Criando um novo inimigo no Geometry Wars 3: Dimensions Evolved

0 0
Criando um novo inimigo no Geometry Wars 3: Dimensions Evolved

Um dos componentes mais importantes dos jogos Geometry Wars são os inimigos. A nova atualização do Geometry Wars 3: Dimensions Evolved traz uma série de novos inimigos, então pensei que seria interessante falar um pouco sobre o processo de implementação deles no jogo.

Geometry Wars 3: Dimensions Evolved

Pra começar, nós precisamos de um motivo pra trazer um inimigo pro jogo. São várias as razões; às vezes eles nos ajudam a explorar o conceito de uma nova fase, enquanto em outras eles proporcionam uma nova estratégia pro jogador aprender na batalha. Nesse último caso em particular, com o novo inimigo que a gente apelidou de Battenberg (por causa daquele bolo que tem um quadriculado amarelo e rosa), nós queríamos criar um cenário onde o jogador teria que considerar no que é que ele está atirando, porque isso pode aumentar o risco que ele corre.

Depois disso tem a questão do comportamento. O Geometry Wars é um jogo de tiro muito intenso, e muitas vezes a tela pode ficar cheia de inimigos. Então, quando nós pensamos no comportamento dos inimigos, esse aspecto tem que ser muito bem definido pra que o jogador consiga antecipar o desenrolar das coisas no jogo quando eles aparecem. Nós determinamos que um inimigo deveria ter dois estágios, assim o jogador pode perceber o estado dócil dele e claramente também o estado ativo.

Geometry Wars 3: Dimensions EvolvedGeometry Wars 3: Dimensions Evolved

Uma vez que a gente tenha rascunhado mais alguns detalhes do inimigo, começamos a criar o protótipo dele no jogo. Nós temos uma maneira interna de implementar bem rápido o design básico. Então, testamos esse inimigo, ou ondas desse inimigo, contra a nave do jogador em uma fase básica. Com isso dá pra ver bem se está funcionando como a gente queria.

Nós tínhamos um inimigo já em funcionamento que ficava passeando pela tela e que, se fosse atingido por uma bala, iria rapidamente atacar a sua nave. Mas depois de um tempo nós encontramos uma característica interessante no comportamento dele. Uma vez que você o tivesse atingido, dava pra continuar voando na direção dele e evitá-lo. Ali nós precisávamos decidir se valia a pena investir naquilo ou simplesmente cortar; nós todos concordamos que o conceito geral do inimigo era bom, só precisávamos refinar aquela implementação.

Depois de repetir um pouco mais o processo de criação, nós chegamos a um inimigo que se dividia em quatro partes, duas que atacavam e outras duas que se moviam num padrão fixo. Isso resolveu o problema de o jogador poder se desviar dele enquanto voava e ainda permitiu que a gente conduzisse os movimentos do jogador por diferentes caminhos quando ele evitava as outras duas partes que o perseguiam.

As coisas estavam com uma cara boa, então nós chamamos o nosso artista pra criar o visual do inimigo. Eles são modelados primeiro no Maya e então, quando eles vêm pro jogo, nós criamos aquele característico brilho de neon com os gráficos de sombra do Geometry Wars.

Aqui você consegue ver os estágios do wireframe, depois as superfícies poligonais e finalmente o objeto já no jogo, com as superfícies brilhantes.

Geometry Wars 3: Dimensions EvolvedGeometry Wars 3: Dimensions EvolvedGeometry Wars 3: Dimensions Evolved

Os círculos amarelos são os bloqueios e os objetos pontudos roxos são aqueles dardos mortais que perseguem você.

Mas mesmo nesse estágio um inimigo ainda não está garantido na versão final. O último passo envolve colocarmos ele em outras fases junto com outros tantos inimigos. Aí conseguimos ver se o comportamento e visual desse novo inimigo se destacam e complementam o elenco atual de vilões.
Depois de jogar por muitas horas e de alguns ajustes, ficamos realmente felizes com esse novo inimigo. Ele tem presença e te faz pensar sobre onde você vai distribuir suas balas, mas o comportamento dele é claro o suficiente pra que os jogadores consigam acabar com ele se resolverem focar nisso. Tenho certeza que muitos de vocês vão curtir destruir esse novo adversário e descobrir os outros inimigos novos que estão no modo ultimate adventure do Geometry Wars 3: Dimensions Evolved.

E para aqueles que estão esperando por notícias sobre o Geometry Wars no Vita, sim, ele está chegando, mas eu ainda não tenho mais informações pra compartilhar – fiquem de olho aqui no blog pra mais novidades.

Os comentários estão fechados.

Por favor, informe a sua data de nascimento.

Date of birth fields