Virtua Tennis 4 para PlayStation Vita estreou nas quadras durante a E3. Mesmo naquela etapa preliminar do desenvolvimento, o jogo já mostrava suas ambições. A Sega está trabalhando duro para adaptar a jogabilidade conhecida para o PS Vita, utilizando todo o potencial do hardware, sem comprometer a fórmula consagrada da série.
Agora, na gamescom, eu finalmente tive a chance de experimentar alguns desses modos de jogo.
A essência de Virtua Tennis 4 está praticamente idêntica à da recém-lançada versão para PS3: você pode criar um personagem, iniciar uma carreira, participar de torneios e melhorar suas habilidades por meio de testes bizarros envolvendo fundamentos do tênis. Da mesma forma, você pode controlar Andy Roddick, Roger Federer e outras estrelas mundiais do esporte.
O que a versão do PS Vita traz de inédito para as quadras é uma maneira nova – e opcional – de controlar a ação, e também uma série de “VT Apps”.
A jogabilidade básica oferece novas possibilidades, graças à tela de toque do PS Vita. Toque em um ponto da tela e seu atleta vai correr para aquele local. Ao estar posicionado, é só deslizar o dedo na direção para onde você quer rebater a bola, utilizando diferentes gestos para fazer vários tipos de jogadas e aplicar efeitos. A função multitoque é utilizada para desferir uma raquetada especial que desconcerta o adversário – simplesmente arraste dois dedos para fazer uma rebatida com um ponto de exclamação.
Obviamente, ainda é possível utilizar o tradicional esquema de alavanca e botões, mas é aqui que as coisas ficam interessantes: como ambos os tipos de controles estão sempre ativos, você pode combinar os dois. Após algumas partidas, eu estava passeando pela quadra com a alavanca analógica esquerda e direcionando minhas rebatidas com meu indicador direito na tela. Você pode misturar os controles tradicionais com os movimentos de toque, mesmo no meio de uma jogada.
Jogando no portátil, nem sempre você terá tempo para enfrentar uma maratona de cinco sets, então Virtua Tennis 4 para PS Vita inclui diversos “VT Apps”, uma exclusividade desta versão. O meu favorito é o Touch Vs – um modo de jogo com visão aérea para dois jogadores competirem usando um único PS Vita. Ao virar o PS Vita de lado – no estilo air hockey –, cada jogador fica com uma alavanca analógica e metade da tela para jogar. Deve ser uma maneira divertida de disputar uma partida a dois (e de começar uma conversa também).
Além disso, Virtua Tennis 4 usa os giroscópios do Vita no modo em primeira pessoa chamado VR match (veja o vídeo acima), e no modo de treino Rock the Boat, no qual você controla seu jogador e um navio ao mesmo tempo, o qual você pode inclinar para frente e para trás. Virtua Tennis 4 também deve fazer uso das câmeras do sistema e oferecer realidade aumentada, mas a Sega ainda não estava pronta para mostrar esse recurso.
Virtua Tennis 4 estará pronto para o lançamento do PS Vita. Aficionados por jogos de tênis com certeza devem levar o jogo para casa quando comprarem um PlayStation Vita.
Os comentários estão fechados.