Como visto em Astro Bot: 10 participações especiais de bots VIP do PlayStation e os jogos que os inspiraram

2 0
Como visto em Astro Bot: 10 participações especiais de bots VIP do PlayStation e os jogos que os inspiraram

Uma história interativa de uma série de bots VIP, dos mais familiares aos mais desconhecidos.

Está se divertindo com Astro Bot? Tenho certeza de que muitos de vocês ainda estão se dedicando a resgatar todos os bots lá dos confins do universo. Também sei que muitos de vocês devem ter visto alguns bots VIP do PlayStation que parecem familiares, mas talvez vocês não se lembrem exatamente de onde eles vieram ou do contexto histórico por trás deles. E talvez, ainda, vocês não tenham reconhecido alguns outros.

Astro Bot é cheio de homenagens à história e ao legado global do PlayStation ao longo de trinta anos, então é natural que algumas referências sejam mais remotas. Não se sinta mal se não tiver reconhecido algum bot VIP. A melhor parte é que, com a gigantesca biblioteca de jogos clássicos disponíveis na PlayStation Store ou no PlayStation Plus Deluxe, é fácil e divertido embarcar em uma aula de história interativa para saber mais sobre o bot que chamou sua atenção. Vamos dar uma olhada em algumas das referências de Astro Bot e como curtir os jogos clássicos que as inspiraram. 

Ape Escape

Você achou que tinha capturado todos aqueles macacos ordinários para sempre? Pois eles voltaram a aprontar em Astro Bot! Ape Escape é um jogo de ação e aventura lançado em 1999 que usou bem o então recém-lançado controle DualShock no console PlayStation original. O objetivo do jogo era capturar um bando de macacos inteligentes (?) que estavam disseminando o caos ao longo de épocas, e o controle DualShock era essencial para cumprir esse objetivo, permitindo realizar movimentos cuidadosos para se aproximar e capturar os macacos levados. A fase Caiu na Rede, é Macaco, temática de Ape Escape, no final da Nebulosa do Gorila, imita muito bem essa jogabilidade, fazendo você criar estratégias para capturar com eficiência todos os bots primatas malandros do nível. 

Jogue Ape Escape original no PlayStation Plus Deluxe ou compre na PlayStation Store. 

LocoRoco 

Lançado para PlayStation Portable (PSP) em 2006, o supercolorido LocoRoco ficou marcado como um dos principais jogos do sistema. Os LocoRoco são uma espécie de criaturas em formato de bolinha que vivem em harmonia com o planeta, na maior paz e amor. Quando uma força do mal ameaça essa maravilha natural, os LocoRoco se defendem da única maneira que sabem: rolando por aí com um sorriso no rosto e uma canção no ar. Quando você chegar ao nível Ficando Loco em Astro Bot, no final do Cosmo da Camuflagem, verá uma fase desenvolvida para lembrar a jogabilidade característica de LocoRoco, em que é preciso rolar, inclinar-se e saltar para vencer obstáculos. Você pode até pressionar R2 para se transformar em vários pequenos Astros que podem passar por áreas estreitas, assim como no original. 

Se você ainda não jogou a série, não se preocupe: LocoRoco, LocoRoco 2 e LocoRoco Midnight Carnival estão disponíveis na PlayStation Store e como parte do PlayStation Plus Deluxe.

Patapon

Escondidos em um dos níveis da Galáxia Perdida, temos alguns bots VIP inspirados nos Patapon, criaturas do jogo homônimo para PSP lançado em 2007. Patapon (e suas continuações no PSP) trouxe uma mistura única de ritmo e estratégia em tempo real. Os Patapon, uma civilização de seres inteligentes de um olho só, foram há muito tempo banidos de seu lar ancestral. Com a ajuda do poderoso tambor da divindade que os protege, eles marcham para recuperar suas terras capturadas por inimigos. Ao inserir uma série de comandos de botões seguindo o ritmo das batidas do tambor, você ordena a tribo dos Patapon a atacar, recuar, avançar e muito mais. 

Tanto Patapon quanto Patapon 2 estão disponíveis na PlayStation Store e como parte do PlayStation Plus Deluxe.

Everybody’s Golf/Hot Shots Golf: Profissional do Golfe

Golfe é um esporte que pode parecer muito intimidante, até mesmo na forma de videogame. A desenvolvedora Camelot adotou uma abordagem diferente, preterindo a complexidade e o ultrarrealismo de outros jogos de golfe em favor de uma experiência otimizada, fácil de aprender, fluida e muito divertida no modo multijogador. Everybody’s Golf (originalmente lançado com o nome Hot Shots Golf na América do Norte) foi um grande sucesso mundial, e a desenvolvedora Clap Hanz assumiu o controle da franquia a partir da primeira continuação. 

O mais novo jogo da franquia está disponível na PlayStation Store e no catálogo de jogos do PlayStation Plus. É uma experiência de golfe extremamente agradável, mas, se você preferir aquele toque retrô, confira Hot Shots Golf e Hot Shots Golf 2, ambos disponíveis na PlayStation Store e como parte do PlayStation Plus Deluxe.

Mister Mosquito: Robô Sugador

Eliminar pragas faz parte de muitos videogames, mas, no peculiar jogo para PlayStation 2 Mister Mosquito, da desenvolvedora Zoom, você é quem assume o papel de inseto! Jogando como o próprio Mister Mosquito, você está se preparando para sobreviver ao inverno quando encontra uma bela casa de família, cheia de sangue fresco para se alimentar. Infelizmente, os habitantes da casa não gostam muito das suas picadas. Você tentará passar despercebido e manter os residentes calmos, mas, se pegarem você, prepare-se para um duríssimo combate de mosquito contra humano! O PS2 muitas vezes é lembrado como a época de ouro dos jogos excêntricos e peculiares, e Mister Mosquito é um belíssimo exemplo disso.

Mister Mosquito está disponível na PlayStation Store e como parte do PlayStation Plus Deluxe.

Intelligent Qube 

I.Q.: Intelligent Qube é um dos jogos de quebra-cabeça mais memoráveis do PlayStation original. Um poder misterioso quer testar você. Então você fica em uma plataforma quadriculada, e cubos gigantes e intimidadores se movem em sua direção, tentando empurrar você para o abismo. Você precisa prever como os cubos vão se aproximar e marcar locais no chão para eliminá-los.  Esse conceito inédito não surgiu no fluxo de desenvolvimento de jogos tradicional: é uma criação do professor Masahiko Sato, da Universidade de Artes de Tóquio. A música épica e incrível também merece destaque, mas não deixe que ela tire o seu foco de destruir os cubos.  

Tanto I.Q. quanto sua continuação, Kurushi Final: Mental Blocks, estão disponíveis na PlayStation Store e como parte do PlayStation Plus Deluxe. 

Jumping Flash: Saltitante

Jumping Flash, lançado em 1995, foi a primeira experiência de muitos jogadores de longa data do PlayStation com o console (inclusive a minha). Nesse peculiar jogo de plataforma em primeira pessoa, você controla o Robbit, uma máquina superpoderosa desenvolvida para saltar alturas absurdas. Ele tem a missão de impedir o maldoso Baron Aloha, um cientista louco cujos planos envolvem extrair pedaços de um planeta para construir um resort espacial. As desenvolvedoras Exact e Ultra usaram a capacidade técnica que na época era inovadora do PlayStation original para criar ambientes incríveis, e o uso inteligente de ângulos de câmera facilitava prever onde o Robbit saltitante cairia. Tudo isso deixava o jogo muito divertido e intuitivo para quem não estava acostumado a navegar ambientes 3D.

Jumping Flash está disponível na PlayStation Store e como parte do PlayStation Plus Deluxe. 

Vib-Ribbon: Habitante da Partitura

Quem foi a inspiração para esse carinha alegre e monocromático? Este bot é uma homenagem ao estranho coelho de linhas vetoriais Vibri do clássico do PlayStation original Vib-Ribbon, lançado no Japão e na Europa. Desenvolvido pelo famoso produtor de jogos rítmicos Masaya Matsuura e sua equipe na NanaOn-Sha, Vib-Ribbon era um jogo de ação inovador: você inseria um CD de música no PlayStation e o transformava em um desafiador jogo de ação de rolagem automática com voltas verticais de 360 graus, espinhos e outros obstáculos. Como o jogo é altamente dependente de CDs físicos, não há versão digital, mas você pode conferir outros grandes clássicos da NanaOn-Sha, como Parappa the Rapper. (Por sinal, ele também está arrasando no Astro Bot).

Wild Arms: Persegue-Sonhos

Wild Arms foi um dos primeiros RPGs a fazer sucesso no PlayStation. Lançado em 1996 pela desenvolvedora Media.Vision, o jogo virou uma franquia com diversas continuações. Ele é lembrado por seus ambientes únicos que combinam faroeste e fantasia, o combate estratégico baseado em turnos e a trilha sonora fenomenal. O bot Persegue-Sonhos representa o herói do jogo, Rudy, que tem a habilidade de controlar armas antigas conhecidas como ARMs. Com a ajuda de seus companheiros, o mercenário Jack e a princesa Cecilia, Rudy parte em uma aventura pelo mundo de Filgaia para impedir que uma antiga monstruosidade mecânica volte à ativa. Se você sente nostalgia com os RPGs clássicos do PlayStation, confira também as referências a outros jogos, como Suikoden e Alundra. 

Wild Arms está disponível na PlayStation Store e como parte do PlayStation Plus Deluxe. 

Devil Dice: Exímio Jogador

O jogo com uma das referências mais desconhecidas em Astro Bot tem uma história interessante. Devil Dice, conhecido no Japão como XI (pronunciado “sai”), foi um conceito de jogo que surgiu em uma competição organizada no Japão de 1995 a 1999, a Game Yarouze. Portanto, a desenvolvedora independente Shift recebeu assistência com o desenvolvimento e o lançamento. Devil Dice é um jogo desafiador de quebra-cabeças 3D em que um personagem com uma roupa divertida de demônio combina conjuntos de dados para tirá-los do tabuleiro. Considerando esse jogo e Intelligent Qube, podemos dizer que cubos e quebra-cabeças estavam em voga no PlayStation original, mas por um bom motivo, já que são dois jogos imperdíveis para fãs de quebra-cabeças. Você verá a clara homenagem a Devil Dice ao resgatar seu bot VIP correspondente em um ambiente isométrico cheio de dados na fase Cassino em Câmera Lenta da Cadeia Ofídica.

Os comentários estão fechados.

2 Comentários


    Loading More Comments

    Por favor, informe a sua data de nascimento.

    Date of birth fields