O guia da Naughty Dog para o Photo Mode de The Last of Us Part II

3 0
O guia da Naughty Dog para o Photo Mode de The Last of Us Part II

Faça as suas fotos no jogo se destacarem com estas dicas de edição, com imagens tiradas pelo estúdio.

Se você é como eu, boa parte da sua jornada pela visão de uma Seattle destruída da Naughty Dog foi pausada. Olhando as emoções nos rostos durante a história, punhos cerrados e braços estendidos durante lutas, a beleza serena de uma cidade retomada pela natureza. Todas ótimas oportunidades para pausar e ativar o Photo Mode. A composição enquadrada, as configurações certas e, por fim, o click: um momento imortalizado na sua galeria de captura do PS4.   

Após a campanha, a Seleção de Capítulos de The Last of Us Part II te dá uma maneira fácil de voltar aos seus lugares e momentos favoritos, encontrar novos momentos que valem a pena serem registrados ou para conseguir uma captura de imagem melhor ainda de uma com a qual não estava satisfeito. Talvez esteja procurando dicas para melhorar suas habilidades ou se desafiar com abordagens mais criativas. Quem melhor para guiá- los no aperfeiçoamento de sua fotografia de jogo do que os criadores de The Last of Us Part II? A  Naughty Dog encontrou tempo para oferecer dicas para aqueles que desejam afiar seu olho fotográfico e retornar ao Noroeste do Pacífico.


ATENÇÃO: o artigo a seguir contém vários spoilers a história de The Last of Us Part II 



John SweeneyDiretor de Arte, Naughty Dog


“Quando uso o nosso Photo Mode, costumo me manter nos números básicos quando lido com coisas como Profundidade de Campo (PDC), e Motion Blur. Tento manter ambos iguais, perto de 10%, e depois ajustar a intensidade da PDS e vários filtros simultaneamente para conseguir resultados bem legais como base. 

“Manter o filtro Noir de 10-20% cria um contraste legal de filme na imagem, principalmente para as fases nubladas em Seattle. Depois, tento mexer na Saturação e Exposição para sintonizar. Na maioria dos casos, colocar a Saturação ou Exposição no extremo, junto com os modos de filtro pode criar resultados fascinantes.  

“Acho que uma vez que dominar estas configurações básicas, tudo se resume à experimentação. Você notará que a maioria dos filtros do jogo são mais ou menos monocromáticos, mas a intenção é proporcionar a gama completa de 1 a 100, para você encontrar o que funciona melhor para você.

“Sobre a composição, sempre uso a rede que temos como overlay para me ajudar a compor imagens cinemáticas. Como pode ver nas minhas imagens, sou um fã das tarjas pretas de cinema para ajudar a manter esta estética. Encontrar áreas no ambiente que possuem iluminação controlada (como um feixe de luz entrando pela janela) contribui muito à forma escultural e de composição que poderá obter. Por último, não esqueça de checar as opções de Câmera Lenta no menu de Acessibilidade. Ter o jogo à meia velocidade ajuda a encontrar os momentos perfeitos de exposição ou aquela pose de ação para imagens mais dinâmicas do jogo.” 



Keith PacielloAnimador de Sistema de Emoção Facial, Naughty Dog


“Retrato: Nos Filtros, brinquei com Filtros e Intensidade para ajustar a cor. Depois ajustei a PDC para borra um pouco o fundo, além de colocar uma Vinheta para ajudar a focar o olho em Ellie. Usei o Ratio de 1.33 em Frames para uma composição mais forte.”

“Retrato – 1 Pose, 3 Abordagens Diferentes: Comecei com um Portrait Shot (Imagem do canto esquerdo superior). Depois brinquei com as configurações de ângulo de Câmera, PDC, Filtros e Vinhetas (Imagens da direita), tirando várias fotos no caminho, para poder voltar, comparar e escolher as que gostei mais.” 

“Imagem Cinemática: Comecei encontrando uma pose e ângulo de câmera bons, depois brinquei com a PDC para estourar o fundo, ajudando a manter o foco em Ellie (A Distância foi de 5 e a Intensidade, 60). Depois, no Display, aumentei o brilho da imagem para 60, já que Ellie estava um pouco ofuscada pela fonte de luz atrás dela. Também ajustei a Nitidez (em Display) e a Granulagem (em Efeitos de Tela) para deixar Ellie mais em foco. Depois, brinquei com as Frames e achei o Ratio de 2.75 era o mais cinemático para a imagem como um todo.”

“Imagem Cinemática: Encontrei um ângulo de câmera e enquadramento (Ratio de 2.75) que achei intrigante, depois ajustei a PDC e a VInheta para ajudar a direcionar o olho um pouco mais.”



Ashleigh DaleQA e Dev Support, Naughty Dog


“Deixe a iluminação fazer o trabalho. Todos aqueles belíssimos raios de luz e iluminação cheia de emoção que os iluminadores colocam são um ótimo ponto de partida. Nesta imagem, puxei a câmera para o mais longe possível e tentei focar na silhueta de Ellie contra a luz. Depois, quis ver que tipo de formas interessantes sobrariam se tirasse mais luz com o filtro de preto e branco.”

“Esta imagem é bem parecida com a que usei o filtro de preto e branco. Para esta, me concentrei em conseguir imagens mais parecidas com pinturas, usando filtros e tirando um pouco a força deles. Este filtro é o Blue Orange, com mais ou menos 85%.” 

“Nesta imagem, quis brincar com a câmera para conseguir um ângulo que a tornasse mais dinâmica que o ângulo normal de câmera. Também usei o filtro Trinity e muita distância para dar mais vida às árvores e ajudar a enfatizar a iluminação fria entrando pelas árvores e o céu nublado.” 

“Para esta imagem, usei bastante o Overlay para alinhar a câmera em uma composição interessante, de acordo com a regra dos terços. Também usei um filtro aqui (Blue Orange ou Vintage, não me lembro com certeza) e ajustei a distância para 75%. Também gosto muito de usar as configurações de PDC para tornar o ponto de interesse um pouco mais nítido do que o resto. Pode ser difícil ver o que está acontecendo a não ser que use bastante força e depois mude a profundidade para decidir onde a quero, depois puxo a força de volta para um nível onde fique bom. Também fiz isso na imagem de Hillcrest.”  

“Foquei bastante na iluminação desta imagem, além de brincar com a curva do esqueleto de Brontossauro. Coloquei a câmera perto do chão para enfatizar o tamanho do esqueleto, e usei o Overlay como guia para a composição. Usei o mesmo filtro que na imagem do museu com ellie, e empurrei a PDC para focar no crânio do esqueleto. Usar a PDC desta maneira também ajuda a dar um ar de pintura na imagem com o uso de filtros.” 



Matt NeapolitanCinematógrafo, Naughty Dog


“Queria dar uma sensação de movimento para esta imagem. Com a câmera se movendo em um clipe rápido, abrir a lente iria borrar o sensor de imagem com a luz refletida, resultando no efeito visto no fundo aqui. Então, aumentei o Motion Blur para emular a velocidade e coloquei um filtro vibrante para exagerar a paleta de cores do céu.

“Geralmente você quer deixar espaço na frente de objetos em movimento, então enquadrei a imagem para “colocar” o cavalo a esquerda, com nada além de espaço à direita para equilibrar. 

“Embora seja importante entender os princípios de arte de design, como colocação e equilíbrio, você nunca quer se sentir restrito por eles. Não há regras absolutas sobre o que faz uma boa imagem. Depende do sujeito da imagem, do timing, e do contexto. O que é mais importante no campo de visão? Qual o objetivo da foto? Que momento desejo expor à iluminação?”

“Um dos pilares do design de The Last of Us Part II foi aderir às propriedades físicas do mundo real. Trata-se de um futuro onde a vida é foto realista e brutal. Por isso, a nossa cinematografia tenta obedecer o comportamento de lentes e da luz no mundo real. O  Photo Mode aproxima os efeitos de fatores chave como o tamanho da abertura, tempo de exposição, e de parâmetros como Campo de Visão, PDC, e ajustes de imagem como Brilho, Saturação, e filtros.  

“Um comportamento de lentes reais é que geralmente, quanto mais próximo do sujeito ou quanto mais alta a duração de foco, mais forte fica o efeito de PDC. Um foco mais demorado (um Campo de Visão menor no Photo Mode) geralmente resulta em uma PDC mais rasa. Então, para dar mais realismo quando usar um Campo de Visão menor, aumente a intensidade da PDC para deixar seu sujeito em foco, com um fundo leve e borrado..

“O céu está dourado aqui, então temos um brilho quente na cesa, e Ellie está iluminada por trás, então só vemos sua silhueta o bastante para transmitir um senso do seu estado mental no momento. Estas são algumas coisas que levamos em consideração quando escolhemos o ângulo, tom e intensidade da luz.”

“A Fotografia e a Cinematografia envolvem tantas disciplinas – pintura, iluminação, teoria de cores, desenho, perspectiva – algumas vezes vale limitar o número de fatores que você está tentando incluir e focar apenas nas linhas e formas. Coloque a Saturação em 0 ou use o filtro “Noir” para explorar uma abordagem mais abstrata e menos literal de capturar uma cena 3D em duas dimensões. Costumo compor imagens em preto e branco, focando nas formas e poses das silhuetas, sabendo que, caso a composição não funcione sem cores, nem toda a iluminação e renderização do mundo a fará ficar boa em colorida. Esta é uma imagem de baixa iluminação, então coloquei o Grain em 90 para emular a granulação ou ruído que resulta das configurações mais altas de ISO necessárias em condições de baixa luminosidade. A falta de cor, granulação extra, e proporção extrema dão um look clássico de filme de terror a imagem.”

“Adoro a opção de cortar. Não se deve necessariamente capturar imagens com a intenção de cortá-las depois, é melhor sempre tentar conseguir a melhor imagem para o momento. Mas a habilidade de poder cortar e tentar diferentes proporções pode realmente mudar uma imagem. Aqui temos um sujeito vertical, a cachoeira, então queria um aspecto menos horizontal. O brilho do sol nas lentes diagonais quebra bem a verticalidade da cachoeira e das árvores. Várias escolhas tornam esta imagem um pouco surreal – a forma não natural e estreita das proporções, aberração cromática, um FOV grande que distorce as linhas verticais um pouco, e uma velocidade alta (Motion Blur = 0) que congela o movimento.” 

“Chamo este tipo de imagem de “imagem narrativa”, quando uso um grande FOV para mostrar o máximo de informação possível. Por isso, reduzi a PDC para quase zero, já que FOVs grandes geralmente possuem um foco profundo, onde você pode ver tudo em foco, dos galhos até a cabine à distância. Usei o conceito das divisões de Fibonacci para dividir a imagem com o equilíbrio em mente, e depois coloquei um pouco de Brilho e Saturação para aumentar o contraste do brilho alaranjado da cabine, com o azul frio do exterior. Tudo, das diagonais dinâmicas nos galhos até as pegadas na neve e uma leve vinheta nos cantos aponta ara o sujeito da imagem, a cabine.” 



Drew WilsonQA e Dev Support, Naughty Dog


“Esta foi a primeira foto que tirei usando o Photo Mode, já que esta foi uma das fases na qual trabalhei. Sabia que as pessoas iriam ter uma forte conexão com este momento icônico no game. Para que Joel fique em pé onde está, o jogador deve interagir com a cápsula e depois pegar um capacete, nesta ordem. A iluminação aqui é incrível e as pequenas alterações incluem a adição de um pouco de PDC para amaciar o fundo, o aumento da Saturação, e a diminuição da Granularidade. Na verdade, estas alterações são as que costumo fazer para as imagens que gosto de capturar.”

“|Esta é outra imagem que tirei faz tempo. Queria capturar o espanto e a maravilha dos gamers quando encontram o T-Rex pela primeira vez aqui. Também queria que Joel estivesse nas sombras, apenas assistindo. Minhas alterações incluem aumentar a Saturação e definição da imagem. Também usei o R3 para ver a grade e alinhar os personagens. Uma das primeiras coisas que fiz aqui foi mover a câmera o máximo possível para longe com o R2 para então começar a ajustar. Usei uma moldura de 2.75 para dar um visual cinemático.”

“Outra ótima área para iluminação aqui, e queria mostrar isso. Aumentei a Granularidade e aumentei a Aberração Cromática para um efeito distorcido. Também foi importante iluminar o rosto de Ellie aqui.” 

“Para capturar isto, busquei uma área aberta com cores contrastantes, onde pude dar zoom para longe para obter uma bela imagem de paisagem. Aqui vemos o verde da floresta, o azul/cinza dos prédios e da rua e também a cor laranja das chamas. Queria que o olho se dirigisse para Ellie, então muito do fundo está borrado com PDC ligada e Granularidade em torno de 40..”

“Desta vez quis uma imagem de ação, e sabia que esta luta em especial contra os Seraphitas tinha várias áreas interessantes. Me levou algum tempo para encontrar algo que me agradasse. Para o efeito molhado, é possível se agachar para mergulhar completamente aqui. Para que Ellie segurasse o machado desta maneira, acredito que estava me esquivando com o L1. Borrei o fundo com a PDC, desliguei completamente a Granularidade, aumentei a Saturação e também o brilho um pouco para que os detalhes do machado ficassem visíveis.”

Os comentários estão fechados.

3 Comentários

Por favor, informe a sua data de nascimento.