Escolha do Editor: Por que Beat Saber é um dos Melhores Jogos de 2018

1 0
Escolha do Editor: Por que Beat Saber é um dos Melhores Jogos de 2018

O vibrante e viciante jogo de ritmo da Beat Games é obrigatório para quem possui um PS VR.

Passei boa parte da minha adolescência e juventude tentando dominar jogos como Dance Dance Revolution, DrumMania e Beatmania IIDX (sem contar nos Guitar Heroes e Rock Bands da vida), e sempre apoiei jogos em realidade virtual, desde os dias iniciais de “Project Morpheus”. Beat Saber combina as duas paixões numa experiência viciante que me faz perguntar “como não pensaram nisso antes” e que — sim, vou dizer sim — é obrigatória para todos que possuem um PlayStation VR.

Você provavelmente já sabe como o jogo funciona, já que vários vídeos dele estão rodando pelo YouTube: o jogador, equipado com dois sabres, corta e golpeia blocos vindo em sua direção ao ritmo de uma trilha de alta energia — muitas compostas por Jaroslav Beck. Beck, co-fundador da Beat Games, emprestou seus talentos musicais para grandes projetos como Overwatch da Blizzard e gigantes de Hollywood como Star Wars e O Exterminador do Futuro.

Beat Saber for PS VR

Assistir um pro gamer jogando Beat Saber pode ser intimidador, mas posso dizer que Beat Saber é um dos jogos de ritmo mais acessíveis de todos os tempos. Já explico.

Em termos mecânicos, Beat Saber não é muito complicado, mas jogos de ritmo são quase sempre confusos quando você está começando a aprender. Por algum motivo, sempre que mostrei Beat Saber para alguém e vi jogarem sua primeira música, notei que aprendiam muito rápido.

Os controles de Beat Saber ajudam muito. Vamos comparar com DDR por exemplo: pisar nas setas quando as setas correspondentes da tela aparecem no momento certo parece simples, mas há uma separação entre a seta digital que você vê na tela e a seta física que você pisa. Depois que você supera esse obstáculo mental é divertido, mas conectar os pontos metafóricos pode levar um tempo. Já em Beat Saber, você está literalmente cortando um objeto “real” que existe bem na sua frente. Remover este passo do processo de aprendizado faz com que os jogadores pulem direto para a parte “Nossa, esse game é bem divertido!”.

Outra coisa que ajuda são as faixas eletrônicas/techno do jogo que combinam muito com a jogabilidade de combate e dança. Isso é acentuado pelas notas criadas com maestria para cada faixa: Independente da dificuldade em que jogar, se mover conforme o jogo manda faz você se sentir, bem… dançando. E depois, dançar é uma ótima maneira de queimar umas calorias! Seu smart watch se acostumou com minha vida sedentária, então esta mudança brusca para um modo mais ativo (algumas das faixas são intensas no modo expert) provavelmente deixou ele bem confuso. Foi mal reloginho!

Beat Saber é o primeiro game de música que jogo desde Rock Band que parece novo e promissor. Ele reacendeu meu amor pelo gênero, e reforçou minha fé no futuro da realidade virtual, e com sorte, ainda me ajudou um pouco a ter uma vida mais saudável. Quantos indicados à Jogo do Ano podem dizer isso?

 


Qual seu jogo favorito de 2018? Clique aqui para votar no Jogo do Ano 2018 PlayStation.Blog!

Os comentários estão fechados.

1 Comentário


    Loading More Comments

    Por favor, informe a sua data de nascimento.

    Date of birth fields