Voando Baixo: Testamos F1 2011 para PS3

16 2
Voando Baixo: Testamos F1 2011 para PS3

A temporada 2011 da Fórmula 1 já caminha para as corridas decisivas, cheia de lances emocionantes e, até aqui, com uma classificação não muito diferente do ano passado: o prodígio Vettel disparado na frente, Alonso, Button, Webber e Hamilton mais ou menos empatados na sequência, nosso Massa em sexto, Barrichello com quatro pontinhos no ano… Algumas coisas não mudam, mas outras só melhoram. É o caso de F1 2011 para PS3, da Codemasters, que chega esta semana ao Brasil distribuído pela WB Games Brasil, totalmente localizado em português, dos menus às comunicações entre pilotos e equipes.

F1 2011 para PS3

Tivemos a oportunidade de jogar uma versão para testes há duas semanas, com acesso a uma parte do conteúdo final. O modo Carreira não estava acessível, e o jogo estava apenas em inglês, mas pudemos conferir sete circuitos: Melbourne, na Austrália; Kuala Lumpur, na Malásia; Istambul, na Turquia; Monte Carlo, em Mônaco; Montreal, no Canadá; Spa, na Bélgica; e Monza, na Itália. Para nossa tristeza, não estavam disponíveis o circuito de Nürburgring (que reveza com Hockenheim no GP da Alemanha e não estava no jogo anterior) e o Buddh International Circuit, do GP da Índia, que estreia este ano no calendário da Fórmula 1. Na lista de piloto, os 24 que começaram a temporada e suas escuderias estavam disponíveis – Bruno Senna, que era piloto de testes da Renault e substituiu Nick Heidfeld no meio do campeonato, pontuando pela primeira vez em sua carreira no último GP da Itália, não está presente no jogo.

Como o tempo para experimentar a demonstração era limitado, não pudemos seguir os finais de semana típicos de cada corrida, com treinos, qualificação e a disputa em si. Assim, pulamos direto para as corridas, começando pelo familiar Circuito de Albert Park, em Melbourne, rápido e relativamente fácil – cenário perfeito para testar o novíssimo KERS, ou Sistema de Regeneração de Energia Cinética, que voltou à F1 este ano. O sistema absorve a energia produzida pelas frenagens e a acumula numa bateria para dar potência extra ao motor, numa carga que dura 6,67 segundos por volta e pode ser usada de uma só vez ou em pequenas doses. Correndo com o Red Bull de Vettel, pudemos ativar o KERS com o botão L1 na reta dos boxes, o que nos rendeu uma bela ultrapassagem e o Troféu “Push the button” (“Aperte o botão”).

F1 2011 para PS3F1 2011 para PS3

Por falar em Troféus, a lista completa estava disponível na versão que experimentamos e, claro, não resistimos em dar uma examinada. Além dos usuais prêmios por avançar na carreira e jogar online, há alguns bem criativos, como o “Have you considered DiRT 3?” (“Você já pensou em jogar DiRT 3?”), conquistado ao se fazer um drift por mais de 10 metros. Mas o que mais chamou a nossa atenção foi o belíssimo “Senna-esque” (“Estilo Senna”): em uma prova com chuva, largando abaixo da 5ª colocação, termine a primeira volta em 1º lugar. Linda homenagem ao nosso ídolo máximo do automobilismo.

Outro sistema que veio tornar as corridas da Fórmula 1 mais intensas este ano é o DRS, ou Sistema de Redução de Resistência Aerodinâmica, que possibilita aos pilotos ajustar o ângulo da asa traseira para reduzir downforce (força vertical descendente) e ganhar velocidade. No jogo, o sistema é ativado com o botão Triângulo, mas não tivemos a oportunidade de experimentá-lo – as regras determinam que deve-se estar a pelo menos 1 segundo do veículo à frente e em pontos específicos da pista, por questões de segurança. Mas tanto o DRS quanto o KERS devem adicionar uma dimensão estratégia às provas.

F1 2011 para PS3F1 2011 para PS3

F1 2011 para PS3

Em seguida, testamos o tradicionalíssimo circuito de rua do principado de Mônaco. E foi uma experiência deslumbrante. Quando você vê alinhados 24 carros sob chuva extrema, e então testemunha uma largada com acidentes, partes mecânicas voando para todos os lados, reflexos no asfalto encharcado, sprays de água se levantando das rodas traseiras dos carros que saíram ilesos e gotas embaçando levemente a sua visão, no cenário exuberante de Monte Carlo, tudo sem quedas notáveis na taxa de animação, sabe que terá uma experiência de automobilismo autêntica. Nas corridas com um mínimo de 20% da duração real, além do clima dinâmico é possível ver também a transição do dia para a noite – e a presença do tão requisitado safety car.

Afora os botões para os novos KERS e DRS, os comandos não mudam muito: R2 acelera, L2 freia, R1 muda a câmera, X aumenta marcha, Quadrado reduz, O exibe o estado do carro, teclas direcionais acessam as configuração rápida e Select ativa o replay instantâneo, com possibilidade de usar o flashback e salvar a sua corrida caso faça algo muito errado. Para alegria dos aficionados, há também suporte aos mais diferentes tipos de volante.

F1 2011 para PS3

Próximos de terminar nossa sessão, corremos em Monza, Itália, e conseguimos nosso primeiro pódio (centenas de horas de Gran Turismo 5 colaboraram para chegarmos no topo). Por fim, experimentamos uma corrida com dois jogadores com tela dividida, com a satisfação de ver que o jogo segura o desempenho – a versão final tem carreira cooperativa online e com tela dividida, além de multiplayer em LAN. Dando uma última passeada pelos menus, ficamos intrigados com o modo Proving Grounds, que inclui o típico Time Trial e desafios de Time Attack em situações específicas, valendo troféus de bronze, prata ou ouro de acordo com seu desempenho.

Ficamos sedentos por mais F1 2011, e certamente você nos encontrará disputando provas online em breve. Se quiser saber mais sobre o lançamento de F1 2011 em português, acompanhe a página da WB Games Brasil no Facebook, e siga o Twitter oficial da série para ficar informado sobre o jogo.

E você, pretende comprar F1 2011? Qual é a novidade que você está mais ansioso para conferir? E o que está achando da temporada da Fórmula 1 até aqui?

Os comentários estão fechados.

16 Comentários

2 Respostas do Autor


    Loading More Comments

    Por favor, informe a sua data de nascimento.

    Date of birth fields