O Longo Caminho até Final Fantasy XII The Zodiac Age

7 0
O Longo Caminho até Final Fantasy XII The Zodiac Age

Essa é a história de um mundo chamado Ivalice.

A origem de Final Fantasy XII The Zodiac Age começa com o Final Fantasy XII original, lançado para PS2 em 2006. O jogo teve a honra de receber muitos prêmios com seu sistema único de jogo que concedia aos jogadores grande liberdade e habilidade estratégicas, e por sua expressividade gráfica que utilizava as capacidades do hardware até seus limites, em um mundo chamado Ivalice que herda os genes de Final Fantasy Tactics.

Os membros-chave da equipe original se reuniram desta vez para desenvolver Final Fantasy XII The Zodiac Age, mas a primeira coisa que pensei foi “não apenas melhorar a expressão visual e sonora, mas também reconstruir o design do game em si para que jogadores possam experimentar um novo Final Fantasy XII como um título moderno.”

Criamos esse jogo como um novo título para PS4 através de múltiplas mecânicas baseadas em Final Fantasy XII International Zodiac Job System, que foi lançado apenas no Japão em 2007. Trazia uma experiência de jogo mais confortável para jogadores, incluindo alterações no sistema de evolução e design de batalha, com estratégias diferentes possíveis quando comparado com o Final Fantasy XII original. Tenho certeza que essa experiência será melhor que as memórias daqueles que jogaram o Final Fantasy XII original antes. Para quem joga pela primeira vez, será uma experiência como nunca antes.

Nesse artigo focarei em três pontos:

  1. Visão de mundo e nova arte principal.
  2. Visuais e sons novos e reconstruídos.
  3. Reconstrução do game design e um novo futuro.

No decorrer deste artigo, vou me referir a Final Fantasy XII como FFXII, Final Fantasy XII International Zodiac Job System como FFXII IZJS, e Final Fantasy XII The Zodiac Age como FFXII TZA.

Visão de Mundo e Nova Arte Principal

Ivalice… Onde a História se Ambienta
“Uma história de uma era quando magia era comum, e navios flutuantes enchiam os céus.”

Ivalice, onde a história de ambienta, é uma terra de espadas e magia que se espalha abaixo dos céus onde navios voadores flutuam. Apesar de cidades grandes com arranha-céus florescerem, ainda é uma época turbulenta e muitos países caíram com a guerra. Esse é um mundo onde esperança e ambição se mesclam entre aqueles que lutam pela liberdade e aqueles que lutam por dever.

No mundo de Ivalice, onde muitas raças — como os Humes, Bangaa e Viera — vivem, há momentos nos quais as diferenças entre essas raças motiva a guerra. Também há momentos nos quais aqueles que pensavam de forma parecida trabalham de mãos dadas, cruzando fronteiras. Essas formas de vida formam a grande história de Ivalice.

Vaan, um garoto cuja família foi tomada pela devastação da guerra, e Ashe, uma princesa cujo lar foi destruído. Os desejos e esperanças desses dois mudarão o destino de muitas pessoas, e até países inteiros.

Nova Arte Principal
Pedimos a Akihiko Yoshida, o designer de personagem principal do FFXII original, e Isamu Kamikokuryo, responsável pela direção de arte do game, para criar nova arte principal para nós, simbolizando o mundo e história de Ivalice.

A arte principal desenhada por Akihiko Yoshida é um grupo de ilustrações com os personagens principais da trama. A história gira ao redor das batalhas entre a Resistência (o lado no qual o jogador se encontra) e o Exército Imperial durante os tempos de guerra, e o layout dessa ilustração expressa o relacionamento entre esses personagens.

A arte principal desenhada por Isamu Kamikokuryo se ambienta na Cidade Imperial de Archades, a capital e base do Império Archadian. Isamu Kamikokuryo desenhou essa ilustração ambientada no mesmo local quando desenvolvemos o FFXII original, então essa arte é uma homenagem ao seu próprio passado, lembrando da época em que estávamos criando o original.

Acredito que a pensar no significado dessas ilustrações enquanto se joga o game garantirá um aproveitamento maior do mundo e história de Ivalice.

Na verdade, temos outra ilustração nova para esse título que ainda não revelamos, então pode esperar ansiosamente por ela!

Visuais e Sons Novos e Recriados

Expressividade Visual Aprimorada

Ao criar a versão HD desse material visual, fomos cuidadosos para preservar a textura gráfica única das ilustrações de personagem de Akihiko Yoshida, ao mesmo tempo que melhoramos a expressividade com tecnologia moderna.

E assim, não apenas aumentamos a resolução dos modelos de personagem, mas também nos esforçamos para aprimorar as texturas como pele, cabelo, pano, couro, metal e qualquer outro material.

Também melhoramos a expressividade de luz e sombra implementando tecnologia moderna de iluminação. O mundo dentro do jogo agora pode ser desfrutado com uma noção maior de atmosfera e profundidade, já que melhoramos o borrão natural (profundidade de campo) e iluminação difusa (oclusão de ambiente).

Ah, sim, a resolução aumenta ainda mais se você jogar em uma TV 4K com um PS4 Pro, então por favor teste isso, se possível.

Expressividade Sonora Aprimorada
Regravamos todas as trilhas (cerca de 100!) com performances ao vivo, pelas mãos de Hitoshi Sakimoto, o compositor do FFXII original.

Quando começamos o desenvolvimento de FFXII TZA, pensamos que ter dois tipos de trilhas — a versão de som interna do PS2 e a versão da Trilha Sonora Original lançada em CD — era suficiente. Entretanto, quando disse isso para Hitoshi Sakimoto, ele disse que “regravar com performances ao vivo seria mais eficiente para um jogo moderno,” e ele me engabelou para fazer isso com essa proposta boa-demais-para-ser-verdade.

E com isso, definitivamente foi a decisão certa regravar as trilhas! Estou confiante que o som sustenido e emoções únicas e duradouras da performance ao vivo melhoram ainda mais a noção de presença e imersão em FFXII TZA.

Até pedimos a Hitoshi Sakimoto para compor novas trilhas (Oito!) para lutas contra chefes e mapas, então eu ficaria muito feliz se os fãs estivessem ansiosos por isso também.

Claro que incluímos as trilhas original de FFXII também. Você poderá alternar entre as duas versões a qualquer momento no menu de configurações.

Também elaboramos as seguintes melhorias à expressividade sonora, além das trilhas:

  • Incluímos tanto as vozes em japonês quanto inglês, e podem ser alternadas a qualquer momento no menu de configurações.
  • Nos esforçamos para reproduzir as vozes em alta definição, o que torna as falas dos personagens mais claras do que nunca. Isso deve ajudar você a sentir os detalhes e nuances de cada cena ainda mais.
  • O som de FFXII era compatível com Dolby Pro Logic II, mas agora o título é compatível com som surround de 7.1 canais.

Reconstrução do Game Design, e um Novo Futuro

O FFXII International Zodiac Job System — a base desse jogo — foi reconstruída do FFXII original por Hiroyuki Ito, que foi responsável pelo design de batalha dos títulos numerados de FF. E assim, em FFXII IZJS (e portanto em FFXII TZA), o design de batalha é diferente de FFXII com uma estratégia diferente, e incorporou um novo sistema de desenvolvimento de personagem, com o qual você pode desfrutar uma aventura ainda mais refinada.

Sempre pensei da seguinte forma “Quero que as pessoas no Ocidente possam experimentar FFXII IZJS, que tem uma experiência diferente do FFXII original, algum dia!” Agora finalmente serei capaz de realizar esse sonho com o lançamento de FFXII The Zodiac Age. Percebo que isso só foi possível devido aos fãs que amam o jogo chamado Final Fantasy XII. Meus agradecimentos para todos vocês!

E esse jogo não é um simples porte de FFXII IZJS, mas também aplicamos muitas melhorias que ajudarão você a aproveitar melhor o desenvolvimento de personagem, batalha e exploração, os destaques de um RPG.

Novo Desenvolvimento de Personagem: O Sistema Zodiac Job
A maior mudança nesse título é a melhoria no sistema de desenvolvimento de personagem, o License Board, que usamos no FFXII original. O conteúdo do License Board no FFXII original é o mesmo para todos os personagens, mas criamos 12 jobs (como Knight, Monk, e Black Mage) e License Boards correspondentes para cada um deles. O jogador pode escolher entre dois jobs para cada personagem e desenvolver cada personagem a partir daí.

Armaduras e armas que podem ser equipadas, e habilidades como magitek e perícias que podem ser usadas serão diferentes dependendo do job, então você pode desfrutar dos desempenhos e estratégias que diferem com a combinação de jobs que o jogador decida empregar, como compensar a fraqueza de certos jobs, ou se especializar em ataques mágicos.

Da mesma forma, a estratégia do sistema gambit será aprofundada ao combinar dois jobs.

Melhorias que Resultam em uma Aventura Mais Divertida

  • Diminuímos consideravelmente o intervalo de carga de dados, garantindo uma aventura mais ágil.
  • Adicionamos uma função de autosave além da habilidade de salvar em um cristal, que estava presente em FFXII.
  • Incorporamos uma função de duplicar a velocidade, aumentando o movimento por todo o jogo.
  • Incluímos uma função útil que sobrepõe o mapa na tela ao apertar o botão L3. Isso permite checar de forma transparente sua localização e destino atuais, mesmo em mapas complexos.

Novo Trial Mode
O Trial Mode é onde jogadores usam os personagens que criaram para batalhas através de um total de 100 estágios. A força combinação do grupo de inimigos difere em relação ao jogo original, e às vezes você pode encontrar um personagem inesperado, também.

HP, MP e efeitos de status são mantidos até o próximo estágio; apesar de poder sair empurrando tudo com a barriga no começo, você notará que seu progresso não é tão simples mesmo no nível mais alto, e não poderá continuar vencendo só usando os mesmos padrões de gambit.

Você precisa pensar sobre estratégia em cada fase, enquanto gerencia HP restante e quantos itens tem, o que garante batalhas muito empolgantes.

Essa opção permite ao jogador a aproveitar a intriga de planejar sua estratégia e a empolgação de ver a estratégia ser bem-sucedida ao ser executada — que é a característica que garante o apelo das batalhas com gambit. Eu realmente recomendo que você enfrente o desafio!

Se Aproximando do Fim
O conteúdo apresentado aqui é apenas uma pequena parte do que você poderá experimentar.

Final Fantasy XII tem diversas aventuras inclusas no jogo, além do cenário principal. Participar de Mob Hunts para derrotar “alvos” (com recompensas por suas cabeças) que ameaçam as vidas diárias das pessoas, lutando contra Espers, explorando calabouços como o Necrohol of Nabudis, e assim por diante. Quanto mais joga, tenho certeza que você poderá fazer mais descobertas no campo, e desfrutar do prazer de desenvolver os membros de sua equipe, assim como expandir a variedade de suas estratégias de batalha.

Espero que você crie sua própria aventura usando o novo Zodiac Job System, melhorado e com funções aprimoradas, assim como outras funcionalidiades úteis.

Retorne a Ivalice.

Os comentários estão fechados.

7 Comentários


    Loading More Comments

    Por favor, informe a sua data de nascimento.

    Date of birth fields