
Olá, leitores do blog do PlayStation! Junto com o desenvolvedor Swordtales, estamos orgulhosos em anunciar que Toren estará chegando ao PlayStation 4 no dia 12 de maio!
Toren é o primeiro game de aventura do desenvolvedor independente brasileiro Swordtales. Você é Moonchild, destinado a escalar a torre (chamada de Toren) em uma assustadora e solitária jornada para encontrar seu propósito. No decorrer de nossa jornada para a estreia no PS4, aprendemos muito sobre desenvolvimento de games e gostaríamos de discutir a importância do crescimento e da inspiração para o conteúdo e o desenvolvimento do game.
No Toren, crescimento é uma ideia especialmente poderosa, já que você começa o game como uma pequena criança e você precisa aprender a andar, assim como a interagir com o mundo. À medida que você avança pelo jogo, Moonchild envelhece e cresce, aprendendo novos poderes e habilidades, por sua vez, permitem que você interaja com o mundo de formas cada vez mais diferentes. Da mesma forma, com a ajuda da Sony para games independentes, também passamos de um grupo de jovens promissores e esperançosos em desenvolvedores plenamente capacitados – uma jornada inacreditável para o estúdio, que fez todos nós um pouco mais velho e mais esperto (e com muito menos noites dormidas!)
Toren também é um game surgido da inspiração. Sem dúvida, você notará as similaridades entre nosso jogo e o clássico game de aventura Ico, para PS2. Como este game, o Toren apresenta um belo e silencioso mundo para explorar, sem um narrador óbvio. A equipe da Swordtales sentiu que este tipo de narrativa e explicação se enquadrava em nossa visão do que queríamos para o game, e também infundia um look and feel exclusivamente colorido ao game, aproveitando a tradicional arte e mitologia do Brasil.
Da mesma forma, passamos pelas longas sessões de programação e de teste obtendo inspiração da colaboração dos fãs, cujo feedback cheio de ideias realmente levou a equipe a seguir em frente, assim como da oportunidade de se juntar à eclética biblioteca de games independentes do PS4. Ficar lado a lado com fantásticos desenvolvedores independentes, como a Klei Entertainment e a Doublefine, e muitas outras, foi uma grande fonte de inspiração, que nos levou ao desafio de nos superar.
Estamos orgulhosos por trabalhar com a Sony e ajudar a expandir a cultura do vídeo game no Brasil, além de contribuir para a cultura do game independente da Sony. A abordagem amigável da Sony para independentes e a capacidade de trabalhar conosco (apesar da distância da América do Sul) realmente valeu o esforço e não temos como agradecer o bastante a eles. Este é o nosso primeiro game e um dos poucos a saírem do Brasil, mas certamente este não será o último!
Nós incentivamos a todos vocês a não só conferir o game, mas também começar a conversar conosco! Nós realmente gostamos do seu feedback (o que nos faz melhorar como desenvolvedores).
Um child of light com versao 3d. Como primeiro game brasileiro a sair pro ps4 acho q acertou bem o tema. Vou elogiar ou meter o pau assim q jogar ele. A final ele carrega o peso do nome do nosso pais………
Podem dar exemplos de elementos da nossa cultura que estarão presentes no jogo?
Valeu, pessoal! Parabéns!
Gostei do viu quero jogar
Estou com muita vontade de jogar este jogo !!!!! Lembra o ico, que foi um dos melhores jogos que já joguei, vou comprar com certeza!!!!
Parabéns e o primeiro de muitos games brasileiros que irão sair para o PS4, estou estudando desenvolvimento de games para criar um game e isto irá servir de inspiração!!!
Bacana ! Jogo brazuca.
Boa leks, pegarei assim que possível. Esse jogo não dá pra deixar passar não.
Muito legal ver um jogo feito no Brasil conquistar o mundo. Estava lendo os comentários no blog US e todo mundo parece bastante animado com o jogo. Eu pretendo comprar, se não no dia 12, ainda na primeira semana!
Infelizmente não tem aqui neste post a parte onde falam que na semana do lançamento o jogo vai ter 10% de desconto… Uma pena, pois seria um atrativo a mais para que todos embarquem nesta aventura.
Ficou faltando também anunciar o preço aqui no Brasil. E seria legal ter uns comentários dos desenvolvedores (em português) nos posts da galera, assim como rola no blog US.
Toda a sorte do mundo no lançamento do jogo! Sucesso e vida longa aos desenvolvedores nacionais!!
Como todo jogo brasileiro, sendo excepcional ou regular, acho que devemos comprar para incentivar estas produtoras a continuarem produzindo e melhorando os games nacionais. Entretanto, parece realmente bom.
Já faz algum uns anos que estou de olho neste indie game brasileiro e estou muito otimista com ele, a cada demonstração fico mais ansioso e acredito que ele tenha potencial para bater indies conceituados como o Journey, Don’t Starve e Limbo, só espero que não queiram nos assaltar com o preço, pago até R$30 nele sem medo, mas gostaria muito que o valor fosse o mesmo da Steam (R$19,99 sem os 10% de desconto da primeira semana).
Quem sabe a Sony presenteie a nós brasileiros com este jogo gratuitamente ou com 50% de desconto…