A evolução da série Yakuza

0 0
A evolução da série Yakuza

Com a chegada de diversos títulos de Yakuza para PlayStation Plus, é chegada a hora de relembrar as emocionantes histórias de Kamurocho.

A série Yakuza, da Sega, é uma das franquias de ação e aventura focadas em enredo mais únicas e charmosas que existem. De início, a série é modesta, parecendo mais um simples drama de ação policial. No entanto, os jogos gradualmente desmentem a primeira impressão, trazendo uma mistura talentosa de combate beat ‘em up, enredos intrigantes cheios de reviravoltas, personagens memoráveis, humor absurdo e um mundo vivo a ser explorado.

Yakuza surgiu da mente de Toshihiro Nagoshi, que queria criar um jogo contando uma história inspirada nas organizações criminosas japonesas. O projeto sofreu para ver a luz do dia devido a um suposto apelo limitado, mas foi finalmente lançado em 2005 para PlayStation 2 com seu capítulo de estreia.

Apesar de a série ser considerada “cult” há tempos, ela obteve sucesso no Ocidente em 2017 com Yakuza 0, uma prequel instigante que se passa no início de sua linha de tempo. Anos depois, graças à contínua regionalização da Sega, à ajuda de memes e ao amor de seu público cativo, Yakuza ganhou popularidade e tornou-se uma das propriedades intelectuais de maior sucesso da Sega.

Com vários jogos da série sendo lançados para PlayStation Plus*, este é o melhor momento para tornar-se fã de Yakuza. Acompanhe nossa viagem por cada jogo e pela evolução da série. 

A evolução da série Yakuza

Yakuza

Yakuza | Lançamento nos EUA: 2006 | PlayStation 2

Yakuza Kiwami | Lançamento nos EUA: 2016 | PlayStation 4

Yakuza estreou no PlayStation 2 e nos introduziu ao maior protagonista da série, Kazuma Kiryu, um membro subchefe da Yakuza que assume a missão de proteger uma órfã perseguida pela organização criminosa Tojo Clan. O enredo é cativante, comovente e emocionante, criando as fundações para a saga policial de décadas da franquia.

Como esperado, o primeiro jogo estabeleceu a base para o que tornou a jogabilidade da série tão memorável e icônica hoje em dia. Ele se passa em uma versão fictícia do distrito de Kabukicho, em Tóquio, chamado no jogo de Kamurocho. Na época, os críticos elogiaram Yakuza pela representação fiel deste aspecto da cultura japonesa. Apesar de Kamurocho ser um lugar relativamente pequeno para ser explorado, ele é densamente povoado com quests e atividades secundárias que oferecem pontos de experiência, combinando com a mecânica role-playing do jogo. Tudo neste universo alimenta o crescimento de Kazuma Kiryu, permitindo desbloquear mais regalias para o herói.

Yakuza foi um início empolgante para a nova série, sem dúvida deixando uma marca nos sortudos que a jogam. O jogo deixou um legado tão duradouro que recebeu um remake completo para PS4 chamado Yakuza Kiwami em 2016. Além de modernizar o visual e enriquecer o enredo, ele ajeitou o sistema de combate capenga do original, deixando-o mais parecido com o sistema de Yakuza 0 (mais sobre isso depois).

A evolução da série Yakuza

Yakuza 2

Yakuza 2 | Lançamento nos EUA: 2008 | PlayStation 2

Yakuza Kiwami 2 | Lançamento nos EUA: 2018 | PlayStation 4

Dois anos depois, a série Yakuza retornaria exclusivamente para PlayStation 2 com Yakuza 2. A sequel buscou aprimorar as qualidades negativas do antecessor e melhorar ainda mais as partes positivas. O enredo é mais épico, envolvendo uma futura guerra de clãs da Yakuza e duas cidades para serem exploradas. Além disso, o combate foi melhorado ainda mais.

Kazuma Kiryu retorna como protagonista e tem novos truques na manga. A violência é a estrela do show, com combate mais aprofundado em comparação ao primeiro. As lutas são mais envolventes, graças a parceiros de IA, NPCs compartilhando armas, maior variedade de combos, itens pegáveis fora do solo e ataques mais poderosos.

Assim como seu antecessor, Yakuza 2 também ganhou o remake Yakuza Kiwami 2 em 2018. Além de remover e agregar conteúdos de Yakuza 2, ele muda completamente os movimentos de Kiryu, e foi construído do zero no moderno motor de jogo Dragon da série. Estas mudanças receberam críticas mistas dos fãs, mas o jogo ainda é bem avaliado no geral.

Yakuza 3

Yakuza 3 | Lançamento nos EUA: 2010 | PlayStation 3

Yakuza 3 Remasterizado | Lançamento nos EUA: 2020 | PlayStation 4

Como esperado, Yakuza 3 recebeu um visual aprimorado, não só graças ao hardware mais potente do PS3, para o qual foi lançado, mas também graças ao escaneamento de cabeça e rosto da Cyberware. Além de estrear como o jogo graficamente mais impressionante da série até então, ele também solidificou a estrutura de caixa de areia que a série utiliza até hoje.

Outros novos recursos, como transições naturais para batalhas durante o jogo, as “Revelations”, hilárias atividades secundárias inspiradas na fotografia, e um modo primeira-pessoa, trouxeram originalidade a essa experiência avançada. Takuza 3 também inovou disponibilizando downloads, tornando um jogo já rico em recursos maior ainda. 

A evolução da série Yakuza

Yakuza 4

Yakuza 4 | Lançamento nos EUA: 2011 | PlayStation 3

Yakuza 4 Remasterizado | Lançamento nos EUA: 2019 | PlayStation 4

Yakuza 4 deu mais uma mexida na fórmula. Pela primeira vez, era possível controlar um grupo de personagens para explorar Kamurocho. Estes quatro personagens, Masayoshi Tanimura, Shun Akiyama, Taiga Saejima e Kazuma Kiryu, podem explorar totalmente essa região expandida, incluindo telhados e áreas subterrâneas, cada um em uma quest diferente para formar uma única narrativa complexa. Cada personagem é jogado de forma diferente, com seu próprio estilo de combate e seus próprios objetivos. E, como se tornaria tradição na série, Yakuza 4 também deu a seu elenco minijogos especiais de karaokê e namoro.

A evolução da série Yakuza

Yakuza 5

Yakuza 5 | Lançamento nos EUA: 2015 | PlayStation 3

Yakuza 5 Remasterizado | Lançamento nos EUA: 2020 | PlayStation 4

Yakuza 5 deu continuação à tradição de multipersonagens adicionando um quinto participante ao jogo. Também foi o primeiro da série a adotar um motor gráfico totalmente novo, com o apelido interno de “Nova Yakuza”. Deixando os limites de Tóquio, cinco novas cidades podiam ser exploradas, incluindo Osaka, Nagoya, Fukuoka e Sapporo. Clássicos do arcade como Virtua Fighter 2 e Taiko no Tasujin também foram adicionados ao jogo, além de diversos aprimoramentos ao sistema de combate central.

E para aqueles familiarizados com os memes de Baka Mitai, a fonte foi Yakuza 5!

A evolução da série Yakuza

Yakuza 0

Lançamento nos EUA: 2017 | PlayStation 4

Se você já pediu para um fã de Yakuza uma recomendação de primeiro jogo da franquia, provavelmente ele indicou Yakuza 0. Este jogo foi projetado para novos fãs se converterem à série. E a julgar pelo salto em popularidade da franquia após seu lançamento em 2017, o plano claramente funcionou.

Yakuza 0 é um prequel que se passa no boom econômico japonês dos anos 1980 e marca um novo começo que leva a história de volta ao básico. Você controla o estoico e confiável Kiryu e seu sempre imprevisível antagonista, Goro Majima, que são pegos em um conflito entre facções rivais para tomar o controle de uma área chamada “Terreno Vazio”.

A inovação mais elogiada em Yakuza 0 é o sistema de combate renovado. Agora Kiryu e Majima possuem diversos estilos de ataque que podem alternar livremente. Este sistema de batalha criativo e fluido conquistou tanto fãs antigos como novatos.

A evolução da série Yakuza

Yakuza 6 The Song of Life

Lançamento nos EUA: 2018 | PlayStation 4

Yakuza 6 melhorou ainda mais o visual da franquia. Apesar de Yakuza 0 e Kiwami, suas estreias recentes na época, terem sido lançadas para hardware moderno, ambos eram jogos vinculados a motores de gerações anteriores. Como primeiro jogo construído do zero para PlayStation 4, Yakuza 6 utiliza o motor Dragon, proporcionando à ação uma necessária renovação graças ao visual aprimorado e à física mais dinâmica.

Como Yakuza 6 é o final da saga de Kiryu, ele retornou ao básico, sendo o único personagem jogável. Na pele de Kiryu, você explorará Kamurocho e agora mais uma cidade, Onomichi. Apesar de perder a habilidade de alternar estilos de luta, o velho campeão vem com alguns truques novos. O novo modo Extreme Heat dá a seus ataques maior resistência à reação e os selvagens combos finalizadores Heat causam danos pesados nos inimigos. A nova mecânica e a narrativa característica da série garantiram uma conclusão explosiva para o ultimo capítulo de Kiryu.  

A evolução da série Yakuza

Yakuza: Like a Dragon

Lançamento nos EUA: 2020 | PlayStation 4 & PlayStation 5

O sexto capítulo oficial da série, Yakuza: Like a Dragon muda o roteiro com um protagonista e estilo de jogabilidade totalmente novos. O herói obcecado com a quest do dragão, Ichiban Kasuga, assumiu um assassinato que não cometeu para provar a lealdade ao clã, só para ser expulso após sair da prisão 18 anos depois. Ichiban se une a um grupo de malfeitores para resolver o mistério de sua traição e se tornar um “herói” para outros.

Seguindo o amor do protagonista pela quest do dragão, Like a Dragon emprega combate de JRPG com estratégia por turnos pela primeira vez na série. Curiosamente, essa ideia veio de uma piada de primeiro de abril em 2019, mas funcionou para tornar este título incrivelmente único. Essa mudança radical faz desse jogo um ótimo ponto de entrada para o mundo de Yakuza, e hoje ele é considerado um dos melhores da franquia.


Se você for um novato curioso pensando em finalmente mergulhar na saga policial da Sega ou um fã disposto a retornar às ruas de Kamurocho, este é o momento de agir, pois os grandes sucessos de Yakuza foram disponibilizados no PlayStation Plus em 2022.

A biblioteca de jogos varia com o passar do tempo, com a região/país e com o plano. Acesse https://www.playstation.com/Plus para ver detalhes e notícias sobre as ofertas do PS Plus. O PlayStation Plus é uma assinatura contínua sujeita a uma taxa de assinatura automática e recorrente (pelo preço atual da PS Store), que se dará na frequência escolhida no ato da compra, até que seja cancelada. Termos aplicáveis: play.st/psplus-usageterms.

Por favor, informe a sua data de nascimento.