Caçadores de Troféus, Conheçam Os 10 Jogos Mais Platinados

24 0
Caçadores de Troféus, Conheçam Os 10 Jogos Mais Platinados

Troféu de Platina

Os Trófeus da PlayStation Network surgiram em 2008, criando legiões de “Caçadores de Troféus” (já ouvi vários outros nomes também). A presa mais cobiçada por esses caçadores de tesouros digitais é o Troféu de Platina. Para os inexperientes, a maioria dos jogos em disco recompensa os jogadores que desbloqueiam completamente uma longa lista de tarefas específicas no jogo anexando um Troféu de Platina ao seu ID da PSN. É a maneira mais rápida de avaliar a habilidade de outro jogador – embora qualquer pessoa consiga acumular uma grande quantidade de Troféus de Bronze, a maior parte da Platinas exigem uma mistura de habilidade e dedicação. Dos mais de 2000 que eu coletei, apenas três são de Platina. Ainda assim, é mais do que o Sid tem.

Há algumas semanas, um ouvinte do PlayStation Blogcast perguntou: vocês conseguem dizer quais são os 10 jogos mais platinados?

Vasculhamos os servidores e aqui está a lista, classificada pelo número total de Troféus de Platina obtidos:

  1. Assassin’s Creed II
  2. Modern Warfare 2
  3. UNCHARTED 2: Among Thieves
  4. God of War 3
  5. Resident Evil 5
  6. inFamous
  7. UNCHATERD: Drake’s Fortune
  8. God of War (GoW HD Collection)
  9. Borderlands
  10. Sly Cooper and the Thievius Raccoonus (Sly Collection)

Analisando a lista, eu notei algumas tendências interessantes:

  • Todos são bons jogos – a média no Metacritic para os jogos acima é 89, então é seguro dizer que esses jogos tem um nível de qualidade alto o bastante para que os jogadores queiram explorá-los por completo para encontrar todos os itens coletáveis (Assassin’s Creed II, Sly 1), ou se sintam motivados a terminá-los múiltiplas vezes na maior dificuldade de todas para desbloquear esses Troféus (UNCHARTED, Modern Warfare, God of War).
  • São sucessos de venda – estamos levando em conta o número total de Troféus de Platina, portanto é possível afirmar que jogos que vendem mais cópias têm mais Platinas. Deve ser por isso que não vemos CSI Fatal Conspiracy ou Hannah Montana: The Movie na lista, apesar de todo mundo saber que é bem fácil platiná-los.
  • Poucos Troféus de multiplayer – Nenhum dos jogos litados tem o temido Troféu “Atinja o Rank 50 no Multiplayer”. Até mesmo Modern Warfare 2, cujo foco no multiplayer é grande, tem mais Troféus na campanha e nas missões Spec Ops. Eu acho que é por isso que vemos Assassin’s Creed II na lista, e não AC: Brotherhood, que introduziu o modo multiplayer na série (e associa 10 Troféus a esse modo, que são difíceis de desbloquear). Tomem nota, desenvolvedores!
  • Não são jogos muito recentes – o jogo mais recente da lista é Sly 1 da versão Sly Collection, que saiu no ano passado. Todos os demais saíram em 2009 ou antes. Minhas teorias: leva tempo encontrar tudo o que há para ser visto, e com muitos desses jogos sendo vendidos por preços reduzidos, muitas pessoas ainda estão interessadas em comprá-los para caçar Platinas.

Com esses critérios em mente, eis alguns títulos que eu espero ver na lista daqui a um ano: Skyrim, Jak & Daxter, outro Call of Duty, UNCHARTED 3: Drake’s Deception e UNCHARTED: Golden Abyss. Sim, com Troféus agora no PS Vita, há uma nova fronteira a ser explorada pelos Caçadores de Troféus.

Boa caçada!

Os comentários estão fechados.

24 Comentários


    Loading More Comments

    Por favor, informe a sua data de nascimento.

    Date of birth fields