De Raccoon City, com Amor — 14 Dicas para Sobreviver em Resident Evil 2

0 0
De Raccoon City, com Amor — 14 Dicas para Sobreviver em Resident Evil 2

Aumente suas chances de escapar da infestação com dicas sobre conservação de munição, autodefesa, mapas e mais.

Feliz dia do lançamento de Resident Evil 2 para todos. Quer esta seja sua primeira vez em Raccoon City, ou esteja voltando ao Arklay County, há muitas surpresas aguardando a todos no remake de PS4 do clássico de 1998.

Para prepará-los para voltar ao mundo do terror e sobrevivência, fizemos este pequeno guia, que mostra alguns pequenos mas importantes detalhes advindos de nossas experiências nas ruas de Raccoon City. Há poucos spoilers bem leves à frente, e todos estão centrados em mecânicas de jogabilidade, sejam elas novas ou recriadas para o lançamento.


Seção 1: Sobrevivendo às hordas


Escolha seus tiros

Apesar da munição ser mais abundante que no jogo inicial, ela não é ilimitada, então é recomendável que você conserve balas. Esquive quando puder e tenha certeza de estar mirando nos pontos certos quando não puder (veja as próximas duas seções para mais).

Quando conseguir o upgrade de três tiros para a pistola Matilda, de Leon, você ainda consegue atirar uma única bala ao apertar R2 devagar; caso aperte com força total você soltará os 3 tiros de uma vez (na versão original, você tinha que trocar entre estilos de tiro em seu inventário).

Correr faz parte, e se esconder também

A maioria dos corredores e salas da R.P.D. são grandes o bastante para permitir que você fique longe dos mortos-vivos. Alguns zumbis são mais rápidos que outros, no entanto; se você conseguir, corra na direção oposta à que estão olhando.

Além de vir com tudo para cima de você se estiver em seu campo de visão, zumbis serão alertados caso haja barulhos por perto. Então, passe pelos zumbis desatentos com furtividade e evite completamente criar uma congregação perigosa de mortos-vivos. Aperte de leve o direcional esquerdo para esgueirar-se: se você não consegue ouvir seus passos, eles também não. Pratique isso, e pratique cedo: você precisará para sobreviver aos inimigos com ouvidos mais sensíveis que aparecerão mais tarde.

Lembre-se de desmembrar

Uma forma criativa de conservar munição é acertar seus inimigos onde dói. Dê alguns tiros bem mirados nos joelhos de um zumbi e ele não poderá mais ficar de pé; acerte seus braços em cheio e ele não poderá mais quebrar portas, ou se você tiver poder de fogo mais pesado — uma espingarda, por exemplo — então mire bem no meio para cortá-los pela metade.

O resultado pode ser uma bagunça, ou às vezes até cômico, mas não fique complacente: mesmo sem braços e pernas, um zumbi ainda pode afundar seus dentes em você caso chegue muito perto.

Controle de grupo e sub-armas equipadas

Spoiler: você será encurralado, você ficará sem munição e você não terá rota de fuga. Nestes momentos, gastar seus poucos recursos preciosos pode ser um preço alto. Nossa dica: sempre guarde uma bomba de luz ou uma granada para estas emergências.

A primeira irá atordoar seus inimigos (até os grandões) por tempo o bastante para você conseguir escapar. A última vai basicamente eliminar qualquer inimigo menor em um raio de 3-4 metros. Guarde-as até que esteja desesperado — ou caso você seja agarrado, você sempre pode enfiar uma destas guela abaixo de um zumbi (aperte L1 quando a opção aparecer), dar uns passos para trás e assistir aos fogos de artifício.

Nota: seja lá qual for a sub-arma que você tenha equipada, ela será seu salva-vidas quando você for agarrado. Facas (desde que não sejam danificadas demais) podem ser recuperadas de inimigos caídos, mas granadas são de uso único. Tente não desperdiçá-las em um único inimigo solitário de baixo nível — deixe suas facas como o equipamento padrão. (Lembre-se, você pode apertar L1 e o d-pad para trocar rapidamente de sub-arma).

Escolha sua câmera

Você talvez note que a câmera padrão do jogo é diferente da Demo One-Shot lançada este mês. Vá para as configurações e você poderá fazer a câmera ficar mais perto dos ombros do seu personagem ou mais para trás, para que você tenha uma vista melhor do que está a sua volta.


Seção 2: Explorando o mundo


Invadindo e entrando

Ao contrário dos jogos clássicos de RE, as salas não são mais áreas isoladas. Fique em sua linha de visão e os zumbis irão seguí-lo de sala a sala, quebrando tudo em seu caminho para encontrá-lo. Então se uma porta começou a fazer barulho, esconda-se ou fuja para outra área antes que abra. Fique perto demais da porta e você será empurrado quando ela abrir.

As portas reagem realisticamente a como você as abre. Se você encostar bem devagar em uma porta destrancada, ela apenas abrirá um pouquinho. Isso permite que você espie em salas adjacentes. Muito útil quando entrando em território novo. Mas mais importante, você não alertará os zumbis, mesmo que estejam procurando por você.

Por fim, fique de olho nas janelas. As frágeis vidraças do Departamento Policial da era colonial de Raccoon City não irão aguentar muito. Use tábuas de madeira para selar estas janelas de vez e manter os mortos-vivos fora do caminho.

Você encontrará placas de madeira espalhadas por toda a estação, que podem ser usadas para selar janelas por todo o precinto. O remake é mais generoso que o jogo original, que permitia selar apenas um de dois locais. Dito isso, você deve priorizar selar janelas em corredores estreitos no lado oeste do térreo do prédio. Em primeiro lugar, é praticamente impossível esquivar-se de zumbis aqui, e em segundo, você em breve terá de fazer uma escolha entre esgueirar-se ou correr por estas partes.

Caído não significa morto

Conversa real: saber a diferença entre ‘morto’ e ‘morto-vivo’ pode ser difícil. Há corpos por toda Raccoon City: alguns estão mortos — super-mortos — e nunca mais irão voltar. Mas e os outros? Bem, eles irão se levantar no segundo em que você virar as costas.

Isso vale para aqueles que você já derrubou também. Um corpo que você encheu de bala três salas atrás pode te seguir pelas escadas e através de corredores inteiros para lhe dar uma mordida molhada enquanto você examina uma prateleira. Trate todo corpo com cautela.

Olhando seu mapa

Raccoon City é um lugar enorme. A estação R.P.D. sozinha é um labirinto com múltiplos andares, múltiplas salas e muito mais que uma entrada. Faça do mapa (acessível ao apertar o touchpad) seu melhor amigo. Ele nomeará cada sala, marcará o local de cada item descoberto mas não coletado e irá colorir cada área em vermelho onde ainda há segredos para descobrir ou interações a fazer.

Mais importante, interaja com cada porta que você ver (aperte X quando a opção surgir), mesmo que seja óbvio que não há forma de abrí-la. Essa porta — e o item necessário para acessar a sala atrás dela — serão marcados em seu mapa. Isso removerá a necessidade de voltar atrás quando você não tiver certeza de onde ir.

Sob trancas e códigos

Você encontrará alguns cofres tradicionais e armários pessoais através de Raccoon City. Todos podem ser abertos para descobrir todo tipo de item interessante, desde enormes estoques de munição, até expansões de inventário e novas partes para sua pistola favorita.

Códigos de acesso são bem escondidos, então leia todos os documentos que encontrar com cuidado, cheque qualquer escrita nas paredes, portas ou lousas brancas. A maioria irá fazer referência ao chão e/ou as salas onde as coisas estão escondidas, e (se você seguir a dica “Olhando se mapa” acima), você terá uma marca em seu mapa de cada um que não for aberto.


Seção 3: Gerenciando seu inventário


Viaje leve

Resident Evil 2 vem de uma época antes da invenção de telas de inventário sem fim; há um limite do quanto você pode carregar no jogo, com alguns itens tomando mais espaço que outros.

Sempre que você chegar a uma caixa de armazenamento (tipicamente em uma área segura), dê uma olhada em seu inventário e guarde qualquer coisa que não precisará imediatamente: munição extra ou itens de cura, materiais de craft, ou itens para qual você não achou um uso. Você pode pegá-los a qualquer hora, de qualquer caixa de armazenamento, em qualquer lugar do mundo do jogo, então não há necessidade de arrastá-los consigo.

Por mim, qualquer item que não mais seja necessário terá um marcador vermelho do lado de sua imagem em seu inventário. Selecione o item e escolha “descartar” para se livrar dele permanentemente.

Combinando e examinando itens e buffs de dano por tempo limitados

Cada item que você encontrar terá um modelo 3D que você pode examinar em mais detalhes em sua tela de inventário. Isso não é apenas para ser esteticamente bonito: alguns itens podem ter interações extras que revelam segredos. Esses serão marcados em sua tela. A maioria dos itens tem um design prático do mundo real: encontre a tampa de uma caixa para abrí-la, por exemplo.

As famosas ervas indígenas das Montanhas Arklay ainda funcionam da forma clássica dos jogos RE passados: verdes curam, azuis retiram venenos, vermelhos aumentam a potência das duas últimas quando misturada.

Algo brevemente mencionado nas notas iniciais mas não elaborado são os buffs adicionais que são ganhos através de certas misturas. Combinar azul com vermelho não apenas curará qualquer moléstia existente, mas também dará resistência temporária a veneno. Combine vermelho, verde e azul para resistir veneno e ter um buff temporário de defesa. Consuma a mistura e você verá um ícone de escudo aparecer no canto inferior direito da tela, sob uma barra verde gradualmente decrescente. Pela duração da barra, você levará dano reduzido — guarde estas misturas para lutas de chefe!

Vá além do conhecimento básico

Temperar um mundo de jogo com uma leitura leve não é nada de novo — livros, diários, relatórios e afins são super comuns em jogos de aventura — e aposto que todos somos culpados de ler por alto aqui e ali. Na maioria dos jogos, você provavelmente deixará algum pedaço da história para trás, mas em Resident Evil… bem, você pode estar perdendo a pista que precisa para vencer o jogo.

Todos os documentos que você coletar ficarão guardados em seu inventário — caso fique preso, dê uma lida em todos com cuidado. Pistas estão tipicamente marcadas em verde, mas algumas informações cruciais são menos aparentes.

Expandindo seu inventário / melhorando suas armas

Inicialmente, você terá de usar as caixas de armazenamento mencionadas previamente para gerenciar seu limite de espaço de inventário. Conforme explorar a R.P.D., no entanto, você encontrará bolsas de inventário, cada qual o aumenta em dois espaços extras.

A primeira que você provavelmente irá encontrar está no térreo, na Safety Deposit Room, apesar de você precisar encontrar algum jeito de adquirí-la. Não se preocupe, há muitas outras espalhadas pelo jogo que aumentam sua capacidade de carregar itens enormemente.

Além disso, quase todas as armas que encontrar no jogo podem ser modificadas com partes customizadas, melhorando a precisão, recuo, capacidade de carregamento e muito mais… fique atento para qualquer uma destas, mas lembre-se, armas modificadas gastarão mais espaço de seu inventário.


Seção 4: A segunda metade da história


Destravando campanhas extras

Há campanhas adicionais disponíveis no jogo, que são destravadas quando certos critérios são cumpridos.

Jogue como Leon, por exemplo, e você saberá que Claire está correndo em algum lugar no mundo. Comece um segundo jogo após terminar a campanha dele (vá para o modo de história e escolha um segundo jogo do menu principal) para vivenciar o lado de Claire da história, revendo a aventura sob uma nova perspectiva, com puzzles ajustados, novas armas e um fluxo de história bem diferente. Após completar mais essa, volte ao menu de novo — há mais a ser descoberto.

Bem, isso é tudo que temos por hora — o resto é com vocês. Lembre-se de trazer seus nervos de aço, praticar seus gritos em tons agudos e de trazer um amigo para ajudar quando a tudo ficar tenso demais, e temos certeza que você sairá com vida de Raccoon City!

Os comentários estão fechados.

Por favor, informe a sua data de nascimento.

Date of birth fields