Apresentamos o DualSense, o Novo Controle Sem Fio do PlayStation 5

46 0
Apresentamos o DualSense, o Novo Controle Sem Fio do PlayStation 5

Veja as primeiras imagens do DualSense, que trará a sensação do tato à jogabilidade do PS5.

Nós alcançamos um marco emocionante do PlayStation 5, já que estamos começando a enviar o nosso novo controle, já em seu design final, para os desenvolvedores que estão implementando características únicas em seus jogos. Mas antes, queremos que todos da comunidade PlayStation vejam o controle sem fio DualSense™, e ouçam um pouco sobre a nossa visão de como o controle irá cativar mais de seus sentidos conforme interagir com os mundos virtuais do PS5. As características do DualSense, junto com a Tempest 3D AudioTech do PS5, darão ao jogador uma nova sensação de imersão.

Quando o PS4 foi lançado em 2013, o controle sem fio DualShock 4 recebeu bastante feedback positivo, tanto dos gamers quanto dos desenvolvedores, por ser o melhor controle PlayStation lançado até então, e por apresentar novidades já de olho no futuro, como o botão Share. Isto nos leva à próxima pergunta – como construímos em cima desse sucesso?

Após muita consideração, decidimos manter intacto muito do que os jogadores curtem sobre o DualShock 4, ao mesmo tempo em que implementamos nova funcionalidade e refinamos o design. Baseado em nossas conversas com os desenvolvedores, concluímos que o tato, assim como o áudio, não tem sido o foco de muitos games. Temos uma oportunidade incrível de inovar com o PS5, oferecendo aos criadores de jogos a habilidade de explorar como podem aumentar a sensação de imersão através do nosso novo controle. Por isso adotamos o feedback háptico, que adiciona uma variedade de sensações poderosas que sentirá quando jogar, como a resistência de dirigir um carro pela lama. Também incorporamos gatilhos adaptáveis aos botões L2 e R2 do DualSense, para você realmente sentir a tensão de suas ações, como quando você puxa a corda de um arco para atirar uma flecha.

Isso nos deixou o desafio emocionante de criar um controle que melhora o da geração atual, enquanto leva em conta as novidades que estamos adicionando. Por exemplo, com os gatilhos adaptáveis, tivemos que considerar como os componentes se encaixam no hardware, sem que ficasse pesado. A nossa equipe de design trabalhou de perto com os nossos engenheiros de hardware para colocar os gatilhos e atuadores. Os designers então puderam desenhar as linhas externas e o visual do controle, com o desafio de fazer com que o controle seja menor do que parece. No fim, mudamos o ângulo dos gatilhos e também fizemos outras mudanças sutis. Também levamos bastante em consideração maneiras de manter uma vida longa para a bateria recarregável DualSense, e para diminuir ao máximo o peso adicional do controle conforme implementamos as novidades.

Quanto aos botões, não há mais um botão “Share” como no DualShock 4. Não se preocupe – ele não vai sumir. Na verdade, usamos o sucesso do nosso botão Share, primeiro da indústria, para trazer um novo botão “Create” até vocês. Com Create, mais uma vez somos pioneiros de novas maneiras para os jogadores criarem conteúdo épico de gameplay para compartilhar com o mundo, ou apenas para aproveitarem para si mesmos. Teremos mais detalhes sobre esta novidade conforme chegamos mais perto do lançamento.

O DualSense também possui um microfone embutido, que permite que os jogadores conversem com seus amigos facilmente, sem um headset – ideal para conversas rápidas. Claro, se planeja conversar por mais tempo, é bom ter um headset disponível.

Agora, vamos falar sobre as cores. Tradicionalmente nossos controles básico possuem apenas uma cor. Como pode ver, desta vez fizemos algo diferente, e decidimos usar um design de dois tons. Além disso, mudamos a posição da barra de luz, para ter mais destaque. No DualShock 4, ela ficava em cima do controle; agora, fica de ambos os lados do touch pad, parecendo um pouco maior.

No geral, passamos por vários conceitos e centenas de protótipos antes de escolhermos este design final. O DualSense foi testado por vários jogadores, com mãos de tamanhos variados, para chegarmos ao nível de conforto que queríamos, bem ergonômico. O nosso objetivo com o DualSense é dar aos jogadores a sensação de serem transportados ao mundo do jogo assim que abrirem a caixa. Queremos que os gamers sintam que o controle é uma extensão de si mesmos quando estão jogando – tanto que até esqueçam que está em suas mãos!

Estamos muito felizes em compartilhar o visual final do controle DualSense com os nossos fãs, e não vemos a hora de todos poderem tê-lo em mãos! Gostaria de terminar com uma mensagem do Presidente e CEO da SIE, Jim Ryan, à comunidade:

“O DualSense marca uma mudança radical dos nossos antigos controles, e mostra o que acreditamos ser um salto para uma nova geração com o PS5. O novo controle, junto das inovações do PS5, será transformador para os games – continuando a nossa missão PlayStation de sempre levar a fronteira dos games adiante, agora e no futuro. Realmente gostaria de agradecer à comunidade PlayStation por compartilhar essa jornada emocionante conosco, conforme chegamos até o lançamento do PS5, no final de 2020. Não vemos a hora de compartilhar mais informações sobre o PS5, incluindo o design do console, nos próximos meses.” – Jim Ryan, Presidente & CEO, Sony Interactive Entertainment  

“DualSense” é marca registrada da Sony Interactive Entertainment Inc.

Os comentários estão fechados.

46 Comentários


    Loading More Comments

    Por favor, informe a sua data de nascimento.

    Date of birth fields