Anatomia de uma Missão Opcional: Redmaw de Horizon Zero Dawn

2 0
Anatomia de uma Missão Opcional: Redmaw de Horizon Zero Dawn

A Guerrilla conta sobre a criação de uma das histórias opcionais mais memoráveis de Horizon Zero Dawn.


Aviso de Spoiler: Esse post contém detalhes da história da missão opcional Hunter’s Lodge de Horizon Zero Dawn.


Nas profundezas do território de Carja espreita uma máquina que põe medo no coração de todo caçador: o lendário Redmaw. Uma fera mecânica de tamanha força e ferocidade que matou todos que cruzaram seu caminho. E você pode apostar que será você que finalmente o derrotará.

A história de Redmaw está entrelaçada à linha de missões da Hunter’s Lodge em Horizon Zero Dawn. Contos de suas vítimas marcam o relato desse clube das antigas de caçadores de grandes máquinas, e histórias sobre a glória que quem o derrotar receberá acompanham sua ascenção dentro dele. É um roteiro cuidadosamente planejado que eventualmente faz você viajar até uma região remota para um encontro que terá repercussões não apenas para a protagonista Aloy, mas para o próprio Hunter’s Lodge.

Mas Redmaw tem raízes muito distantes de seu lar na selva. Na verdade, você pode rastreá-las até uma decisão que um artista fez nos primórdios do desenvolvimento do jogo, de colocar uma estátua de Thunderjaw posada dentro de um prédio na cidade principal de Meridian.

Horizon Zero Dawn concept art

“Fiquei imediatamente tocado sobre quão incrível parecia,” diz o Designer Principal de Missões David Ford. Essa figura dramática imediatamente fez ele pensar que poderia ser a peça central do quartel-general de algum tipo de guilda de caçadores, e ele começou a trabalhar com o Roteirista Principal Ben McCaw para desenvolver a ideia. Eles imaginaram uma hierarquia na qual sua posição é conquistada ao matar criaturas cada vez maiores, e eles encontraram lá um lugar para Talanah, personagem que aparecia em um dos protótipos iniciais do game.

“Queriamos escalar nosso caminho a esse lendário Thunderjaw que as pessoas perseguiam há anos, e com sorte e força acabou matando todos eles,” diz Ford. Afinal, Redmaw é um Thunderjaw, uma enorme máquina bípede que vaga pelo território de Carja e parece com um Tiranossauro Rex.

O Thunderjaw é focado em poder ofensivo. “Como Aloy é incrivelmente ágil, o jogador primariamente tenta ficar longe das máquinas, enquantos estas tentam se aproximar,” diz o Designer de Máquinas Principal Dennis Zopfi. Mas Thunderjaws podem dominar suas presas a qualquer distância. Eles mordem e esmagam com suas caudas, disparam lasers e metralhadoras, e tem dois lançadores de discos, que enviam um míssil similar a um drone no ar, que segue Aloy antes de mergulhar para cima dela.

Quando você encontra o Hunter’s Lodge, já viu Thunderjaws. Você pode ter evitado eles ou tentado enfrentar um, mas de qualquer forma, terá uma noção de seu poder. Então quando escuta sobre a longa campanha contra Redmaw, você sabe que é algo a temer. Mas primeiro, você precisa se juntar a eles, e é aí que você encontra Ahsis, seu líder, e é lembrada como é uma forasteira nessa cidade.

Como seguidor do tirânico Sun-King, Ahsis não suporta a ideia de uma Nora se tornar parte de sua organização obcecada com tradição. “Ele não é malvado, mas tem preconceitos, é muito vaidoso, e está disposto a fazer o que for necessário para manter seu status no topo da organização,” comenta Ford, explicando que a série de missões deu a Guerrilla uma chance de explorar a divisão que o novo Sun-King gerou na rica sociedade Carja.

“Nos estágios iniciais de planejamento para essa série de missões queríamos ter um líder chato nessa organização, e você trabalha com alguém que quer substituí-lo e se colocar como um líder mais benevolente e equilibrado,” diz Ford. Já que ao seu lado está Talanah, que te oferece uma tarefa: se provar com a caça de desafios para que ela concorde em ser padrinha da sua entrada como membra, apesar da discriminação de Ahsis.

A tensão entre os dois personagens carrega o capítulo final dessa série de missões, enquanto correm para ver quem mata Redmaw primeiro. Mas Ahsis joga sujo, contratando mercenários para matar Talanah. Salvá-la cabe a você, e então você a ajuda a caçar Redmaw. Há uma sensação de urgência na sequência – resultado de uma série de técnicas de design. Você tem a figura de Talanah correndo para seguir pela floresta e, então, quando ela perde a trilha, você deve seguir na frente. “Essa é outra coisa que motiva as pessoas a seguirem com rapidez,” diz Ford. “E tem a música, e outra coisa que fizemos foi criar um rastro de destruição literal que Redmaw criou pela selva, derrubando árvores, pisando na vegetação, destruindo rochas.”

Você chega bem na hora para ver Redmaw arremessando Ahsis contra uma pedra com a cauda, e então sua luta começa. Redmaw carrega marcas de suas muitas batalhas. Lanças de muitos caçadores espetadas no peito, buracos na armadura, e um de seus lançadores de disco está ausente. Tendo recebido tantos avisos sobre quão durona essa fera é, com contos de sua cauda matando caçadores com um único golpe, é um encontro formidável, e não só por conta da ambientação, uma área ampla no canto oeste do mapa. Aqui, Redmaw pode esmagar árvores para que não haja cobertura contra seus ataques de longa distância. E com apenas um lançador de discos, isso quer dizer que você só terá uma chance de causar grande dano arrancando-o e usando suas próprias armas contra ele.
Talanah ajuda, é claro, mas a Guerrilla toma cuidado para garantir que a luta seja sua. “Reduzimos seu dano à medida que a energia de Redmaw vai caindo,” explica Ford. “Então eventualmente Talanah não causa mais dano contra ele, para que não faça todo o trabalho e roube a diversão.”

Redmaw tem mais energia que um Thunderjaw padrão, mas seu comportamento, capacidades e o dano que causa são exatamente os mesmos. “É um efeito placebo de tudo que leva até esse momento,” diz Zopfi. “É tudo afetado pelo diálogo e visuais.” A mistura de urgência, o levar da trama, a aparência de Redmaw, e a ambientação aberta: tudo torna a luta mais intensa e distinta, já que você está exposta às saraivadas de laser e se esforça para desviar da cauda.

Mesmo que você já tenha derrotado muitos Thunderjaws antes de Redmaw, finalmente derrotá-lo é um momento que absolutamente faz valer a pena entrar no Photo Mode para lembrar. Essa máquina é um excelente exemplo da união intrínseca de narrativa, design de ambiente e combate de Horizon Zero Dawn, uma batalha de consequência e desafio que faz você se sentir como a maior caçadora de máquinas.

Os comentários estão fechados.

2 Comentários


    Loading More Comments

    Por favor, informe a sua data de nascimento.

    Date of birth fields