Quell Memento Chega Hoje para PS Vita

2 0
Quell Memento Chega Hoje para PS Vita

Quell Memento para PS Vita
Quell Memento para PS Vita

Ao desenvolver Quell Memento para o PS Vita, percebemos que o projeto teve início há 20 anos! Veja bem, o protótipo do jogo foi originalmente criado em um computador Amstrad CPC, no longínquo ano de 1993! Dito isso, ele era muito diferente naquela época – era chamado “Last of the Smileys” e tinha um estilo bem 8-bit. Conforme decidimos aprimorar o jogo para lançá-lo nos dias atuais, sabíamos que o estilo visual teria que ser único. Após muita discussão, escolhemos um visual levemente careta, em partes porque descobrimos que o cérebro humano é mais inteligente quando está relaxado.

A nossa intenção com Quell Memento é que ele pareça familiar e provoque sentimentos nostálgicos. Afinal, um jogo chamado Memento sempre vai ser sobre memórias! Por esse motivo, queríamos que todos os elementos fossem baseados no mundo real para serem facilmente reconhecidos (gotas d’água, pérolas e rosas, por exemplo). Sentimos que assim o jogador seria capaz de compreender as regras do jogo rapidamente, pois eles sabem que uma pérola é valiosa, ou que um espinho provavelmente irá estourar uma gota.

Também decidimos que os quebra-cabeças se passariam em uma velha casa abandonada. Que lugar poderia ser mais tranquilo que esse? Projetamos o cômodo para ser um sótão decadente. Demorou um pouco para acertarmos, pois não queríamos que ele ficasse assustador ou desagradável, mas que estimulasse curiosidade e fizesse o jogador pensar “quem viveu aqui?”

A razão para essa intriga é que achamos que uma história de fundo, gradualmente revelada aos jogadores, ajudaria a mantê-los interessados ao longo do jogo (temos mais de 150 enigmas) e fazê-los continuar jogando quando a dificuldade aumenta. Um senhor conversa com o jogador em intervalos no jogo e conta sua história. Contudo, suas memórias estão um pouco confusas, e ele precisa de ajuda para reorganizá-las e encerrá-las. Conforme o jogadores avança pelos nove capítulos, a casa começa a voltar ser como era quando pessoas vivam nela.

Quell Memento para PS Vita
Quell Memento para PS Vita

As coisas realmente se encaixaram quando licenciamos algumas músicas do compositor Steven Cravis – um dos nossos favoritos. Ele compôs uma seleção de faixas tranquilizadoras que não só são perfeitamente adequadas à história e ao estilo, como também ajudam os jogadores a pensar.

A maioria dos jogos tentam fazer você se sentir empolgado ou estressado. Queríamos criar um jogo que ajudasse as pessoas a relaxar, depois de um longo dia de trabalho ou na escola. Usar o painel de toque traseiro do PS Vita é uma ótima maneira de jogar Quell Memento, uma vez que a tela fica completamente livre para você descobrir a melhor forma de completar os quebra-cabeças – embora o direcional digital e a alavanca esquerda também possam ser usadas, se você preferir.

Tentamos explorar ao máximo a mecânica de deslizar blocos e adicionamos variações nas regras do jogo com base em coisas como luz e eletricidade. Conforme o jogador avança no jogo, as mecânicas se fundem. Os jogadores precisam se tornar mais espertos deixando o jogo treinar suas habilidades lógicas.

Quell Memento é um jogo muito único, e esperamos que ele agrade pessoas que gostam de jogos “pensativos”. 20 anos “em desenvolvimento” – será que isso o torna o jogo para PS Vita que mais demorou para ficar pronto?!

Quell Memento Chega Hoje para PS Vita

Os comentários estão fechados.

2 Comentários


    Loading More Comments

    Por favor, informe a sua data de nascimento.

    Date of birth fields