Ys VIII: Um RPG com Legado de Combate de Ação e Ótima Trilha Sonora

3 0
Ys VIII: Um RPG com Legado de Combate de Ação e Ótima Trilha Sonora

A NIS America explora a história de 30 anos de uma amada franquia de RPG que segue Adol Christin em suas muitas aventuras.

Ys VIII: Lacrimosa of Dana chega ao PS4 e PS Vita no fim do ano. Alguns de vocês devem estar animados, e alguns devem estar se perguntando “O que é Ys?” Bem, vamos responder isso para vocês!

A resposta mais simples é que Ys (pronuncia-se “iis”) é uma série de RPG de ação que acompanha um aventureiro chamado Adol Christin em suas viagens por terras distantes, salvando o dia com combate bem polido, ao mesmo tempo que não percebe nunca as moças apaixonadas no meio de suas aventuras.

Mas isso é uma explicação simples. Estas duas letras tem um significado bem maior para muitas pessoas — e com razão. Para alguns, são as letras que definem ação e aventura. Para outros, são a intersecção entre algumas das melhores trilhas sonoras e gameplay mais firme. Para realmente ver o que estas letras querem dizer, acho que precisamos voltar um pouco no tempo. 30 anos para ser exato.

O Histórico

Em 1987, a Falcom — uma empresa de seis anos naquela época que já havia lançado de jogos de golfe a Mahjong — lançou um RPG chamado Ys: Ancient Ys Vanished Omen que trocou as batalhas de turno por um sistema de “ataque de colisão” que mantinha a ação sem parar. O protagonista era Adol Christin, um aventureiro ruivo que saiu de casa aos 16 anos de idade para encontrar aventura e anotava sua jornada num diário.

Desde o primeiro jogo, Adol Christin vem trilhando um caminho interessante; os jogos da série foram lançados e relançados em tudo do TurboGrafx-CD ao PS4. Ys também inspirou sua própria mini série de anime, e a franquia capturou o coração, a esperança e o senso de aventura de jogadores em todo mundo. Seu sucesso se deve a alguns componentes chave: histórias de aventuras bem animadas; ação fluida e viciante; e uma trilha orquestral composta com muito carinho que amarra tudo junto.

A História

Toda história de Ys tem seu lugar na linha do tempo de Adol, mas como todo bom aventureiro sabe, o importante não é a ordem dos destinos, mas sim a jornada em si. Seguindo a história, cada jogo Ys conta é baseado numa parte do diário de Adol. Cada uma tem um enredo direto, narrativa em episódios e alguns personagens recorrentes.

A sorte é que, para uma série com o numeral romano oito no título do jogo mais novo, as histórias contadas não precisam ser jogadas em ordem — cada uma serve tanto para aventureiros novos quanto para veteranos. O Adol tem uma queda natural por se aventurar a lugares novos que precisam de alguém que vá numa missão épica. E, graças a ele, seu amigo Dogi parece compartilhar essa queda. Quase sempre, os dois se aventuram em selvas, montanhas e mais em busca de diversão, geralmente com uma ou duas lutas épicas no meio do caminho.

A Ação

O sistema de ataque de colisão do primeiro jogo Ys significava que o jogador nunca precisava esperar para uma batalha começar, ou selecionar “atacar” de um menu. Era só correr até o inimigo na direção certa e o golpe era garantido. Sem botão de ataque, sem escolher de uma lista, apenas ação. Depois do segundo jogo da série esse sistema foi deixado para trás, mas a base dele — velocidade, diversão, ação — está bem viva e presente em todo jogo da série Ys.

Desde o Ys Seven, o combate é cheio de ação e permite que você troque rapidamente entre personagens conforme a situação para desferir o tipo correto de ataque. Mesmo nos encontros normais, a série Ys oferece combate de bombear o sangue que recompensa reações rápidas, planejamento inteligente e reconhecimento de padrões. Mas as lutas contra os chefes são tão épicas que é capaz de você se perder na diversão, com as mãos firmes no controle enquanto a trilha sonora dita o ritmo da batalha.

A Trilha Sonora

Não estou brincando sobre a trilha que faz o coração bater mais forte. A música que acompanha os jogos Ys é realmente o fruto de um gênio artístico. A equipe interna da Falcom, JDK Sound Team, cria a música icônica de cada jogo.

Se quiser uma prévia da trilha de qualidade, você pode checar agora no Spotify. Estou ouvindo a trilha esse tempo todo escrevendo isto. Posso recomendar ouvir a faixa 5, Sunshine Coastline?

Ys VIII

E agora chegamos ao mais novo jogo da série, Ys VIII: Lacrimosa of Dana. Ys VIII pega todos os elementos que fazem o Ys, sem, bem, Ys, e melhora todos. A história está mais evoluída do que nunca, e pela primeira vez na série, capítulos inteiros com jogabilidade são centrados na nossa heroína, Dana. A ação brilha mesmo com algumas lutas épicas contra chefões, e os controles nunca atrapalham. E aí temos a trilha sonora que, bem, melhor só ouvir.

Estou muito animado em anunciar que o Ys VIII: Lacrimosa of Dana chega ao PS4 e PS Vita no fim do ano nas Américas com áudio em Inglês e Japonês, e texto em Inglês e Francês. Teremos mais detalhes de ambas as versões da próxima vez que eu me juntar á vocês aqui. Até lá, veja um pouco mais sobre a história de Ys em this great retrospective article, e adicione o site oficial do jogo aos seus favoritos para ficar por dentro de tudo que anunciarmos sobre Ys VIII!

Até a próxima, cara!

Os comentários estão fechados.

3 Comentários


    Loading More Comments

    Por favor, informe a sua data de nascimento.

    Date of birth fields