PlayStation.Blog BR

Apresentamos o DualSense, o Novo Controle Sem Fio do PlayStation 5

46 0
Apresentamos o DualSense, o Novo Controle Sem Fio do PlayStation 5

Veja as primeiras imagens do DualSense, que trará a sensação do tato à jogabilidade do PS5.

Nós alcançamos um marco emocionante do PlayStation 5, já que estamos começando a enviar o nosso novo controle, já em seu design final, para os desenvolvedores que estão implementando características únicas em seus jogos. Mas antes, queremos que todos da comunidade PlayStation vejam o controle sem fio DualSense™, e ouçam um pouco sobre a nossa visão de como o controle irá cativar mais de seus sentidos conforme interagir com os mundos virtuais do PS5. As características do DualSense, junto com a Tempest 3D AudioTech do PS5, darão ao jogador uma nova sensação de imersão.

Quando o PS4 foi lançado em 2013, o controle sem fio DualShock 4 recebeu bastante feedback positivo, tanto dos gamers quanto dos desenvolvedores, por ser o melhor controle PlayStation lançado até então, e por apresentar novidades já de olho no futuro, como o botão Share. Isto nos leva à próxima pergunta – como construímos em cima desse sucesso?

Após muita consideração, decidimos manter intacto muito do que os jogadores curtem sobre o DualShock 4, ao mesmo tempo em que implementamos nova funcionalidade e refinamos o design. Baseado em nossas conversas com os desenvolvedores, concluímos que o tato, assim como o áudio, não tem sido o foco de muitos games. Temos uma oportunidade incrível de inovar com o PS5, oferecendo aos criadores de jogos a habilidade de explorar como podem aumentar a sensação de imersão através do nosso novo controle. Por isso adotamos o feedback háptico, que adiciona uma variedade de sensações poderosas que sentirá quando jogar, como a resistência de dirigir um carro pela lama. Também incorporamos gatilhos adaptáveis aos botões L2 e R2 do DualSense, para você realmente sentir a tensão de suas ações, como quando você puxa a corda de um arco para atirar uma flecha.

Isso nos deixou o desafio emocionante de criar um controle que melhora o da geração atual, enquanto leva em conta as novidades que estamos adicionando. Por exemplo, com os gatilhos adaptáveis, tivemos que considerar como os componentes se encaixam no hardware, sem que ficasse pesado. A nossa equipe de design trabalhou de perto com os nossos engenheiros de hardware para colocar os gatilhos e atuadores. Os designers então puderam desenhar as linhas externas e o visual do controle, com o desafio de fazer com que o controle seja menor do que parece. No fim, mudamos o ângulo dos gatilhos e também fizemos outras mudanças sutis. Também levamos bastante em consideração maneiras de manter uma vida longa para a bateria recarregável DualSense, e para diminuir ao máximo o peso adicional do controle conforme implementamos as novidades.

Quanto aos botões, não há mais um botão “Share” como no DualShock 4. Não se preocupe – ele não vai sumir. Na verdade, usamos o sucesso do nosso botão Share, primeiro da indústria, para trazer um novo botão “Create” até vocês. Com Create, mais uma vez somos pioneiros de novas maneiras para os jogadores criarem conteúdo épico de gameplay para compartilhar com o mundo, ou apenas para aproveitarem para si mesmos. Teremos mais detalhes sobre esta novidade conforme chegamos mais perto do lançamento.

O DualSense também possui um microfone embutido, que permite que os jogadores conversem com seus amigos facilmente, sem um headset – ideal para conversas rápidas. Claro, se planeja conversar por mais tempo, é bom ter um headset disponível.

Agora, vamos falar sobre as cores. Tradicionalmente nossos controles básico possuem apenas uma cor. Como pode ver, desta vez fizemos algo diferente, e decidimos usar um design de dois tons. Além disso, mudamos a posição da barra de luz, para ter mais destaque. No DualShock 4, ela ficava em cima do controle; agora, fica de ambos os lados do touch pad, parecendo um pouco maior.

No geral, passamos por vários conceitos e centenas de protótipos antes de escolhermos este design final. O DualSense foi testado por vários jogadores, com mãos de tamanhos variados, para chegarmos ao nível de conforto que queríamos, bem ergonômico. O nosso objetivo com o DualSense é dar aos jogadores a sensação de serem transportados ao mundo do jogo assim que abrirem a caixa. Queremos que os gamers sintam que o controle é uma extensão de si mesmos quando estão jogando – tanto que até esqueçam que está em suas mãos!

Estamos muito felizes em compartilhar o visual final do controle DualSense com os nossos fãs, e não vemos a hora de todos poderem tê-lo em mãos! Gostaria de terminar com uma mensagem do Presidente e CEO da SIE, Jim Ryan, à comunidade:

“O DualSense marca uma mudança radical dos nossos antigos controles, e mostra o que acreditamos ser um salto para uma nova geração com o PS5. O novo controle, junto das inovações do PS5, será transformador para os games – continuando a nossa missão PlayStation de sempre levar a fronteira dos games adiante, agora e no futuro. Realmente gostaria de agradecer à comunidade PlayStation por compartilhar essa jornada emocionante conosco, conforme chegamos até o lançamento do PS5, no final de 2020. Não vemos a hora de compartilhar mais informações sobre o PS5, incluindo o design do console, nos próximos meses.” – Jim Ryan, Presidente & CEO, Sony Interactive Entertainment  

“DualSense” é marca registrada da Sony Interactive Entertainment Inc.

Os comentários estão fechados.

46 Comentários

  • OrpheusTelos100

    Awesome!

    • Eu quero ver esse áudio imersivo provavelmente esse controle vai vir com um drive de áudio muito top e coisa top custa caro quero ver o preço desse dual Sense

    • TLS_Solded_LUIS

      Cara incrível esse controle concerteza a sony acertou em cheio,
      mais uma geracao será ganha pelo Playstation

  • Controle 10/10

  • Muito louco

  • ja to querendo um!!!!

  • Controle lindo, só quando quebrar quero saber quantos rins vai ser para comprar outro

  • Eu como deficiente físico ( não tenho movimento nenhum do meu braço e mão esquerdo ) e amante do PlayStation gostaria de ver um controle adaptável para os deficientes físicos que só podem jogar com uma mão só, espero que vocês possam dar uma atenção para nós também, porque eu particularmente fico muito frustado em não poder jogar coisa que eu fazia muito antigamente.

    • afonso-trolagem

      Mude para xbox lá tem um control adaptado para as suas necessidades e para mim lá tem os melhores jogos

  • Meu Deus que controle lindo agora imagine o visual do Playstation 5🥰🥰🥰🥰🥰🥰

  • Very Wonderful

  • Muito lindo! Design moderno, arrojado, futurista e cheio de inovações! Já quero!

  • Controle muito bonito! Não vejo a hora de ter o novo ps5❤️

  • Quem não sabia o que é AMOR À PRIMEIRA VISTA…. Acabou de descobrir! QUE COISA MAIS LINDA!!! ❤️❤️❤️❤️

  • Acho bem melhor vocês começar a trabalhar no jogo Euro Truck Simulator 2

  • Vem no papai vem, só vem coisa linda !

  • O controle tá lindão, mas espero uma versão totalmente preta.

  • Se quem está desenvolvendo esse controle só tiver norte americano e europeu ? Já tem um possível probrema que a concorrência tevê . O controle pode ser grande demais para mão de pessoas asiáticas e crianças . Não é apenas o público masculino e adulto que compra produtos PlayStation . Se bem que faço parte do público masculino e adulto. Mais o público infantil e feminino também , eles com certeza terão dificuldades . A pergunta é : Teremos uma versão desse controle menor para esse público ou a Sony vai ignorar esse público ?

    • Eles não são amadores cara, existe todo um estudo de caso por trás desse design, com certeza os testes ergonomicos já devem ter sido feitos, e certamente esse foi o melhor resultado obtido para a maioria dos consumidores, esse controle é bem parecido com o do Xbox inclusive no tamanho acho meio dificil a Sony ter errado.

  • Controle bonito e interessante . Comparando com supostas imagens vazadas e possíveis fake ou não . Ou a Sony não mostrou absolutamente nada ou abriu mão de muita coisa para deixar com preço mais acessível . Só o tempo vai dizer .

  • Achei lindo ♥️

  • Mostra logo esse PS5 … 🙁

  • lukape337cozumel

    Maravilhoso !!!❤️

  • Meu Deus como quero esse controle, muito louco MOOOOOOOOOOOOSTRA O CONSOLE ;D (T.T)

  • Everton-Ryuuzaki

    Bonito design… lindo mesmo. Mas Branco? Por essa eu não esperava :/
    Graças a Deus uma pegada mais ergonômica, estávamos precisando disso.

  • Colocassem o preto so nos analógicos, botões e no dpad, ta feio desse jeito. E o design ta muito semelhante ao Nacon.

  • afonso-trolagem

    OK mas ainda assim prefiro o do xbox séries x

    Next Gen vou de xbox

    • Mas mano vc n jogou quase nada no ps4…

      Mas mesmo assim xbox vai ser o true power da next gen! Boa jogatina lá

  • Gostei bastante do desing! Inovador como sempre. Parece uma pegada maior do que a de todos os controles que ja tivemos…

  • samuelp4-samuelp

    Olá Playstation br estou tendo problema com minha conta pois sempre quando tento comprar um jogo na PSN dá erro e que o cartão cadastro tem que atualizar as informações então eu faço todos os procedimentos com as informações tanto que sempre no final aparece que o cartão foi adicionado com êxito mais quando vou comprar o game dá o mesmo erro (E-8200012C)

  • samuelp4-samuelp

    Por favor Playstation br preciso muito de ajuda por favor

  • Qiero saver se o novo gran turismo será lançado juntamente com o console por ja ser uma franqiia de absoluto sucesso ou irão fazer oq fizeram no lançamento do ps4 onde levou a metade da vida util do console para poderem lançar a franquia sendo que foi pra miitos usuários decepicionante o gt sport por tirarwm muito do ja fazia parte da franquia.

  • O Dualsense vai funcionar no PS4, assim como o DS4 funciona no PS3?

  • muito lindo esse disigne

  • A verdade é que deveriam ter mantido design e cor sóbrios do Dualshock 4, bem como o mesmo nome.

    Uma mudança de design e cores acaba sendo bobagem, já que o usuário de PlayStation tem preferência pela sobriedade e por um design mais limpo.

    Adicionar mais recursos inúteis que só servem para drenar bateria é ridículo, visto que a maioria dos usuários acaba optando por desligar a vibração e reduzir o brilho daquela luz chata porque irrita e consome bateria que poderia ser melhor aproveitada com horas a mais de jogatina.

    Neste novo controle, nota-se a total falta de atenção a problemas anteriores, como a barra de luz. Nele, além de manterem a barra de luz, ainda trazem para cima do controle como uma tentativa quase proposital de irritar o jogador, colocando a famigerada luz bem na sua cara.

    Com esse novo design, parece mais com aqueles controles patéticos da Nintendo ou de qualquer outro console voltado ao público infantil do que com um controle de PlayStation.

    Peço aos outros jogadores que deixem de ser hipócritas e expressem suas reais opiniões com respeito ao design do novo controle, que é de gosto duvidoso e definitivamente não tem cara de PlayStation, muito menos de Sony.

    O que está acontecendo dentro da Sony? São as novas cabeças pensantes? São os “Enzos” que agora fazem parte da equipe?

    • *A única coisa evolução desse controle é o microfone embutido, o que é realmente útil.

    • Respeitosamente discordo.
      Acho que para uma nova geração, é necessária a inovação e sim também arriscar em novas tecnologias, tudo que possa trazer imersão e uma experiencia satisfatória na jogatina é bem vindo.
      A Sony já havia trazido mudanças no seu joystick no DS4, certo que tem muitos erros, mas é tudo um desenvolvimento, quem sabe eles acertem na mão agora?

      Eu só descobri que o DS4 tinha alguns defeitos, e que a bateria era ruim depois de testá-lo.

      Acho que essa conclusão, se é bom ou ruim só iremos ter depois do teste.

    • É, somente o tempo dirá.

      A Sony tem também a possibilidade de apresentar mais um modelo de controle um pouco mais conservador para aqueles que não gostaram desse, e que não são poucos.

      Poderia até mesmo ser vendido separadamente.

    • Controle do Ps4 será compatível com o ps5 ? @PlayStation.blog

  • https://bit.ly/fanarteinfo
    Curso fan Art
    PSN Renany Garcia

  • O PS5 será lançado no Brasil ao mesmo tempo que Japão, Europa e EUA? Ou vamos esperar 1 ano igual ao PS4 Pro e PS VR?

  • Olha, eu não curti não kk
    Meu problema não é com as especificações do controle, e sim com esse design estranho
    Não parece confortável, eu prefiro o do PS4 e gostaria que o design do dualsense fosse igual ao dualshock 4

  • Poderia ter colocado um sensor para usar como volante. e como ele é branco ele vai encardir todo.
    👍

Por favor, informe a sua data de nascimento.