Attractio Chega Amanhã ao PS4

0 0
Attractio Chega Amanhã ao PS4

Olá, Nação PlayStation! Tivemos a oportunidade de conversar com os desenvolvedores por trás de Attractio, o jogo de puzzles single player. A equipe mexicana nos contou mais sobre seu trajeto como desenvolvedores independentes trazendo seu jogo ao PlayStation.

3

Hoje, estamos extremamente empolgados de anunciar que o jogo, publicado pela Bandai Namco, estará disponível a partir de amanhã para PS4.

Leia aqui o que Marcel Stockli Contreras, Diretor e Programador Gráfico nos contou sobre o jogo:

Conte-nos como começaram o estúdio.
Éramos três programadores que formávamos parte da equipe nacional de informática no ensino médio. Depois de nos formarmos, fomos ao mesmo colégio e começamos a desenvolver projetos de videogames.

Começamos com um jogo de estratégia em tempo real (RTS, na sigla em inglês) que infelizmente tivemos que cancelar pela complexidade e magnitude do projeto. Logo, começamos a desenvolver nossa engine, chamada GCEngine, a qual terminamos quando nos graduamos na universidade. Então, decidimos começar nossa própria empresa, o que hoje é a Game Coder Studios em Guanajuato, México.

Pode nos contar como é ser um desenvolvedor independente no México?
É muito trabalho. Você tem que estar 100% comprometido com seu trabalho. Se não, corre o risco de não terminar o que começou ou de perder a Propriedade Intelectual (PI) desenvolvida, que nunca chegaria aos jogadores. Por outro lado, a indústria no México é pequena e está experimentando novas formas de negociar e desenvolver tecnologia para implementar em novos projetos. Como exemplo, estamos vendo mais desenvolvimento de novas ferramentas para ajudar equipes criativas como a nossa a ser comunicar melhor. Também estamos vendo um maior interesse no desenvolvimento de conteúdos transmedia, em vez de apenas um jogo de videogame.

Como chegaram a trabalhar com PlayStation para trazer seu jogo ao console?
Fomos a um eventos de games em Monterrey, México, em 2013 para falar de Attractio e nossa própria engine. O organizador do evento se aproximou de nós e apresentou a equipe da Sony. Ali mesmo apresentamos nosso jogo à equipe de PlayStation e pelo visto eles ficaram interessados, já que imediatamente nos convidaram a trazer o jogo para a plataforma PlayStation.

Na verdade, a grande maioria dos nossos feitos recentes são graças ao Programa de Incubação de PlayStation. Não temos apenas acesso ao hardware de PlayStation para continuar com o desenvolvimento da nossa própria engine, mas também nos abriu muitas portas; conhecemos muitos editores, entre eles a Bandai Namco, que são nossos editores atualmente. Tivemos muito sucesso com esses contatos.

56

Conte-nos sobre o Attractio.
Nosso jogo, Attractio, é um jogo de puzzles em primeira pessoa com uma ênfase na dinâmica da gravidade. O jogo se passa no interior de uma estação espacial na órbita de Marte, onde o jogador tem que resolver uma série de puzzles manipulando a gravidade.

Qual foi a inspiração para criar o jogo?
A primeira vez que pensamos em Attractio foi quando começaram a sair jogos de puzzles em primeira pessoa graças ao Portal. É um gênero que realmente nos interessava, e decidimos experimentá-lo.

Pode falar um pouco mais sobre o gênero do jogo?
O jogo de puzzles em primeira pessoa é um gênero relativamente novo que ganhou muita popularidade graças ao Portal. Basicamente, se trata de uma combinação de elementos encontrados nos gêneros FPS (Firts Person Shooter) e puzzle. Você tem o componente do jogo em primeira pessoa, algum tipo de arma com que disparar com o objetivo final que é resolver o puzzle.

Fale um pouco sobre a história do jogo.
O jogo se baseia em três personagens que participam de um reality show chamado Attractio. Cada um deles tem origens diferentes, assim como motivos próprios para estar ali. Esse reality show é patrocinado por uma corporação interplanetária que, por sua vez, está sob a vigilância de um grupo terrorista. O jogador terá que descobrir a verdade sobre o que realmente está acontecendo conforme o jogo vai progredindo.

Pode nos dizer qual parte vocês mais gostaram no desenvolvimento do jogo e a que gostaram menos?
A parte que mais gostamos foi ver a equipe crescer junta ao longo do tempo, conforme avançávamos no projeto. A equipe se tornou uma família, e todos estavam muito comprometidos com o projeto, que, por sua vez, fez com que todos seguíssemos melhorando. A parte que menos gostamos foi a fase final. Nessa fase deve-se dar os toques finais ao jogo e isso pode ser muito tedioso e repetitivo por um tempo.

Pode contar um pouco mais sobre o design, a arte e a trilha sonora do jogo?
Para cada uma dessas partes há uma equipe. O design do jogo estava nas mãos da equipe de programação principal, os membros fundadores. Esse processo foi muito longo, já que, não importa o quanto você planeje o desenvolvimento de um jogo, a execução é muito diferente do que você espera. Os níveis e modo de jogo foram melhorados com um processo repetitivo: fazemos uma versão, alguém que não está familiarizado com o game faz os testes e nos ajuda a detectar qualquer defeito com relação ao design dos níveis e do jogo em geral. Podemos dizer que os tutoriais do jogo mudaram mais de 50 vezes.

O estúdio de arte RenderFarm ficou encarregado de tudo que diz respeito à arte visual do Attractio. Mostramos a eles a primeira versão do game e eles nos apoiaram no projeto tanto na parte visual como na história. Temos trabalhado com eles nos últimos seis meses, e graças a isso, a história e os elementos visuais de Attractio melhoraram significativamente.

Por fim, os responsáveis pelo áudio são Novelli Jurado e Vinicio Colin. Novelli Jurado é um conhecido compositor do México que estava encarregado de criar toda a trilha sonora original de Attractio. Ele fez um excelente trabalho e graças a isso, Attractio tem sua própria personalidade. As guitarras foram gravadas por um dos melhores guitarristas do México, Julio Revueltas.

2

Muitas resenhas do jogo disseram que ele é “mind-bending” ou “alucinante”. Quais são os componentes e características do jogo que o tornam “alucinante”?
Acredito que quando os jogadores começam a experimentar as diferentes mecânicas do jogo eles começam a descobrir que os elementos de física do game são realmente divertidos. A equipe de design incorporou muitas das leis da física da vida real, e no game os jogadores são capazes de desafiar essas leis. Por exemplo, você tem uma barreira de luz no jogo que não permite que caixas passem através dela. Essas barreiras de luz têm uma espécie de fricção e as caixas têm uma força de gravidade que se atrai à barreira de luz. Graças a essa fricção e a essa gravidade, você pode subir na caixa e ter um efeito deslizante sobre a barreira de luz.

Por último, que conselho você daria a um novo jogador de Attractio?
Nosso conselho aos novos jogadores seria não se limitar a resolver os puzzles da maneira que o tutorial ensina. O tutorial é só uma ferramenta para explicar as regras do game, mas os jogadores podem usar essas regras de muitas maneiras diferentes. Creio que os jogadores vão se divertir bastante ao ver que podem resolver os puzzles de inúmeras maneiras.

Esperamos que você tenha gostado da entrevista com o time de Attractio! Não se esqueça de deixar seus comentários na seção abaixo.

Os comentários estão fechados.

Por favor, informe a sua data de nascimento.

Date of birth fields