Entrevista de SoulCalibur V: Velocidade, Critical Edge e Ezio Auditore

1 0
Entrevista de SoulCalibur V: Velocidade, Critical Edge e Ezio Auditore

“A tale of souls and swords, eternally retold.” E, no dia 31 de janeiro de 2012, esta história fecha o ciclo no PS3 com SoulCalibur V. Ambientado 17 anos depois dos eventos de SoulCalibur IV, SoulCalibur V é uma volta à pegada veloz e furiosa que marcou o início da série. Eu pude testar uma versão pré-lançamento de SoulCalibur V para sentir os novos ajustes e melhorias na jogabilidade. Rapidamente notei que SoulCalibur V é um pouco mais rápido que SCIV, e que a barra Soul evoluiu para a barra Edge, que possibilita os ataques Brave Edge e os destruidores Critical Edge. Também notei algumas manobras defensivas, como a esquiva Quick Step e o parry Just Guard. O elenco de personagens clássicos é complementado por novos personagens misteriosos (leia mais aqui, e também pelo personagem convidade Ezio Auditore, de Assassin’s Creed.

Depois de testar o jogo, bati um papo sobre a evolução da jogabilidade de SoulCalibur V com “Filthy” Rich Bantegui, gerente de comunidade da Namco Bandai Games e competidor hardcore de jogos de luta. Continue lendo para grandes detalhes sobre como SCV está ganhando seu próprio espaço no congestionado gênero dos jogos de luta.

SoulCalibur V para PS3 - Ezio

PlayStation.Blog: Como Ezio Auditore, de Assassin’s Creed, encontrou seu caminho no universo SoulCalibur?
Rich Bantegui: Ainda não revelamos nada em termos de história do jogo. Quanto ao estilo de luta, fluidez e armas, Ezio se encaixa perfeitamente. Ele deveria estar nesta série há muito, muito tempo! Em geral, acho que personagens convidados demoram um pouco para evoluir em termos de jogabilidade; os jogadores levaram mais tempo para dominar Darth Vader e Yoda em um ambiente competitivo. Acho que não teremos esse problema com Ezio. Ele é mais direto. Você vai poder chegar rapidamente, e ele tem uma das Brave Edges. E, veja só, ele tem um crossbow. Não dá para vencer isso!

Nossa relação com a Ubisoft tem sido boa; soube que eles estão felizes com o resultado. Nunca pudemos ver Ezio tão de perto, com tantos movimentos… você pode vê-lo em uma nova perspectiva.

PSB: Se você tiver que comparar o estilo de luta de Ezio com um personagem existente de SoulCalibur, com quem seria?
RB: Ele é um personagens muito autêntico, mas sua comparação mais próxima seria Mitsurugi, em termos de alcance e dano. Ele acerta como um caminhão! Não é um personagem super-rápido, portanto, ele não vai ficar frente a frente com seus oponentes — você vai ter que dar espaço para ele. Ele tem técnicas ótimas que permitem se esquivar de ataques e manipular seus movimentos em 3D. Os ataques do crossbow também são bem poderosos.

PSB: Desde que SoulCalibur IV foi lançado em 2008, houve meio que um renascimento dos jogos de luta. SCV pegou algumas inspirações desta nova geração de jogos de luta?
RB: Com certeza. Coisas como o Brave Edge e o Critical Edge, o sistema que permite virar o jogo — estas são coisas muito atraentes para um jogo de luta. O fato é que SoulCalibur é ambientado em uma arena 3D e tem personagens que usam armas… SoulCalibur é um jogo que todos conhecem, mas agora eles têm essas novas ferramentas e mais pessoas para jogar. Estamos tentando manter nossos fãs hardcore contentes, mas também balancear o jogo para as pessoas que nunca jogaram SoulCalibur.

SoulCalibur V para PS3 - Nightmare

PSB: Falando sobre o Critical Edge, parece que ele tem um grande impacto na fluidez do jogo. Como este grande ataque muda sua tática em uma luta?
RB: Você gerencia coisas diferentes: sua barra de vida, a barra de vida do oponente e agora o Critical Edge. Você pode dividir o quanto quer usar: você pode usar metade da barra para os ataques Brave Edge ou deixar tudo para finalizar com o Critical Edge. Tudo que afeta a barra Edge depende completamente do jogador. Os Guard Impact, Brave Edge e o Critical Edge dependem dela.

Os Critical Edge e Brave Edge adicionam diversidade ao jogo. Eles deixam você desenvolver hábitos defensivos padrões para quando seu oponente nota que você está conservando sua barra Edge [se preparando para um Critical Edge ou Brave Edge]. Eu acho que é muito saudável para esta série, mesmo que seja diferente do que os jogadores de SoulCalibur estão acostumados. Mas eu sei que ele vão gostar, pois a essência do jogo será levada a um novo nível.

PSB: Notei uma grande mudança no Guard Impact em SoulCalibur V – o comando mudou e está mais difícil de fazer. O que causou essa mudança?

RB: Queremos testar os jogadores que curtem SoulCalibur. Você mencionou que antes conseguia usar o Guard Impact em SoulCalibur III e SCIV para os parries. Quanto mais você joga SCV, mais você vai entender o Guard Impact e o Just Guard. Quando usa o Just Guard, você só aperta o bloqueio exatamente antes de ser atingido e então você faz um parry neste ataque e interrompe o oponente.

O Guard Impact é mais voltado para os novatos em SoulCalibur. É o mesmo conceito e você tem dano garantido, mas custa um pouco da sua barra Edge. Acho que o Guard Impact vai ajudar os novatos como uma escada rolante que os leva ao mundo do Just Guard.

PSB: Dizem que SoulCalibur V é o jogo mais rápido da série. O que inspirou essa rapidez?
RB: O público do EVO e os fãs hardcores tendem a preferir um ritmo rápido dos jogos antigos, que os forçam a lutar de perto. SCIV funcionou bem, mas queríamos elevar as coisas. A velocidade é apenas um elemento: você vai precisar de cérebro também. Houve um desejo de retornar o ritmo para as raízes da série e, com SCV, diria que a velocidade e o ritmo está próximo de SoulCalibur II. Mas com as manobras Quick Step, ele é sua própria fera. O Quick Step permite que você passe para trás de seu oponente, se fizer no tempo certo, mesmo com movimentos que você poderia esquivar para os lados.

SoulCalibur V para PS3 - Leixia

PSB: Tenho escutado que o Character Creator passou por uma grande revisão para SCV. Como isso melhora o que vimos antes?
RB: Você começa escolhendo qual lista de movimentos de um personagem existente você quer trabalhar. Você pode ajustar uma tonelada de novas variedades, incluindo o tamanho dos membros do seu personagem, tamanho físico, voz e sexo. E estas são apenas as configurações básicas em SCV. Você pode detalhar seu personagens por camadas e até mesmo mudar completamente a aparência de itens que você conseguiu. Você realmente pode fazer seu personagem do seu jeito. Mesmo se você e seu amigo usarem “Pants Type B,” não tem como essas calças ficarem iguais.

O criador de personagens é uma ótima maneira de conseguir novos fãs e também jogadores que querem expandir sua criatividade. De acordo com a equipe de desenvolvimento, aumentamos as opções do criador de personagens em 130%. Esperamos ver toneladas de criações online quando SCV chegar nas lojas em janeiro!

PSB: Há muitos quadrados vazios na atual tela de seleção de personagens. Você pode nos dar algumas pistas?
RB: É claro… que não! [risadas] Dói ver a lista de personagens que temos e não poder compartilhar. Estou muito empolgado com a lista de personagens que vamos soltando com o tempo. Há muitos personagens populares, bem como alguns que eu acho que ninguém está esperando. Fique ligado! Há muita empolgação sobre quem vai estar disponível na seleção final de personagens e não queremos estragar isso.

Dito isso, adoramos receber o feedback da nossa comunidade. Se você gosta ou não de um personagem em particular, queremos saber. Não varra seus pensamentos para debaixo do tapete. Estamos trabalhando duro e escutamos nossos fãs. Se você tem sugestões, diga para nós!

Os comentários estão fechados.

1 Comentário


    Loading More Comments

    Por favor, informe a sua data de nascimento.

    Date of birth fields