Tetris Effect Coloca Uma Nova Camada de Estratégia no Game Clássico de Décadas… e Funciona

0 0
Tetris Effect Coloca Uma Nova Camada de Estratégia no Game Clássico de Décadas… e Funciona

A mecânica Zone é uma novidade muito bem vinda à fórmula comprovada de um dos clássicos dos games.

Tetris Effect é, obviamente, um jogo de Tetris. O que é menos óbvio, entretanto, é que se trata do ápice de toda a obra de Tetsuya Mizuguchi.

Numa reviravolta que faz mais sentido quanto mais eu penso, o homem que lançou Rez em 2001 e Lumines em 2004 — além de múltiplas continuações e relançamentos de cada — acabou sendo responsável por um novo jogo de Tetris chegando para PS4 e PS VR este ano. Tetris Effect mistura a jogabilidade comprovada de Tetris com as fases, temas e progressão estilo Lumines, embrulhadas num espetáculo audiovisual estilo Rez, que só pode ter surgido de uma experiência dirigida por Mizuguchi. Principalmente em VR, e com som de qualidade, Tetris Effect é uma fusão perfeita e inspiradora das melhores partes destes 3 jogos.

Eliminar ao menos 12 linhas de uma vez no modo Zone é chamado de “Dodecatris”

A próxima frase pode parecer um insulto aos veteranos de Tetris por aí, mas espere eu explicar tudo: Tetris Effect coloca uma nova camada de estratégia em cima da experiência central de Tetris com sua nova mecânica “Zone”, e é muito boa. Espere, eu pedi pra deixar que eu terminasse de explicar!

Conforme eliminar linhas em Tetris Effect, acumula uma barra no canto inferior esquerdo. Desde que tenha um pouco desta barra para gastar, pode ENTRAR NA ZONE (não sei que termo as pessoas vão acabar usando para descrever esta parte, estou inventando aqui). A equipe da Enhance está finalizando a maneira exata como os jogadores poderão ativar esta mecânica, mas quando joguei era pressionando R2 ou L2. QUando acionada, o tempo para, congelando os blocos caindo na tela até que decida movê-los.
Tetris Effect for PS4 and PS VR

Tetris Effect for PS4 and PS VRTetris Effect for PS4 and PS VR

É uma ótima maneira de sair de situações complicadas, caso se encontre em uma… mas não é aí que está o X desta nova estratégia. O legal da mecânica Zone está no seu potencial de pontuação: você não apenas recebe pontos por eliminar linhas no modo Zone, como o jogo também para de contar as linhas eliminadas da fase atual. Isto permite que jogadores veteranos possam fazer as fases demorarem mais que o normal, que em troca deixa você aumentar o número de linhas totais e “tetrises”, ou seja, mais pontos deliciosos e novos termos como “Octoris,” “Dodecatris,” e — respire fundo para este — Decahexatris quando você eliminar grupos enormes de linhas no modo Zone. É… bem, é incrível.

E se eliminar 16 ou mais linhas? É um “Decahexatris”

Claro, só joguei um modo (Story) durante meu curto tempo com Tetris Effect, então ainda vamos descobrir que outros modos o jogo final terá, e se terão mais mudanças à fórmula básica, ou modos mais clássicos para agradar aos puristas. Tudo que posso dizer com o que sei agora é que a versão da Enhance de um dos games mais tradicionais é uma evolução muito bem vinda, e ainda estou aqui pensando e tentando criar maneiras de maximizar o meu potencial de pontuação — e descobrir o que chamarão quando você eliminar todas as 20 linhas de uma vez — quando o jogo for lançado ainda este ano.

Os comentários estão fechados.

Por favor, informe a sua data de nascimento.

Date of birth fields