PlayStation.Blog BR

Divulgação Sobre Novos Detalhes do PlayStation 5: Especificações Técnicas do Hardware [ATUALIZADO]

37 0
Divulgação Sobre Novos Detalhes do PlayStation 5: Especificações Técnicas do Hardware [ATUALIZADO]

Saiba mais sobre nosso console da próxima geração.

ATUALIZAÇÃO: Uma breve atualização sobre a compatibilidade com versões anteriores – Com todos os incríveis jogos no catálogo do PS4, dedicamos esforços significativos para permitir que os nossos fãs possam jogar seus títulos favoritos no PS5. Acreditamos que a grande maioria dos 4.000+ títulos PS4 poderão ser jogados no PS5.

Esperamos que os títulos compatíveis com versões anteriores rodarão à uma frequência aumentada no PS5, para que possam se beneficiar de uma taxa de quadros por segundo maior ou mais estável, e maiores resoluções em potencial. Estamos avaliando jogos caso a caso para detectar qualquer questão que precise de ajuste pelos desenvolvedores do software original.

Em sua apresentação, Mark Cerny providenciou um vislumbre dos 100 títulos PS4 mais jogados, demonstrando como os nossos esforços de compatibilidade com versões anteriores estão progredindo. Já testamos centenas de títulos, e estamos nos preparando para testar mais milhares conforme chegamos perto do lançamento. Vamos providenciar atualizações sobre a compatibilidade com versões anteriores, além de muito mais notícias sobre o PS5, nos meses a seguir. Fiquem ligados!


Sabemos que os fãs estão empolgados para saber mais sobre nosso console da próxima geração, o PlayStation 5, e como exatamente ele influenciará o futuro dos jogos. Hoje estamos orgulhosos em relevar mais sobre os detalhes técnicos e sobre os componentes de hardware que tornam o PlayStation 5 uma plataforma tão inovadora e avançada. O SSD de velocidade ultra-alta, o sistema de entrada e saída personalizado e integrado, a GPU AMD personalizada com traçado de raios e áudio 3D altamente imersivo. Com esses recursos, o PS5 permitirá que os desenvolvedores maximizem ainda mais a criatividade, criando amplos mundos e novas experiências nos jogos que desenvolverem.

Nesta apresentação, Mark Cerny, arquiteto principal do sistema do PS5, mergulha fundo na arquitetura do sistema do hardware e na maneira como projetamos o PS5 para beneficiar os desenvolvedores e os jogos que criarem.

Conforme dito por Mark em sua apresentação, o SSD de velocidade ultra-alta e o sistema de entrada e saída personalizado integrado do PS5 foram desenvolvidos com o objetivo de remover as barreiras nos jogos, especificamente as telas de carregamento. Os desenvolvedores podem transmitir recursos para os jogos do PS5 a uma taxa incrivelmente rápida, dessa forma, as experiências de jogos do PS5 podem ser perfeitas e dinâmicas, com viagens através dos mundos dos jogos praticamente instantâneas. Esta velocidade aprimorada permitirá que os desenvolvedores de jogos criem mundos maiores e mais ricos sem as limitações tradicionais, como tempos de carregamento, além disso, permite aos jogadores passarem mais tempo jogando e menos tempo aguardando.

Também queremos apresentar os novos recursos da GPU personalizada do PS5. A avançada GPU adicional proporcionará uma resolução ainda maior nos jogos, mas um recurso ainda mais importante que beneficiará ainda mais o visual dos jogos é o traçado de raios. O traçado de raios simula a forma como a luz se movimenta na vida real e como ela reflete em várias superfícies. Os jogos que aproveitarem ainda mais desse recurso apresentarão objetos muito mais precisos e com um realismo ainda maior. Água, vidro, refração da luz, os cabelos de uma personagem e assim por diante, tudo ficará ainda mais realista.

O PS5 também permite que os jogos ofereçam uma sensação ainda maior de imersão através do áudio 3D. Os visuais são com certeza indispensáveis na experiência de jogos, mas também acreditamos que o áudio desempenhe uma função essencial. Nós queríamos oferecer uma experiência de áudio envolvente para todos os usuários, não apenas para aqueles que possuem sistema de alto-falantes de ponta. Então, nós projetamos e criamos um mecanismo personalizado para áudio 3D equipado com a potência e a eficiência para uma renderização de áudio ideal. Com o áudio 3D no PS5, os sons que você ouve durante os jogos oferecerão uma maior sensação de presença e localidade. Você conseguirá ouvir gotas de chuva tocando diferentes superfícies ao seu redor, além disso, poderá ouvir e localizar precisamente onde um inimigo está espreitando atrás de você.

Por último, estamos empolgados em confirmar que a compatibilidade com versões anteriores está funcionando bem. Recentemente, nós demos uma olhada nos 100 principais títulos do PS4 conforme classificado por tempo de jogo e esperamos que quase todos eles possam ser jogados no lançamento do PS5. Com mais de 4.000 jogos publicados no PS4, vamos continuar o processo de testes e, com o tempo, ampliaremos a cobertura à compatibilidade com versões anteriores.

Fique de olho para saber mais atualizações do PlayStation 5 e, enquanto isso, confira o gráfico abaixo com a lista oficial das especificações do PS5:

CPU x86-64-AMD Ryzen™ “Zen 2”
8 Tópicos / 16 fundamentais
Frequência variável, até 3.5 GHz
GPU Mecanismo de gráficos baseado em AMD Radeon™ RDNA 2
Aceleração de traçado de raios
Frequência variável, até 2.23 GHz (10.3 TFLOPS)
Memória do Sistema GDDR6 16GB
Largura de banda de 448GB/s
SSD 825GB
Largura de banda de leitura de 5.5GB/s (Raw)
Disco de Jogo PS5 Ultra HD Blu-ray™, até 100GB/disco
Saída de Vídeo Suporte a TVs de 120Hz 4K, TVs 8K, VRR (especificado pelo HDMI versão2.1)
Áudio “Tempest” 3D AudioTech

Join the Conversation

Add a Comment

But don't be a jerk!

Please be kind, considerate, and constructive. For other topics, head to our Forums. Report inappropriate comments to us_playstation_blog_moderation@sony.com

37 Comments

  • Muito chata a apresentação. ZZZZZZ

  • WagnerOkopnei

    Falaram muito e não falaram nada. essa parte técnica de hardware poderiam muito bem ter resumido em um gráfico. Mostrem o console isso sim!

  • Pessoal tem que entender que essa apresentação foi feita para desenvolvedor e não para os gamer em geral .

    • Ae na moral, essa apresentação foi muito ruim, foi boa só pra tirar um sonynho

    • Foi feita para desenvolvedores, então que fosse mostrada apenas para desenvolvedores. Nós somos consumidores, queremos apresentação voltada para nós. Como essa foi liberada para nós, ficou horrível

  • Ótima apresentação, bom pra durmir

  • Ate a plateia tá bocejando, tem um tiuzinho que está até torto na cadeira, chatooooooo
    zzzzzzzzzzzzzzz

  • Faltou exemplos praticos e simplificado para quem não entede do assunto entender . Ou seja devia ter vídeos mostrado na prática mesmo de forma simplificada como os jogos vão ficar e como o jogador vai sentir a diferença e se a diferença da atual geração PlayStation e a nova será grande no começo ou se terá potencial inquestionável para ter . Se bem que no mínimo deviam ter mostrado o controle .

    • A apresentação é feita para a GDC, conferência de desenvolvedores de jogos, então o público para o qual é destinada entende com facilidade. Não é uma apresentação comercial e nem para os jogadores.

    • douglaswillians1

      não é pra ser facil de entender
      isso foi pra apresentar o console as empresas que vão fazer os games

    • concordo, pelo menos ia ficar mais dinâmico

  • Para aquele que jogam videogame a mais de uma década ( manto mais anos melhor ) . O que se espera de poder técnico num console da nova geração ? No mínimo o dobro da atual geração, as vezes são 4 vezes mais poder que a atual . O PlayStation 5 terá resultados praticos 2 vezes superior ao PlayStation 4 Pro ou 4 vezes superior ? A unica certeza é que ele será rápido . Porém a quantidade de memoria ram prum console que vai ficar de 5 a 7 ou talvez 9 anos de mercado ou mais é suficiente ? Eu espera um pouco mais de poder de memoria ram . Não me lembro onde eu li que a geração PlayStation 3 e X-Box 360 os produtores e programadores de jogos reclamavam da pouca memoria ram . 5 a 9 anos ou mais de mercado . Pense nisso Sony .

  • quando vão mostrar o console? nem o controle pelo menos.
    fora a retrocompatibilidade uma vergonha total.

  • “8 Tópicos / 16 fundamentais” (8 Cores, 16 Threads)

    Nem dá pra dizer que jogam os artigos originais no tradutor porque o resultado, nem de longe, seria esse.

  • Uma pergunta … O PlayStation 5 é compatível com tvs de lcd , led e plasma de resolução máxima em hd e full hd ou ele é apenas compatível com tvs 4K ? Essa informação para um produto que vai ser vendido as grandes massas devia ser bem explicada de forma clara e simples . Se bem que eu espero que a Sony PlayStation não va ver e muito menos responder a está pergunta . Se for o que eu li e entedi a resposta é não . PlayStation 5 não é compatível com tvs hdmi hd e full hd . Estou certo ou errado Sony ?

    • chevette086

      Gostei das specs bem animadoras agora o que vai decidir se ele será popular ou não o preço.

  • Minha opinião geral: DECEPCIONANTE!
    Público quer apresentação boa. Me pareceu uma apresentação de desculpas. O timing foi péssimo, porque apresentar algo inferior logo depois das especificações do Xbox não fez sentido.
    A apresentação foi cheia de “but….but……but”, como se estivesse tentando justificar uma falha.
    E o fato da retrocompatibilidade ser apenas para PS4, e não ser completa, foi realmente uma surpresa muito negativa. Eles disseram retrocompatibilidade, mas é algo parcial, então nesse quesito foi uma falha enorme ter se dado o título de console com retro, diante de um concorrente que realmente apresenta a proposta.

    • imagina quem comprou digital ou mesmo tendo o conteúdo pela ps plus.
      tenho uma porrada de jogos do ps3 que tenho vontade de jogar e fico limit ado a plataforma ps3.
      ou seja paguei por isso e nao posso utilizar na plataforma atual

  • Tomara que na próxima divulgação do ps5 vocês mostrem o console, fale sobre os jogos e de preferencia mostrar algo. trazer a psnow para nos brasileiros e ter a opção de download. Dar um jeito do console ser totalmente retrocompativel com todas as gerações anteriores, seja nos jogos ou acessórios.
    Da uma animada meu povo.

  • A única coisa que o PS5 tem de superior ao meu PC é frequência DDR6… a minha é uma DDR4 32Gb…

    Eu esperava mais… mas fazer o quê… vamos aguardar…

  • Marcelojedai

    A apresentação mais chata da minha vida.

  • tonhao_plus

    Gostaria de saber se irão liberar o PS PLUS neste momento que estamos vivendo de quarentena no País inteiro. galera toda em casa querendo se comunicar se distrair com os amigos. Seria uma ação bastante benéfica para os usuários do Play Station. Sem falar no Marketing desta estimada empresa.

  • Mesmo com números brutos inferiores ao Xbox Series X, parece que esse hardware do PS5 não vai fazer feio de jeito nenhum.

    Agora aquela platéia, era de verdade ou de papelão?

    • ainda estou na duvida na questão do ray tracing, se vai ter uma chip dedicado ou esta junto com a gpu

  • Isso só aumenta mais a nossa curiosidade!!!!

  • Chico_Morris_MA

    Eu como usuário de longa data do PlayStation ,não vejo a hora de pôr minhas mãos nessa máquina dos sonhos .

  • ANTROPOMORFO

    Parabéns ao Marc e a equipe. Está claro que o caminho escolhido para a solução de Hardware do PS5 não é convencional e que os desenvolvedores devem estar contentes.

    Agora aguardamos a demonstração de jogos para conferir o impacto real nos gráficos, áudio e jogabilidade. Se o objetivo de criação de mundos mais dinâmicos e sem quebras de experiência for conseguido teremos muitos jogos incríveis nesta nova geração.

    Parece que os objetivos estão alinhados com o desejo da comunidade.

    Grandes rapazes!

  • Confesso que esperava muito mais do hardware. Depois do sucesso do PS4 , enxergava a Sony muito mais confortável para ousar mais … Já que para um dos fabricantes que investem forte em narrativa no seus games, deveriam saber que os gráficos ajudam a contar a estória destes, e torna-los mais imerssivos … Porém preferiram não escutar seus consumidores e correr atrás do x box series x, com essas specs porcas … Lamentável. Parabéns Microsoft que parece vir aprendendo com seus erros

  • Me enviem um PS5 para eu testar os jogos de PS4 que tenho, gratuitamente! 😀

  • Alison_vargas79

    Foi decepcionante esse vídeo com o Cerny! Eu sei que foi feito para os desenvolvedores mas como consumidor eu particularmente me senti deixado de lado quando somos nós que bancamos tudo, seja a Sony ou os desenvolvedores de jogos! Nada aconteceria se não comprarmos os seus produtos então antes de atender aos desenvolvedores a Sony deveria fornecer as especificações basicas além do design, primeiramente aos consumidores! Pela primeira vez estou pensando em escolher o Xbox nessa geração principalmente pela forma com que eles tem interagido com seu publico!

    • O erro nem foi ter apresentado primeiro aos desenvolvedores, com teor mais técnico, mas fazer live e divulgar pro mundo todo – sem contar o nome do vídeo, “The Road to PS5”, que poderia ter sido “Tech Talk” ou algo assim. O consumidor médio não entendeu muito do que ele disse e ainda saiu frustrado, sem saber o design, preço, data de lançamento.

  • cleiton_palmeira

    Depois de muitos anos essa será a primeira vez que não faço a mínima questão de trocar de console tão cedo. Sempre gostei dos exclusivos da Sony mas o caminho que ela está seguindo e principalmente o fato de parecer não querer escutar os fãs têm me afastado cada vez mais de pensar na ideia de adquirir um PS5 e muito mais em investir em um bom PC gamer já que seus exclusivos estão indo para ele também.

  • Só vem PS5 seu lindo, meu dinheiro já é teu. Mas assim dona Sony, a senhora bem podia liberar um joguinhos aí for free, tá todo mundo na quarentena…no pc um monte de loja liberando vários jogos de graça….ajuda o pessoal na quarentena aí vai, bju Sony sua linda

  • Pra mim acabou aqui. Ainda bem que The Last of Us II vai sair pro PS4. Próxima geração vou voltar pro XBOX (eu saí do XBOX 360 para o PS4). Conjunto muito melhor, hardware melhor, com retrocompatibilidade infinitamente melhor. Além disso, vou me livrar da porcaria da PSN. Uma pena abandonar as platinas, mas não se pode ter tudo.

  • A apresentação das especificações foi um desastre. Entendo que foi uma apresentação para desenvolvedores, mas deveria ter sido feita outra para os fãs e o público em geral mostrando as vantagens que o PS5 vai oferecer como talvez uma demo de algum jogo, o controle, design do aparelho, etc. O marketing da Sony que sempre foi um ponto forte, simplesmente está horrível depois da troca no comando da área de games. Tá um desleixo completo!

Deixe uma resposta

Please enter your date of birth.