5 Detalhes Que Fazem The Last Guardian Se Destacar

3 0
5 Detalhes Que Fazem The Last Guardian Se Destacar

Sabemos que você está esperando há muito tempo – mas se você acha que o caminho para o lançamento do The Last Guardian foi longo para você, pense no Diretor de Criação, Fumito Ueda.

“Houve momentos em que até eu pensei que talvez esse jogo nunca sairia”, admite Ueda-san. “Mas há uma enorme sensação de alívio por termos conseguido esse feito e estou feliz que os jogadores serão capazes de jogá-lo. Ao mesmo tempo, pra mim ainda não caiu a ficha de que ele realmente está terminado.”

Tendo jogado um pouco de The Last Guardian, posso dizer pra todos vocês que essa é uma experiência que — apropriadamente — exige bastante tempo do jogador. Com a ansiedade de todos, certamente haverá uma tentação de explorar as aventuras do game mais rápido do que um Trico com fome devora as suas caixas de comida. Mas, como um bom romance de fantasia, você encontrará uma experiência mais rica que deve ser vivida com cuidado e com atenção para cada detalhe.

Com isso em mente, aqui vão algumas das pequenas coisas que queremos celebrar em um mundo que você vai conhecer em breve…

1) Ele é o animal de estimação gigante mais adorável que você vai encontrar por aí
É impossível não admirar a enorme atenção que foi dada à aparência de Trico. A textura de suas penas que mais se parecem com pelos e como flutuam ao vento, a maneira que elas se dobram quando o garoto se agarra nelas e o estilo delicado de aquarela é especialmente impressionante.

Detalhes sutis realmente ajudam a enfatizar o tamanho intimidador de Trico em contraste com a estatura diminuta do menino. A grama fica esmagada sob os pés deTrico, e seus saltos, por vezes menos do que majestosos, são muitas vezes acompanhados com efeitos de trepidação da tela para transmitir uma sensação drástica de peso.

Essas coisas são facilmente esquecidas, mas uma grande quantidade de trabalho e pesquisa foi feita para tornar Trico uma parte real do ambiente.

“Fizemos muitos cálculos para que Trico pudesse se mover livremente no jogo e essa foi uma das partes mais difíceis do desenvolvimento”, diz Ueda-san. “Algumas das fases já foram feitas antes de todo o trabalho com Trico ter sido terminado, por isso finalizar o desenvolvimento do seu movimento e encaixar isso em uma área que já fora criada foi um processo bem difícil.”

2) Os pequenos detalhes de uma grande criatura
A equipe de desenvolvimento contrasta brilhantemente a presença assustadora de Trico com sua natureza bondosa e compassiva, e é por isso que você acaba se apaixonando por esse cão-gato-pássaro fofo. Você pode acariciar Trico até que ele se deite no chão e feche os olhos, com uma vibração ronronante do Dualshock 4.

Mas como qualquer animal de estimação inteligente, Trico fica distraído e nem sempre faz o que você gostaria que ele fizesse da primeira vez. Se você tem um gato ou cão você vai saber exatamente do que estamos falando, por isso ser persistente é a chave do negócio.

“Uma das coisas que pesquisamos bastante foi como tornar os movimentos de Trico tão naturais quanto possível”, diz Ueda-san. “Usamos uma técnica de animação procedural para que tudo fosse controlado por um programa que desenvolvemos.”
“Por exemplo, Trico veria um objeto no chão no qual ele não iria querer pisar, então ele vai evitá-lo, ou sua IA vai decidir se virar em uma determinada direção”.

“Há muitos gestos e movimentos óbvios que Trico executa e que são bons de se ver, como quando ele brinca na água ou quando ele se estica como um gato. Mas, pessoalmente, eu quero que os jogadores percebam quando Trico decide virar a cabeça e olhar para várias coisas. É um movimento não muito exagerado, mas é algo em que a equipe e eu trabalhamos muito duro para conseguir criar.”

3) Sobre um garoto
Só porque o Trico é a estrela do game, não pense que o nosso protagonista controlável – o garoto sem nome da história – foi deixado de fora na criação de detalhes. Há muitos pequenos toques que nos aproximam mais do personagem-jogador e nos mergulham em sua perigosa jornada.

No início do jogo o menino tatuado foi misteriosamente deixado no fundo de uma caverna escura, sem saída visível. Explorar a área deixa suas roupas sujas, o que se torna mais perceptível ao longo do tempo. E enquanto o menino corre e tropeça por entre o terreno irregular, quedas (não fatais) resultam nele coxeando e mancando por um curto período de tempo.

Dito isto, algumas de suas melhores animações vêm de suas interações com Trico. Desde o carinho que o menino pode fazer na criatura gigante, até o uso de suas mãos ao redor da boca para um grito mais alto quando ele tenta chamar a atenção de Trico à distância, você realmente sente cada pequeno momento.

4) A ajuda está sempre à mão – e a uma pata de distância
Outro dispositivo inteligente que vai encantar os jogadores com a história do garoto é o uso da narração, algo sobre o qua já falamos antes. Fique em uma área por um tempo suficiente e o voiceover do menino (como um adulto) oferece pistas sobre o que você deve fazer a seguir.

Este sistema sutil de ajuda também se estende ao comportamento de Trico. Às vezes ele vai levá-lo para onde você deve ir, ou oferecer uma dica para fazer algo repetidamente. É uma técnica maravilhosa que não só vai te ajudar, mas que também acentua o vínculo crescente entre vocês.

Ao mesmo tempo, não tenha medo de saltar à frente de Trico quando você sentir que conhece o caminho. Apesar de seu tamanho, ele vai muitas vezes seguir o garoto da melhor maneira que puder. E se ele não estiver com você, então com certeza é ele quem mais precisará da sua ajuda…

5) Vivência em vez de sobrevivência
The Last Guardian está repleto de pequenas sutilezas que você só poderá apreciar parando um pouco e notando cada detalhe a sua volta. Lagartos perambulam em torno de templos, pássaros voam à distância e há borboletas coloridas tremulando em todos os lugares.

Na verdade, quando questionado sobre as borboletas em particular – muitas vezes símbolos do espírito e renascimento – Ueda-san fica intrigantemente tímido.

“Sou uma pessoa muito visual, então ter tantas borboletas no jogo faz parte de uma imagem que eu tinha em minha mente para tornar certas cenas um pouco mais impressionantes”, explica. “Mas há várias outras razões para elas estarem ali. Eu não vou dizer o porquê — é melhor não explicar as coisas tão detalhadamente em um jogo e manter um mistério para a interpretação e a imaginação do jogador…”

Os comentários estão fechados.

3 Comentários


    Loading More Comments

    Por favor, informe a sua data de nascimento.

    Date of birth fields