
A emoção do clássico do PS2 segue viva com o Novo Estilo de controles atualizados e visuais aprimorados.
Já se passaram mais de duas décadas desde o lançamento de Metal Gear Solid 3: Snake Eater no PlayStation 2. O jogo foi aclamado pelo enredo, pelos personagens e por ter talvez um dos temas mais marcantes da história dos videogames. Após um período em dormência, ele troca de pele e reaparece como Metal Gear Solid Delta: Snake Eater, com lançamento em 28 de agosto, buscando resgatar o espírito que fez do original um clássico adorado. Depois de mais ou menos oito horas jogando no PS5 Pro, posso afirmar com satisfação que esse remake capta e moderniza a essência do original, para dizer pouco.
Delta é um remake completo, extremamente fiel ao original em praticamente todos os aspectos. Mas o que salta aos olhos desde o início é o nível de detalhe que as texturas e os visuais atualizados adicionam à experiência.
Um novo patamar de fidelidade visual
Essa versão atualizada de Snake Eater é um deleite visual no PS5 Pro, especialmente pela riqueza de detalhes. Por exemplo, na chuva, as gotas escorrem de forma realista pelo poncho, e a camuflagem e os uniformes de Snake ficam enlameados ou sujos na floresta. Essa sujeira aparece até mesmo nas cenas narrativas, acrescentando um nível muito bem-vindo de realismo.
A série Metal Gear sempre apresentou guerreiros calejados, muitos com cicatrizes que contam histórias. Quem conhece Snake Eater sabe que as cicatrizes têm um significado importante, e os desenvolvedores se esforçaram para colocá-las em evidência. Um dos exemplos mais impactantes é o rosto bastante marcado do Coronel Volgin. O realismo do tecido cicatricial e sua deformação quando ele fala criam um retrato trágico e belo.
Falando em retratos, foi adicionado um novo modo fotográfico, com todos os recursos modernos. Como é costumeiro na franquia, Delta também tem momentos cômicos, e agora você pode registrar todos eles. Com diversos filtros e configurações, você pode criar uma obra-prima na encosta da montanha ou vestir uma cabeça de crocodilo e aprontar confusão por aí. O Modo Foto é perfeito para registrar cada pequeno detalhe escondido no jogo.
Controles: Novo Estilo ou Estilo Legado?
Um novo esquema de controles, chamado Novo Estilo, foi adotado para levar Snake Eater à era dos games modernos. Antes de começar uma nova partida, você pode escolher entre esse Novo Estilo adaptado e o Estilo Legado, que mantém a configuração de controle do lançamento original no PS2. É possível alternar os estilos, mas fica o aviso: o nível ou mapa atual será reiniciado, e você voltará ao começo da seção.
O Novo Estilo foi pensado para quem nunca jogou o original ou prefere uma jogabilidade mais moderna. Ele tem uma câmera de movimento livre, com visão do cenário em 360 graus, facilitando a navegação e evitando surpresas com inimigos.
O combate e o uso da arma lembram bastante Metal Gear Solid V, com uma câmera em terceira pessoa por cima do ombro. A mira assistida vem ativada por padrão, mas pode ser desativada. Mesmo no Novo Estilo, é possível mudar para a visão clássica em primeira pessoa e continuar com o movimento completo do FPS, ideal para alinhar aquele tiro certeiro através de uma cerca, o que é difícil de fazer em terceira pessoa.
Mas a maior vantagem dos controles atualizados são os botões de direção remapeados. Segurar para a esquerda mostra o seu inventário de itens normais. Para a direita, você vê suas armas equipadas. Para cima, você acessa o menu de camuflagem rápida, e, para baixo, o rádio (um atalho muito útil). Você não precisa mais ficar procurando nos menus para trocar de roupa conforme o ambiente.
Snake se esgueira por diversos cenários em Snake Eater, cada um favorecendo camuflagens diferentes. O novo menu de camuflagem rápida mostra as melhores combinações de rosto e roupa da sua coleção de acordo com o ambiente atual. Em um momento do jogo, eu consegui mudar tranquilamente de uma camuflagem verde para cinza-pedra e depois para tons terrosos, tudo no mesmo trajeto de rastejo. É uma melhoria de qualidade de vida que ajuda você a continuar em ação.

Outro recurso excelente de acessibilidade é a possibilidade de ajustar o nível de dicas exibidas, de sempre ativadas a sempre desativadas. Deixei ativadas para só aparecerem quando relevantes, como os comandos de nadar ao se aproximar de um corpo d’água ou comandos de escalar ao lado de um penhasco. Eles ajudam bastante em situações excepcionais e me ajudaram a não entrar em pânico em momentos de pressão.
Que emoção
O elenco de vozes continua excelente, e a Cobra Unit é tão cativante quanto antes, com os momentos mais marcantes ainda causando o mesmo impacto. A cena da escada me levou direto de volta para a minha infância, quando joguei o original no chão da casa da minha avó.

Paradoxos, easter eggs e todos os detalhes esperados continuam lá. Não percebi nenhum momento que parecesse estranho ou que fugisse demais do roteiro original. O tema de abertura e a introdução foram remixados e, embora isso dependa do gosto pessoal, para mim continua impactante.
Metal Gear Solid Delta: Snake Eater chega ao PS5 em 28 de agosto, uma data para marcar no calendário, tanto para fãs de longa data quanto para iniciantes querendo descobrir as origens dessa grande saga.
Participe da Conversa
Adicionar ComentárioMas não seja mala!