Entrevista de The King of Fighters XIII: Lutando para Voltar ao Trono

18 6
Entrevista de The King of Fighters XIII: Lutando para Voltar ao Trono
Entrevista de The King of Fighters XIII: Lutando para Voltar ao Trono

Estamos mesmo vivendo a renascença dos jogos de luta. Desde que Street Fighter IV reacendeu o gênero em 2009, temos recebido uma série de títulos criativos e variados, desde os belos visuais de BlazBlue até o festival de combos aéreos de Marvel Vs. Capcom 3. No meio do caminho, tivemos The King of Fighters XII da SNK Playmore, anunciado como o “renascimento” da tradicional série de lutas com trios. E embora ele realmente tenha dado nova vida à série com sua bela arte 2D de alta definição e sua animação suave, o jogo entregou pouco em termos de conteúdo.

Dois anos depois, a SNK Playmore está trabalhando duro para recuperar a coroa com The King of Fighters XIII para PlayStation 3, publicado nos EUA pela Atlus. E, pelo que vimos até agora, treze parece ser o número de sorte para KOF. O jogo foi originalmente lançado nos arcades japoneses em julho de 2010, sendo elogiado pelos aficionados por seu elenco expandido (31 personagens selecionáveis, incluindo a volta da adorada Mai Shiranui), seu sistema de luta revisado (com jogabilidade mais rápida e elementos de títulos anteriores da série) e seu modo Story multifacetado (com a conclusão da trilogia de Ash Crimson). Para a versão de console, a equipe está adicionando ainda mais lutadores, estágios e diversos modos de jogo – sem mencionar os ajustes de balanço baseados no feedback da versão arcade.

Previsto para dia 22 de novembro nos EUA, The King of Fighters XIII está sendo feito sob medida para os fãs de longa data e entusiastas de jogos de luta em geral. Para saber mais detalhes sobre essa volta aos bons tempos, conversamos com o produtor Kei Yamamoto da SNK Playmore do Japão. Ele deu detalhes sobre jogabilidade, história, netcode e planos futuros – sim, nós também imploramos perguntamos por uma versão de KOF para o PS Vita. Então leia a entrevista e não deixe de contar suas memórias sobre a série KOF nos comentários!

The King of Fighters XIII para PS3: Billy Vs. Mai

PlayStation.Blog: Foi legal ver KOF finalmente ingressando na era da alta definição com The King of Fighters XII, principalmente por ter mantido suas raízes 2D, mas o jogo acabou sendo criticado por seu conteúdo um tanto limitado. Como The King of Fighters XIII pretende resolver esse problema?
Kei Yamamoto, produtor da versão para console de The King of Fighters XIII: A principal queixa em relação a KOF XII foi o pequeno número de personagens, o que não se espera de um KOF. Desta vez, passamos de 20 personagens (22 na versão para console) para 31 lutadores na versão arcade de KOF XIII, e estamos adicionando mais alguns para este lançamento nos consoles.
Também adicionamos diferentes modos de jogo, como o Tutorial para iniciantes, Mission para os veteranos e Story para aqueles que querem saber o que se passa na trama de KOF XIII. Este episódio é uma evolução em relação ao anterior em todos os aspectos, então os jogadores poderão curti-lo por muito, muito tempo.

PSB: Esses sprites são realmente bonitos em movimento. Como foi o processo para dar vida aos personagens?
Yamamoto: Em primeiro lugar, criamos modelos 3D para cada personagem. Fizemos cada pose, adicionamos fontes de luz e, a partir daí, geramos cada quadro de animação como uma imagem 2D. Então, passamos à pós-produção, etapa na qual adicionamos detalhes como expressões e sombreamento no estilo ilustração feita a mão (dot-pixel). Achamos que é um processo bem único para criar sprites 2D.

Entrevista de The King of Fighters XIII: Lutando para Voltar ao Trono

PSB: O que o 13º episódio de KOF apresenta de novidade em termos de jogabilidade? O que fará KOF XIII se destacar no hoje congestionado gênero dos jogos de luta.
Yamamoto: Há duas barras diferentes em KOF XIII: a barra de Power e a barra Hyperdrive (HD).
A barra de Power vai se enchendo conforme você bate ou apanha, e quando ela fica completamente cheia, você ganha um estoque de Power. Com estoques acumulados você pode desferir poderoso ataques como Desperation Moves e guard cancels. Este sistema é familiar para os fãs de KOF.
Quanto à nova barra HD, você a preenche da mesma maneira que faz com a barra de Power, mas a utiliza para um propósito diferente. A barra HD é usada para fazer o Drive Cancel, ou seja, cancelar um golpe especial e seguir com outro, ou para fazer um Super Cancel, que permite emendar um Desperation Move durante um golpe especial. Por fim, a barra HD permite ativar o Hyperdrive Mode, um modo que oferece algumas vantagens táticas que possibilitam rapidamente virar o jogo a seu favor.
Há diversos títulos de qualidade no gênero dos jogos de luta. Muitos sistemas de jogos e recursos foram criados até hoje, e o gênero continua evoluindo. Nesse contexto, temos o orgulho de poder dizer que KOF é único com seu sistema de 3-contra-3 em times. Isso, somado a outras características, é o que torna KOF essa série espetacular.

PSB: O jogo foi originalmente lançado nos arcades. Como o fato de ter passado pelo crivo dos jogadoes de arcade beneficia o balanço do jogo? Você está preparando ajustes adicionais para a versão de console?
Yamamoto: Sim, com certeza o lançamento nos arcades influencia o balanço da versão para console. Recebemos muitas opiniões bacanas dos jogadores de KOF XIII nos arcades. Algumas dessas opiniões e reclamações foram mandadas diretamente para nós, enquanto outras nós pesquisamos em fóruns e sites de reviews. Todo feedback é precioso para nós – mesmo que não pudéssemos implementar cada pedido, ainda os levamos em consideração quando estávamos ajustando o balanço da versão para console.

The King of Fighters XIII para PS3: Challenge ModeThe King of Fighters XIII para PS3: Character Customize

PSB: O jogo anterior teve um curto intervalo de tempo entre o lançamento no arcade e a versão doméstica. The King of Fighters XIII, no entanto, chega aos consoles mais de um ano depois de sua estreia nos arcades japoneses. Vocês usaram esse tempo extra para criar mais conteúdo e recursos exclusivos para os consoles?
Yamamoto: Ficamos corrigindo o que tinha que ser corrigido e adicionando conteúdos que os fãs queriam, e, sem que percebêssemos, um ano se passou. Pedimos desculpas por deixar os nossos fãs esperando, mas estamos oferecendo muito conteúdo para compensar, então aguardem que o jogo está quase pronto.

PSB: A jogatina online é algo essencial para qualquer jogo de luta atualmente. Que melhorias foram feitas em relação a KOF XII em termos de netcode e recursos online?
Yamamoto: Recebemos muitos comentários de jogadores a respeito do netcode. Para melhorar a performace, nosso netcode recebeu uma reformulação completa: reavaliamos os níveis de dados, optimizamos o conteúdo dos dados transmitidos e mudamos a maneira como o jogo lida com o aumento de tráfego de dados, entre outras coisas.

The King of Fighters XIII para PS3: Iori com o Poder das Chamas

PSB: Com a volta da adorada Mai Shiranui e a presença de Iori Yagami com o poder das chamas disponível via DLC, The King of Fighters XIII parece um prato cheio para os fãs da série. Vocês estão fazendo o jogo pensando apenas nos fãs hardcore, ou também estão pensando em meios de tornar o jogo mais acessível para um grupo mais amplo de jogadores?
Yamamoto: Não apenas KOF é uma série com uma longa tradição, mas também há o fato de a história de KOF XIII continuar do ponto em que parou num jogo passado, então nosso principal público-alvo são os fãs da série. Mas, como já mencionamos, também adicionamos vários modos de jogo, como o Tutorial, para que os iniciantes em jogos de luta também possam apreciá-lo. Esperamos que os fãs da série, os jogadores de outros títulos de luta e até mesmo pessoas que nunca experimentaram um jogo de luta possam pegar nosso jogo e curti-lo.

PSB: Nesta versão, temos um retorno à tradição de ter dezenas e dezenas de personagens, divididos numa estrutura de times. Sabemos que todos os personagens de The King of Fighters XII estão de volta, mas gostaríamos que você falasse um pouco sobre o processo de escolha dos novos lutadores para este capítulo.
Yamamoto: O último jogo acabou não oferecendo nenhum progresso na história. Como este novo título representa a conclusão da Saga Ash, muitos personagens relacionados à trama do Ash vão aparecer. Para trazer de volta o que faz KOF ser KOF – chamamos isso de “KOF-ismo” –, em KOF XIII nós adicionamos personagens que representavam o “KOF-ismo”. Também evitamos encher o elenco só com personagens populares, apresentando alguns que mostrassem aos jogadores a complexidade do novo sistema de jogo.

The King of Fighters XIII para PS3: Story Mode

The King of Fighters XIII para PS3: Story ModeThe King of Fighters XIII para PS3: Story Mode

PSB: The King of Fighters XIII finalmente traz a conclusão da Saga Ash [conheça a trama detalhada e os enredos individuais de cada time na seção Story do site oficial americano], continuando de onde parou a história em The King of Fighters XI. A série sempre foi conhecida por sua história complexa, então o que podemos esperar para o final desta trilogia?
Yamamoto: O personagem principal do terceiro arco narrativo, o Ash, é bem diferente dos dois protagonistas anteriores [Kyo e K’], então houve quem o adorasse e quem o odiasse. Preste bastante atenção nele – é tudo o que eu posso dizer. Por que será que ele está tentando coletar os Três Tesouros Sagrados? Por que ele se separou de Elisabeth? Queremos que você descubra por si próprio. E, se você puder se sensibilizar com Ash depois de descobrir sua motivação, sua maneira de viver, ficaremos muito felizes.

PSB: O PlayStation Vita está se tornando o sistema portátil supremo para jogos de luta. O que você acha do hardware? Será que veremos um KOF para PS Vita no futuro?
Yamamoto: O PlayStation Vita tem ótimos controles, os títulos previstos são atraentes e as impressões do público são boas, então estou muito interessado nele, não apenas como desenvolvedor, mas também como usuário. Pessoalmente, eu adoraria trabalhar em um KOF para PS Vita se surgisse a oportunidade.

PSB: Ainda temos saudades de SVC Chaos e dos dois Capcom Vs. SNK. Será que ainda teremos outro crossover com personagens da Capcom e da SNK futuramente?
Yamamoto: Os crossovers não apenas proporcionam diversão para os fãs, mas para nós, desenvolvedores, também, então espero que possamos fazer um novo crossover algum dia. Para tornar esse sonho realidade, continuaremos dando tudo de nós para fazer KOF cada vez maior e melhor.

PSB: E qual será o próximo passo da SNK Playmore? Sabe, muitos de nós ainda esperamos um novo Fatal Fury. Quem sabe vocês não poderiam reviver o projeto Garou 2?
Yamamoto: Dentro da nossa empresa também há fãs de Garou: Mark of the Wolves, e fazer uma sequência é uma possibilidade que muito nos atrai. Não apenas MOW, mas outros de nossos títulos também têm muitos fãs torcendo por uma sequência. Tem até mesmo gente que pede por um novo NeoGeo Battle Coliseum.
Agora, a respeito do tipo de jogo que faremos em seguida, ainda estamos na fase conceitual neste momento. Meu objetivo é liderar um projeto que possa atender às expectativas do maior número de fãs possível.

The King of Fighters XIII chega ao PS3 no dia 22 de novembro. Para manter-se informado sobre o jogo, acompanhe o site oficial [em inglês] e siga a Atlus no Twitter e no Facebook.

Os comentários estão fechados.

18 Comentários

6 Respostas do Autor


    Loading More Comments

    Por favor, informe a sua data de nascimento.