Testamos: The Last of Us

38 0
Testamos: The Last of Us

The Last of Us para PS3

Eu finalmente tive a oportunidade de jogar um capítulo do aguardado novo jogo da Naughty Dog e a primeira coisa que quero dizer é: The Last of Us não é um jogo de tiro. Bem, não exatamente. Embora Joel carregue uma pistola, com muita sorte você terá mais de 10 balas à disposição ao mesmo tempo. Na maioria das vezes, você tentará evitar lutas diretas, surpreendendo os inimigos e se escondendo. Nos momentos mais desesperadores, você puxará o gatilho com um enorme sentimento de relutância – sempre rezando para não errar o tiro. A munição extremamente escassa infunde no jogo uma tensão que traz incerteza a todas as decisões que você toma. Uma coisa é certa: não dá para sobreviver nesse mundo pós-apocalíptico só na base do tiro.

“The Last of Us não é um jogo de tiro.”

Conforme guiava o grupo de Joel pelos escombros de Boston, vi lembretes constantes da típica atenção aos detalhes da Naughty Dog. Pare sob uma goteira e Joel levanta sua mão para manter a cabeça seca; derrube um inimigo perto de um muro e Joel o prende para desferir um soco devastador. Os ambientes também são cheios de detalhes. Olhe pela janela suja de um carro velho e você verá o interior totalmente modelado. Ligue uma lanterna em uma sala escura e as sombras dos seus companheiros são projetadas de forma suave e realista na parede e no chão. Vasculhe o cenário e você poderá encontrar um pôster velho do filme “Fever Dream”, uma das inúmeras referências cinematográficas fictícias espalhadas pelo mundo do jogo.

The Last of Us para PS3
The Last of Us para PS3

Com Tess e Ellie cuidando da retaguarda, silenciosamente entrei em um arranha-céu em ruínas, explorando o local enquanto ouvia o som de aço retorcido e ruídos perturbadores. Foi aqui que encontrei o meu primeiro Clicker, um humano em estado avançado de infecção, com horríveis esporos saindo de suas cavidades oculares. O Clicker é um dos inimigos mais mortais que você irá enfrentar, mas ele é cego e depende de uma forma de ecolocalização para se mover e caçar sua presa. Arremessei uma garrafa de vidro para distrair o monstro, então cuidadosamente conduzi Ellie e Tess para dentro do edifício, coletando munição e suprimento ao longo do caminho.

“Criar armas e equipamentos é uma necessidade, e não uma tarefa secundária opcional.”

Rapidamente você aprende que criar armas e equipamentos é uma necessidade, e não uma tarefa secundária opcional. À medida que coleta itens para criar equipamentos e armas, você precisa tomar decisões difícies para alocar os seus escassos recursos. Por exemplo: usar um trapo agora para criar um kit de primeiro socorros ou guardá-lo para um coquetel molotov? Você também pode combinar lâminas e outros objetos com armas improvisadas (canos, pedaços de madeira) para criar poderosas armas contra múltiplos inimigos. Ou pode optar por criar um faca improvisada que elimina um único inimigo de forma silenciosa e instantânea. Seja qual for a sua escolha, o menu de criação do jogo fornece muita informação em uma interface simples e acessível. Independentemente da quantidade de opções, eu consegui encontrar e criar tudo o que precisei de uma forma rápida e eficiente.

The Last of Us para PS3The Last of Us para PS3

The Last of Us para PS3

Com base no capítulo que joguei, a Naughty Dog não está indo pelo caminho óbvio de dar sustos pontuais no jogador. Em vez disso, The Last of Us desenvolve um medo mais profundo e opressor ao cercá-lo com uma palpável sensação de decadência e solidão, apagando as luzes e bombardeando-o com efeitos sonoros aterrorizantes. Ao avançar lentamente por corredores imundos em busca de uma tesoura e uma fita adesiva eu não me senti como um soldado super poderoso, mas sim como um mero sobrevivente lutando para conseguir respirar mais um pouco. Essa desolação permeia e impulsiona a jogabilidade: não importa se a situação está muito ruim, você está sempre preocupado, esperando que fique pior, muito pior.

Visualmente, o jogo é incrível. Os elementos absurdamente detalhados dos ambientes fechados contrastam bem com a escala gigantesca das cenas em céu aberto, como os arranha-céus engolidos pela vegetação em uma Boston completamente abandonada. O esquema de controle se mostrou natural e intuitivo, e Ellie e Tess não parecem ser simples NPCs com um boa Inteligência Artificial, mas sim verdadeiras companheiras em uma jornada sombria e desolada.

Os comentários estão fechados.

38 Comentários

  • Andi_Ottersbach

    Caramba! Ancioso por esse game! Se vier com dublagem ou pelo menos legendas pt-br….
    Aí vai ser o bicho.

  • espero que venha dublado parece ser ótimo

  • Ele e beyond não podem vir sem pelo menos legendas em português……vai perder quase toda a graça do jogo……….

  • Vamos la Sony, esses são os últimos exclusivos dessa geração, ´´The Last of Us“ e ´´ BEYOND: Two Souls “ tem que vir com dublagens e legendas em português. Ajuda ai Felipe.

  • Parece ser um excelente jogo.No Aguardo…… 🙂

  • Se sair com DUBLAGEM já dou com praticamente certa a compra. Mas também gostaria de saber como será o modo multijogador, que foi confirmado mas não se fala nada sobre ele há muito tempo. Tomara que fique bom…

  • se sair com as legendas em pt-BR já vai ser ótimo. gostei da dublagem de inFAMOUS 2, mas não é necessária, na minha opinião.

  • Parece que vai ser um dos melhores jogos de 2013,tomara que seja mesmo,pois com certeza vou comprar.

  • Uma coisa que esqueci de comentar,eu quero,todos querem pelo menos legendas em PT-BR 😀

  • Aguardando ansioso esse jogo e tb o tomb raider, meu Ps3 ainda meio parado.

  • Bruno_a_oliveira

    Estou mega ancioso pelo lançamento deste jogo. Seria legal legendas opcionais em diversos idiomas incluindo PT-BR. E um modo on-line co-op seria perfeito

  • MavericK_CjR

    Pra mim, legendado em PT-BR já estaria de bom tamanho, se eu conseguir entender toda a história… Não faço muita questão de colocar dublagem no jogo…

  • Esse vai ser O JOGO DO ANO! só faltava pelo menos legenda em português pra ficar 110%, vamos la Sony eu diria que não custa nada mais isso seria mentira 😉 , a Naughty Dog e os fãs merecem isso.

  • ancioso para poder jogar The Last Of Us *—*

  • Faria-Hunter

    Felipe bem vindo de volta.

    Poderia me tirar uma dúvida de um problema que surgiu comigo desde que lançou Store WEB.

    Os jogos que compramos digitais não ficam disponíveis sempre que quisermos fazer download (psvita e ps3)?

    Porque esses dias atras eu troquei de cartão 8/32GB pra ter mais espaço pra jogos e alguns jogos estavam com opção comprar ativada e não fazer download quando eu fui pegá-los novamente.

    Ontem eu chequei minha conta e 1 jogo continua assim, o Uncharted Fight for Furtune e entrei em contato tanto por e-mail e telefone e me disseram que a nova politica é: comprou digital você tem direito ao download, assim que concluído o jogo deve ser comprado novamente para novo uso. Eu expliquei que é mesma conta, aparelho e tudo e só mudei o cartão e mesmo assim o atendente me disse que não importa e que não podem fazer nada.

    Isso procede? Caso sim isso é uma puta sacanagem tendo em vista que vai que estraga o hd do ps3 ou troca cartão sem ter backup você perde todo investimento. Acho isso muito sério em um termo geral.

    Poderia me dizer o que anda acontecendo e sobre esse assunto que citei pq caso meu amigo não tivesse usado o cartão eu teria perdido os jogos.

    • Felipe Azevedo
      Felipe Azevedo

      Oi, Faria-Hunter

      Sei que os cartões de memória do PS Vita ficam vinculados à conta da PSN, mas não sei dizer o que aconteceu no caso do Uncharted Fight for Furtune.

      Você restaurou o PS Vita antes de usar o novo cartão?

      Abs.

  • Tem pra baixar o demo na PSN BR?

    • Felipe Azevedo
      Felipe Azevedo

      Ainda não, BetoChazan. Nem na loja nacional nem em nenhuma outra.

  • Considerando que, Uncharted 3, da mesma produtora, veio dublado em PT-BR, é razoável presumir que The Last of Us venha, no mínimo, legendado em nosso idioma.

  • Faria-Hunter

    + Felipe Azevedo em fevereiro 7th, 2013 às 1:00 pm disse:
    Você restaurou o PS Vita antes de usar o novo cartão?
    Abs.

    Não tinha restaurado quando troquei, apenas pediu para formatar o cartão e não tinha os ícones dos jogos que eu tinha então fui na store para baixá-los novamente.

    Interessante que eu notei agora que o fight for fortune demo está marcado como comprado mas eu nunca baixei a demo dele. Alias só peguei 2 demos até hoje: silent hill e gravity rush.

    E quanto essa história dos atendentes sobre os downloads dos jogos comprados via store de que só pode baixar uma vez, procede?

    • Felipe Azevedo
      Felipe Azevedo

      Oi, Faria-Hunter.

      Não temos contato com a equipe da Central de Antedimento, mas essa informação que passaram para você não me parece correta.

      Abs.

  • ovelhachata

    Nosso mercado merece esse game totalmente localizado. Será mais um grande sucesso de vendas.

  • Olá a todos, minha estreia aqui no blog do Playstation BR e queria tirar uma dúvida com o moderador, que sempre responde aos frequentadores, pelo que pude ver…

    ONDE ESTÁ O RESISTANCE COLLECTION ? Estava programado pra chegar desde dezembro do ano passado, foi adiada o lançamento para fevereiro, e até agora, nada do jogo nas grandes lojas de SP….

    Por favor, sei que não é o tema do post, mas não consigo esclarecer minha dúvida em lugar nenhum.

    Desde já, agradeço a atenção!!

    • Felipe Azevedo
      Felipe Azevedo

      Houve um atraso no lançamento do jogo no Brasil, Leonno85. Mas ainda não recebemos informações de quando ele vai estar disponível nas lojas. Abs.

  • tanto the last of us, quanto beyond foi lançado trailers oficiais com legendas em português…sem mencionar que as produtoras dos dois jogos lançaram suas ultimas produções com dublagens em português……..acho que 80% de certeza que pelo menos legendas de nosso pais os dois jogos terão………

  • Será um jogo memorável.

  • vai vim em BR????

  • mscn-adventure98

    ajudem também , assinem e compartilhem para tentar baixar os impostos de consoles e jogos no brasil nesta petição:http://www.avaaz.org/po/petition/Impostos_menores_para_jogos_e_consoles_no_brasil_urgente/

  • Nossa bem loco tem que vir pelo menos com legenda em portuques vms ai galera ajuda a gente

  • Gostaria de resaltar um comentario sobre todas os jogos sera que tem como a sony fazer dlc de legendas ou audio para os jogos ja lançados ajudaria e muito a todos o brasileiros que utilizão os jogos ja que estamos entre os 10 paizes que mais compran jogos obrigado a todos

  • EDUCREMONESI

    esse game está na minha lista de desejos ou pro-cimos games eu o quero muito vai ser bom paca, ai se tiver dublagem ou legendas ai carimba o ótimo antes de sair

  • Eddie_Crowley

    Esse jogo tem tudo pra ser mais um grande sucesso da Naughty Dog… Com certeza vai fazer parte da minha coleção!!!

  • É realmente,pra curtir o jogo plenamente tem que vir dublado pois a emoção fica mais real

  • stivenstifler

    olha sem palavras …. com certeza sera o melhor jogo do ano , quem é residente evil 6 ou outros jogos de sobrevivencia para chegar perto desse jogo , acho qui a Naughty Dog nao tah brincando com um projeto desse , esse jogo vai ser a revoluçao i vai Ensinar as outras marcas como a CAPCOM a fazer um verdadeiro jogo de sobrevivencia , aguardando Ansioso rs , afinal e da Naughty dog qui estamos falando rs 🙂

  • se for dublado sera melhor ainda o/

  • stivenstifler

    velho para que vcs querem dublagem nesse belissimo jogo , e tbm nem vai ser preciso pq o dublador de JOEL nao é nada mais nada menos do qui Troy Baker sem contar com a atriz Annie Wersching que esta fazendo um excelente trabalho , i a voz deles são muito loka intao pra que dublagem ?? , na minha opinião esse jogo dublado nao vai dar um clima muito realista intao para mim tanto faz vim dublado ou nao pq o jogo tah perfeito rs :p

  • stivenstifler

    sera qui vcs nao notarão qui é a Naughty Dog umas das melhores marcas do mundo que esta fazendo esse lindo projeto? hehe rs 🙂

  • Astro_KillerBr

    Caraca, pela análise que você fez estou esperando muito desse jogo, assim como foi com Uncharted 3. Vocês da Naughty Dog sempre trazendo as melhores coisas pro PS3. VLW!

Por favor, informe a sua data de nascimento.