Hideo Kojima fala sobre Metal Gear Solid HD Collection, Peace Walker HD e PS Vita

6 0
Hideo Kojima fala sobre Metal Gear Solid HD Collection, Peace Walker HD e PS Vita

Metal Gear Solid HD Collection para PS3

Hideo Kojima é um homem ocupado. Recentemente, a mente por trás de Metal Gear revelou que Metal Gear Solid HD Collection chega ao PS3 em novembro. A coleção em alta definição inclui versões remodeladas de Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty, Metal Gear Solid 3: Snake Eater e Metal Gear Solid: Peace Walker, incluindo suporte às duas alavancas analógicas, gráficos em 1080p, taxa de animação lisa, interface redesenhada, suporte a vibração e muito mais.

Aproveitando que Kojima estava em visita à Cidade do México, o convidamos para um bate-papo e ele estava ansioso para falar com os leitores do PlayStation.Blog. Aproveite as entrevista abaixo e comente sobre seus momentos favoritos em Metal Gear.

PlayStation.Blog: Metal Gear Solid: Peace Walker foi feito para o PSP, um portátil. Quais mudanças a Kojima Productions fez para que a versão de PS3 pudesse conter gráficos em alta definição em um console?

Hideo Kojima, Diretor na Kojima Productions: Obviamente, o PSP tem menos botões que um controle de PS3 e tinha algumas limitações quando fizemos a transição para um controle. Com o DualShock 3, a movimentação foi melhorada e, claro, houve [a adição do] suporte a vibração.

No PSP, era difícil ver algumas das texturas. Agora, renderizado em HD, elas estão bem mais fáceis para ver. O texto do jogo também está mais fácil para ler.

PSB: Seu processo “transfarring” permitirá que jogadores levem seus saves de Peace Walker de um sistema para outro e teremos um suporte similar com o PS Vita e Metal Gear Solid HD Collection. Este é o futuro dos jogos? Você gostaria de explorar mais do que já foi anunciado?

Kojima: Peace Walker foi o primeiro passo. É um jogo de PSP em HD que permite ir e voltar em um PSP e um PS3. O próximo passo é levar jogos de PS2, como MGS2 e MGS 3, para HD e, então, levá-los para o Vita com o transfarring.
Meu próximo passo são os jogos futuros para o PS3, em que eu possa fazer uso desta tecnologia com o Vita tendo o mesmo conteúdo. Espero que este serviço de nuvem já esteja disponível, e meu ideal é que o transfarring sirva como uma ponte entre os dois serviços.

Metal Gear Solid HD Collection para PS3

PSB: Antes da E3, foi mostrado um pouco do que o novo motor gráfico (FOX Engine) é capaz. Quais são os benefícios visuais mais grandiosos? Tem algo sobre essa tecnologia que você poderia nos falar?

Kojima: Por enquanto, a FOX Engine tem alto desempenho para o desenvolvimento de jogos multiplataforma. Acho que é essa é sua característica principal. Até agora, não é um motor que tenha algo particularmente promissor em comparação com o que há no mercado. Com o passar do tempo, iremos adicionar novas ferramentas e funções que se destacarão de outros motores.

PSB: Agora que o PS Vita já foi revelado, você está interessado no sistema? Quais qualidades mais chamam sua atenção em um aparelho portátil?

Kojima: Quanto ao painel traseiro multitoque do console, eu não quero forçar os jogadores a usá-lo. O PS Vita tem tecnologia de ponta e é o melhor que há, especialmente pela integração com o PS3, e estou muito feliz em poder oferecer isso aos usuários.

PSB: Com o sucesso comercial de L.A. Noire e o retorno do cyberpunk com Deus Ex: Human Revolution, você acredita que há espaço no mercado para um novo Snatcher?

Kojima: L.A. Noire é um jogo de que gosto muito, mas infelizmente não joguei. Acho que será lançado hoje no Japão então, quando eu voltar, pretendo jogar. Esta ideia de um mundo aberto em 3D é muito boa e eu adoraria fazer algo assim com Snatcher, mas não tenho tempo ou meios para fazer. Porém, se alguém quisesesse desenvolvê-lo, eu iria adorar.

NOTA: Algumas horas depois desta entrevista, Hideo Kojima, em colaboração com Suda 51 e Akira Yamaoka, anunciaram um radio drama chamado “Sdatcher”, baseado em Snatcher.

Metal Gear Solid HD Collection para PS3

PSB: Quais qualidades você acha que um designer de jogos precisa ter para ser contratado na indústria de hoje?

Kojima: Atualmente, a indústria de jogos é muito similar à de filmes: é preciso ter muito dinheiro. Então, em vez de fazer o que quer, o que gosta, você tem que ter uma ideia clara de marketing e vendas. É o que está acontecendo conosco com a FOX Engine: não é preciso ser um expert em programação para desenvolver um jogo, mas se você tem uma pergunta, ainda precisa de um expert por perto para obter uma resposta.

A expressão também alcançou um novo nível nesta indústria. Os videogames estão tentando alcançar o pico do entretenimento, então os criadores de jogos devem estar cientes de que é preciso pensar em coisas como emoção e som.

PSB: Agora que você é vice-presidente da Konami Digital, qual é a sua perspectiva de um ponto de vista de negócios e de criação de jogos?

Kojima: Eu não quero mudar minha visão. Minha prioridade continua ser criar e produzir meus próprios jogos. Agora que consigo fazer isso bem, posso ter mais tempo para ajudar em outros produtos da companhia, especialmente do ponto de vista criativo.

Para mais informações sobre Metal Gear Solid, visite a página no Facebook.

Os comentários estão fechados.

6 Comentários

  • Mestre.

    MGS Collection esta otimo.
    E o PS3 com Metal Gear Solid 4 de exclusividade fica bem melhor ter no PS3.

  • ultimategamerbr

    Conheço o trabalho de Kojima desde o PSONE com Metal Gear 1, quando joguei aquele jogo vi algo diferente que na época não conseguia explicar o que era, mas quem jogou sabe o que estou falando, era um jogo novo e conseguia me segurar em frente a tv de uma forma que dava pra perceber que seria um começo de um novo conceito de jogabilidade, quem já está acostumado com esses gráficos de hoje e jogou MGS1 pela primeira vez não vai sentir a mesma coisa e vai até descordar mas se vocês procurarem, tem colecionadores deste jogo como eu, que tenho todos os títulos, quando lançou o PS2 e o titulo MGS2 foi quando tive a motivação certa pra comprar o PS2, foi quando percebi o quanto estava fissurado nos Games da SONY e no MGS dai então foi o começo de uma jornada atras da outra MG3, foi quando achei que tinha acabado a trilogia mais aí veio PS3 e MGS4 e confesso a vocês que o motivo hoje que me fez comprar o PS3 e o de muia gente no mundo inteiro foi justamente o nosso grande amigo (SNAKE) e o seu criador kojima.
    A SONY percebeu isso de tal forma que obviamente colocou o titulo como exclusivo.

  • ultimategamerbr

    Resumindo: minha experiencia com MGS foi e está sendo uma bela amizade, e esse cara esta de parabéns por ter criado esse jogo tão diferente q nos deixa tão viciados, e sem esquecer da SONY é claro por ter apostado em seus títulos, um forte abraço a todos e que ele continui dando forças pra q SNAKE continue vivo ( fui…).

  • Raphael_Gnomo

    Platinarei com certeza!!!

  • Espero que essa coleção seja lançada aqui no Brasil. E o PS Vita, sai aqui também?

    • Fabio Santana
      Fabio Santana

      Sim, o lançamento do PlayStation Vita está confirmado para o Brasil. Na coletiva para América Latina da Sony durante a E3 2011, a empresa confirmou que o lançamento no País ocorrerá após a chegada do novo portátil nos EUA.

Por favor, informe a sua data de nascimento.