significa que cada faixa parece mais significativa para a experiência. A música se compõe nos momentos de abertura, depois evolui com a narrativa, responde às suas ações, cresce e depois finaliza a ação. E o fato de podermos fazer isso com King Gizzard e a faixa Lizard Wizard é um bônus enorme!

Além das faixas em si, também queríamos explorar como poderíamos expandir a interatividade em outras áreas do som. Muitos dos efeitos sonoros são ricos em elementos tonais, então nos perguntamos: “conseguiríamos implementar estes sons de forma a fazê-los mais intrínsecos à experiência musical?”

Isso levou ao desenvolvimento de sistemas de harmonia e ritmo. Estes permitem que designers de som criem efeitos sonoros que se adaptem à musica da trilha acompanhante, além de sincronizar estes eventos às batidas e temas centrais.

O resultado disto é que temos um conjunto de efeitos sonoros que cantam junto à música principal — tudo, desde os checkpoints à colecionáveis, level badges à elementos de UI. Até o zunido de uma Boomblebee se aproximando!

A evolução natural destes sistemas subsequentemente nos permitiram criar um número de, digamos, pedaços musicais mais “chamativos”. Queríamos que as fases tivessem uma experiência distinta, para parecer mais com um vídeo musical, e queríamos que os jogadores sentissem que são as estrelas deste vídeo. No entanto, há também o desejo forte de evitar uma abordagem linear que essencialmente forçaria o jogador a jogar pelas fases. Ao invés disso, fizemos o design permitir que o jogador habite um mundo cheio de música, com batidas, fluxo e até referências líricas, transformando o jogo em uma grande festa.

Bem, isso é tudo por hoje. A trilha sonora oficial, que conta com todas as músicas que mencionamos, será lançada hoje por todas as plataformas digitais. Também compilamos uma playlist oficial da maioria das músicas licenciadas, que você pode achar aqui.

Nos divertimos muito ao criar esta trilha sonora juntos, e estou super empolgado de finalmente poder entregá-la em suas mãos (e ouvidos!). Como no jogo em si, ela está cheia de alegria e foi feita com muito carinho por toda a equipe. Há muita diversão a caminho, e muitos detalhezinhos que farão você sorrir. E acho que todos precisamos de mais disso agora!

Os comentários estão fechados.

1 Comentário

  • Fácil perceber quando existe carinho em um projeto, né?

    Joguem Sackboy: A Big Adventure. É isso! 💙

Por favor, informe a sua data de nascimento.