Jogue sozinho ou monte uma dupla com alguém especial em Haven, disponível para PS5 em 3 de dezembro

1 0
Jogue sozinho ou monte uma dupla com alguém especial em Haven, disponível para PS5 em 3 de dezembro

Jogue como os dois heróis ao mesmo tempo, sozinho ou com co-op local.

Em Haven, a ideia é jogar como duas pessoas apaixonadas que abriram mão de tudo e se esconderam em um planeta perdido para ficarem juntas. Trata-se de um RPG romântico sobre amor e liberdade, mas a forte característica do jogo está no fato de você fazer o papel de dois personagens ao mesmo tempo: Yu e Kay. Este é, antes de tudo, um jogo solo, no qual você representa dois personagens. Mas, com uma dupla de protagonistas assim, não se pode perder a chance de fazer desta, também, uma experiência divertida de colaboração. Nesta postagem, abordarei detalhadamente a experiência co-op pela primeira vez.

Jogue sozinho ou monte uma dupla com alguém especial em Haven, disponível para PS5 em 3 de dezembro

Haven pode ser jogado sozinho, e foi projetado para isso. Entretanto, a qualquer momento durante o jogo, outro jogador poderá entrar se simplesmente pegar um controle e pressionar um botão. A interface do usuário mostra que o modo co-op foi iniciado, sem nenhuma dificuldade.

Aqui, a interface do usuário mostra que outro jogador acabou de entrar e acionou o modo co-op.

Parte importante do jogo é levar Yu e Kay a explorar o planeta deserto deslizando sobre a grama, reunindo fluxos e alimentos e removendo o mofo na busca por recursos e novos caminhos. Enquanto deslizam, um jogador conduz, e o outro o acompanha. O personagem acompanhante tem a liberdade de vaguear ao redor do líder. Sempre que parar, você pode trocar de líder e “pegar o volante” como se fosse sua vez de dirigir.

Contudo, o jogador acompanhante não é simplesmente um copiloto. Ele controla o que chamamos de “bolha de fluxo”, um círculo de fluxo no chão que se projeta ao seu redor e para você interagir com o mundo enquanto plaina. A bolha de fluxo pode ser usada para remover o mofo ou reunir recursos. O personagem líder decide para onde ir, e o personagem acompanhante limpa a área. 

Se uma criatura o estiver perseguindo, use a bolha de fluxo para retardá-la:

Em combate solo, o controle do jogo é dividido em dois. Use os botões direcionais para ativar ações de Kay, e os botões normais para as de Yu. No modo co-op, cada jogador controla seu personagem. Os jogadores precisam combinar as ações.

Por exemplo, um dá cobertura enquanto o outro prepara o ataque.

Que tal explorar fraquezas temporárias? Enquanto um jogador deixa uma criatura atordoada, o outro prepara um ataque com poder de produzir sérios estragos. Outra opção é sincronizar duas ações semelhantes em cada personagem e gerar ataques duplos poderosos. 

Por fim, mas não menos importante, se um dos seus heróis cair, o outro pode ajudá-lo a se erguer novamente. 

Apesar de ser comum encontrar mecanismos colaborativos nos jogos de ação, é bem mais comum encontrá-los mesclados na narrativa. E por falar em narração, quando os personagens conversam, o jogador normalmente tem de fazer escolhas em termos de diálogo que afetam o jogo algumas vezes. No modo co-op, ambos os jogadores devem concordar e validar as mesmas escolhas de diálogo para avançar. Pelo que vimos, isso é extremamente envolvente e rende discussões acaloradas entre os jogadores em ação. 

Nossa intenção era produzir um jogo do gosto de todos: solo para uma imersão mais profunda com Yu e Kay, ou co-op, na companhia de um(a) amigo(a) ou parceiro(a) romântico(a). Enquanto você lê esta postagem, estamos acrescentando os toques finais ao jogo. Haven será lançado em 3 de dezembro de 2020 no PS5 e no início de 2021 no PS4.

Os comentários estão fechados.

1 Comentário

  • O jogo parece muito interessante, principalmente de se jogar em co-op… mas a pergunta que não quer calar é: ambos os jogadores ganharão troféus em seus respectivos perfis?

Por favor, informe a sua data de nascimento.