Explorando as novas mecânicas, armas e desafios que encontramos na maior expansão até hoje da FromSoftware.
A Terra das Sombras está chamando.
Após mais de dois anos de espera, estamos há algumas semanas de distância do lançamento de Shadow of the Erdtree, o gigante DLC de Elden Ring. A FromSoftware não passou estes anos se banhando na recepção calorosa que sua aventura recebeu; ao invés disso, estiveram trabalhando duro no que é a maior e mais ambiciosa expansão que já lançaram.
Quando recebi recentemente o convite para testar Shadows of the Erdtree, todo pedacinho que vi me fez lembrar o porquê de Elden Ring ser tão amado. Levante-se, Maculado, e ouça o que tenho a dizer.
Não estamos mais em Limgrave
Shadow of the Erdtree se passa em uma nova região, conhecida como Terra das Sombras, que é acessível ao tocar o braço mumificado em Mohgwyn Palace, no jogo base. É para cá que veio Miquella, a personagem muito mencionada mas nunca encontrada no jogo principal, de acordo com a lore do jogo.
A seção que explorei abriu com um campo enorme cheio de lápides e espíritos sombrios. À distância, pude ver claramente o que estava à minha frente: um acampamento vasto, um castelo expansivo e uma floresta sombria no horizonte. Acima de tudo, uma árvore gigante se sobressaía, queimada e retorcida, em contraste claro com a árvore dourada que vemos nas terras principais do jogo.
Enquanto as regiões do jogo original tinham um brilho e calor outonal, esta região tem grama seca e arbustos mortos, que a fazem parecer antiga e arruinada. A masmorra e fortaleza que explorei—Belurat Tower Settlement e Castle Ensis— foram claustrofóbicos e dobradas em si mesmas. Eram cheios de caminhos estreitos e atalhos escondidos, abrindo para revelar rotas de volta aos Locais de Graça. Lutei em porões inundados, abismos cheios de lava e florestas vivas com um brilho azul sinistro.
Fresca, mas familiar, a Terra das Sombras parece uma expansão natural das Terras Intermédias, e a maestria de design da FromSoftware é exibida em sua forma mais gloriosa.
Novos oponentes o esperam
Não seria uma atualização da FromSoftware sem novos inimigos para enfrentar, e neste ponto, Shadow of the Erdtree chegou com tudo. O primeiro inimigo que enfrentei se jogou de cima de um pilar e rapidamente me devolveu ao Local de Graça. Após isto, enfrentei fantasmas com machadinhos, pássaros que cospem feitiços, e cavaleiros mais letais que qualquer coisa que enfrentei antes. Bestas flamejantes jogavam bolas de fogo em minha direção apenas alguns momentos após o início da minha jornada, o que dá o tom do tempo que passaria ali.
E além disso, temos os chefes. Shadow of the Erdtree conta com 10+ chefes completos, e chefes opcionais adicionais. Alguns requerem que haja progresso na história, e outros podem ser desafiados assim que você quiser.
Enfrentei dois desses. O primeiro, o Devine Beast Dancing Lion, se encontra em Belurat Tower Settlement, e pareceu um clássico teste de habilidade da FromSoftware. A besta grotesta pula pela arena para atacar, usando uma mistura de habilidades elementais para me manter-me em alerta antes de arrebentar meu feiticeiro com seus dentes de novo e de novo.
O segundo foi o Twin Moon Knight, um dos guardiões do Castle Ensis que usou um ataque de lua dupla muito particular, que enche a arena com explosões mágicas. Esta habilidade devastadora foi difícil de evitar, e me jogou no ar antes de me arremessar de volta ao chão, muitas vezes com força letal. E se a lua dupla não te pegar, o combo de fogo e ataque das lâminas irá.
Uma coisa consistente em cada inimigo que enfrentei foi sua velocidade e agilidade. Sem exceção, os habitantes das Terras das Sombras parecem letais até à distância, devido à sua habilidade de correr, pular e girar pelo ar para me alcançar. Os inimigos se movem rápido. É difícil dizer se isso é algo único à área que explorei, mas jogadores precisam estar preparados para estarem bastante familiarizados com o botão de esquiva.
Reconstrua seu arsenal
Shadow of the Erdtree irá apresentar uma centena de armas novas para jogadores descobrirem. Do início, escolhi uma katana enorme, que causa dano de fogo quando faz contato, e um escudo de batalha que tem grandes espinhos de metal em suas bordas, fazendo deste item defensivo uma ferramenta ofensiva.
Jogadores podem descobrir oito novos tipos de arma. Os detalhes de muitos deste tipo estão ocultos por enquanto, mas tive acesso a um deles: Artes Marciais.
Esta nova categoria me permitiu combater apenas com as mãos, dando socos pesados e chutes poderosos em meus oponentes. Assim como outros tipos de armas, Artes Marciais podem ter uma habilidade que se encaixe em seu estilo de jogo, e a minha me fez pegar uma folha de um dos livros dos chefes para pular pelo ar e dar uma surra de chutes em meus oponentes.
Lutar apenas com as mãos pode parecer loucura neste tipo de mundo, mas me pareceu surpreendentemente efetivo. O impacto bruto dos golpes ajudou a quebrar a posição dos inimigos, deixando-os abertos para um ataque finalizados rápido e letal. As Artes Marciais foram muito divertidas de usar, e se as outras categorias tiverem metade da diversão, os Maculados terão muito que explorar com os novos tipos de arma.
Aperfeiçoe-se com a Graça
Shadow of the Erdtree apresenta um novo sistema, chamado Shadow Realm Blessing, para ajudar a balancear um pouco as coisas. Exploradores intrépidos possuem a chance de encontrar e usar novos consumíveis para aplicar um buff que nega parte do dano recebido e aumenta o dano que você causa a oponentes nas Terras Sombrias.
Estes consumíveis, chamados Scadutree Fragments, são raros, mas podem ser encontrados espalhados pelo mundo se você for cuidadoso o bastante ao explorar. Usável apenas nos Locais de Graça, a quantidade necessária para o próximo nível do buff aumenta após cada uso, mas buscá-los pode faze sua jornada cada vez menos angustiante. É claro, se você prefere um desafio maior, o uso dos Scadutree Fragments é inteiramente opcional, e o buff não tem efeito algum fora das Terras Sombrias.
Shadow of the Erdtree está se tornando uma expansão digna da aventura lendária da FromSoftware. Se você esteve longe de Elden Ring por algum tempo, pular nesta nova região parecerá muito familiar, mas até para veteranos, há muito para descobrir. Elden Ring: Shadow of the Erdtree chega em 21 de junho para PS5 e PS4, e requer o jogo base de Elden Ring para jogar.
Os comentários estão fechados.