Confira também detalhes sobre a inspiração do design com o Diretor de Arte da Q-Games, Yasuyoshi Yamamura.
Olá, pessoal. Sou Yasuyoshi Yamamura, Diretor de Arte da Q-Games. Hoje eu vim compartilhar algumas reflexões sobre desenvolvimento com vocês para celebrar nosso próximo lançamento, o jogo de briga em equipe, PixelJunk Scrappers Deluxe.
Yasuyoshi Yamamura, Diretor de Arte da Q-Games
Desde o lançamento do primeiro jogo de PixelJunk no PS3, em 2007, o PlayStation foi o lar espiritual da série. De PixelJunk Shooter a Monsters, de Racers a Eden, os jogadores do PlayStation sempre apoiaram nosso objetivo de explorar misturas de gênero interessantes e mecânicas inéditas. Estamos animados para voltar com PixelJunk Scrappers Deluxe, ainda neste ano, preparado para o lançamento para PlayStation 4 e PlayStation 5.
Terra da diversão nascente
Em um mundo pós-apocalíptico, no qual os robôs comandam e o lixo transborda, os jogadores controlam uma equipe de Sucateiros robóticos e batalham pelas ruas de Junktown para limpar o máximo de lixo possível. Eu gosto de desenhar robôs como hobby pessoal, então quando um dos nossos diretores teve uma ideia para um jogo sobre robôs garis, fiquei desesperado para começar logo.
Limpe as ruas de Junktown como um robô gari
A Q-Games desenvolve jogos em Kyoto já faz 23 anos e, de vez em quando, subconscientemente, tiramos inspiração do mundo ao nosso redor. Mas, dessa vez, escolhemos deliberadamente dar vida ao jogo com elementos da cultura japonesa importantes para nós.
As fases estão espalhadas por cinco áreas de Junktown, sendo que as quatro primeiras foram inspiradas em locais reais no Japão. Quanto à direção de arte, decidi aproveitar um olhar autêntico sobre o Japão… e então virá-lo de cabeça para baixo.
Animação de idol
Haruhabara foi inspirado no famoso distrito de compras de Akihabara, misturado com o maravilhoso distrito de moda de Harajuku. Pesquisei muito para pegar os aspectos emblemáticos e reconhecíveis.
Haruhabara – inspirada na ‘Cidade Elétrica’ Akihabara e no distrito de moda Harajuku.
Além de famosa por lojas de videogames e eletrônicos, Akihabara também é bem conhecida por sua cultura idol, e eu queria criar inimigos que se encaixassem nesse tema. Comecei a rascunhar os três membros que se tornariam as Trinity Lovers, o grupo idol inimigo, e baseei o estilo delas em grupos famosos de J-Pop, como Perfume. Eu sempre fui muito fã de animes de robôs, particularmente aquele arquétipo das antigas, em que as coisas se combinam para se tornarem robôs ainda maiores, então pensamos na sequência de chefe para fazer as idols do Trinity Lovers se fundirem para um último combate.
Design das inimigas Trinity Lovers, do conceito à versão final
As Trinity Lovers são, claro, apoiadas por seus fãs malucos, conhecidos como “Otabots”, que atacam os jogadores fazendo otagei. A rotina coreografada da plateia, de balançar bastões neon no ritmo da apresentação musical, é uma parte popular da cultura japonesa de idols. Você vai enfrentar o chefe final durante um show ao vivo, então os jogadores precisam aprender a apresentação para se esquivar dos ataques.
Homenagem à cidade natal
Uma área com tema da nossa cidade natal foi uma ideia inicial que nos dedicamos a fazer direitinho. Kawaii Kyoto é a Área 4, baseada no Japão do período Edo, com grandes portões torii e templos antigos. Nós nos divertimos muito pensando em como esses elementos se encaixariam em nosso ambiente futurista.
Kyoto também é local de vários festivais famosos ou matsuri, incluindo o Gion Matsuri, em que as ruas ficam cheias de vendedores e barracas de comida. Nosso estúdio fica virado para a rota do festival principal e, como empresa, nos reunimos todos os anos para assistir ao desfile, então poder colocar elementos de matsuri em PixelJunk Scrappers Deluxe foi muito legal. Nossa equipe participou de um monte de eventos para se inspirar para o design e comeu um monte de comida gostosa… só pela pesquisa, lógico.
Motoqueiro festivo
Em relação ao design de personagens, eu incorporei um monte de iconografia dos festivais e criei uma série de robôs inimigos baseados em atividades e tradições populares. Essas incluem a quadricentenária dança Awa, da Prefeitura de Tokushima, no Japão, que é usada como ataque pelos “Awadoribots”, e os “Tengubots” que são baseados em espíritos yokai lendários.
Design de inimigo baseado em um matsuri
Um dos meus designs de inimigo favorito é o Boso-zoku punk motoqueiro que dirige por aí sobre koinobori, bandeiras tradicionais japonesas que fluem como carpas quando colocadas contra a brisa. Tem algo de charmoso em um inimigo ameaçador disparando pela fase sobre um peixe inflável… Seguido de perto pelos “Wasshoi Workers”, que usam grandes leques de festival para botar pressão nos jogadores e vestem os tradicionais happis de manga curta.
A última coisa que eu queria compartilhar é nosso tributo à tradicional dança do leão japonesa, Shishimai. Comecei desenhando o rascunho do conceito abaixo como um plano de fundo para uma das áreas, mas, com no decorrer do desenvolvimento, nós nos apegamos muito ao design.
Essa tradicional arte performática é uma grande parte da cultura japonesa. Há um templo muito famoso, a só uma hora de distância do estúdio da Q-Games, chamado Namba Yasaka, que tem uma grande escultura de um leão na entrada. Depois retrabalhar e expandir o design um pouco, o chefe “Shishimai King” nasceu! Shishimai tradicionalmente simboliza a vinda de boa sorte e fortuna, e haverá uma grande fortuna a embolsar assim que esse inimigo feroz for derrotado, no fim da Área 4.
Direita-Esquerda – chefe “Shishimai King”, templo Namba Yasaka em Osaka
Essa é só uma palhinha do mundo brilhante que construímos e mal podemos esperar para vocês o vivenciarem por conta própria. Junte um grupo de amigos, vá para as ruas de Junktown e lute para chegar ao topo da pilha quando PixelJunk Scrappers Deluxe for lançado para PlayStation, ainda neste ano.
Os comentários estão fechados.