Prepare-se para Street Fighter V com a Ajuda de Peter Rosas

2 0
Prepare-se para Street Fighter V com a Ajuda de Peter Rosas

Guerreiros de todo o mundo, levantem-se para o novo Street Fighter V que chega ao PS4 na próxima terça-feira, 16 de fevereiro.

Enquanto vocês esperam o lançamento, preparem-se para a luta lendo essa entrevista com o Associate Producer (e ex-jogador profissional), Peter Rosas.

O último jogo da franquia Street Fighter, o Ultra Street Fighter IV, é conhecido por ser muito técnico. O novo Street Fighter será mais amigável para jogadores iniciantes que queiram entrar no universo de jogos de luta com uma das franquias mais importantes do gênero?

Peter Rosas: Definitivamente. Um dos nossos maiores pilares de design de Street Fighter V foi garantir que o jogo seria acessível para jogadores de todos os níveis. O que é importante para nós é que os iniciantes joguem Street Fighter V pela primeira vez e em minutos possam executar os melhores golpes nas batalhas. Contudo, aperfeiçoar esses golpes pode precisar de um pouco de tempo.

Parece que Street Fighter V está trazendo muitas novas mecânicas ao gênero. O que são os V-Skills, V-Trigger and V-Reversal?

Peter Rosas: V-Skills são habilidades únicas de cada personagem que geralmente ajudam em suas fraquezas. Se o personagem for fraco contra projéteis a sua V-Skill mais que solucionará esse problema. Os V-Triggers são as habilidades de assinatura que podem tomar forma de ataque, empoderamento ou opção de movimento. Todos os V-Triggers podem ajudar o rumo de uma luta quando usados de maneira correta, e para adicionar estratégias mais profundas para cada personagem. V-Reservals são ataques executados durante a defesa. Esses ataques reversos permitem ao defensor derrubar o oponente e recuperar a movimentação neutra da luta.

Street Fighter VStreet Fighter V

Nós também estamos muito ansiosos com o retorno da barra de stun e o guard break sendo uma ferramenta no repertório do Ryu. Como essas mecânicas mudam a jogabilidade em Street Fighter V?

Peter Rosas: A barra de stun completa consideravelmente rápido em Street Fighter V. O que isso faz é criar uma luta muito mais tensa, já que a barra de stun sempre está visível. Talvez quando os jogadores perceberem que eles estão próximos de stunnar o oponente eles joguem de maneira mais frenética. Para o guard break de Ryu, isso é algo que ele somente tem com o V-Trigger ativado. Outros personagens também têm suas características próprias, como uma armadura que aguenta múltiplos ataques, ou no caso de F.A.N.G, um veneno contínuo que drena a vida do oponente. São essas sub-mecânicas que criam a experiência de jogabilidade única de cada personagem.

sfv peter rosas 1

Agora Ryu está barbado e Ken parece muito maduro com um estilo diferente. Quais são as histórias por trás dessas mudanças nos personagens mais emblemáticos de Street Fighter? Outros personagens também terão mudanças visuais de acordo com suas histórias?

Peter Rosas: Particularmente para Ryu e Ken, nós queríamos garantir que seus estilos estivessem diferentes entre si e combinassem como os fãs os enxergam, e é por isso que seus golpes estão diferentes um do outro em Street Fighter V. Para o visual, acho que enfatiza a diferença em seus estilos de vida. Ryu sempre está treinando, por isso que suas luvas e seu gi parecem velhos, e as roupas de Ken parecem mais novas e mais limpas. Quanto aos outros personagens, vocês terão que jogar as suas histórias para descobrir essas mudanças.

É comum e muito importante para os jogadores se identificarem com seus personagens favoritos. Como vocês balancearam todos os personagens para que eles tenham as mesmas chances de vitória e permitir que os jogadores escolham os personagens que mais os agradam?

Peter Rosas: Com certeza. Existem jogadores que usam apenas alguns personagens e se esses personagens não estiverem no jogo, eles não jogam. Com isso em conta, nós queremos ter certeza que esses especialistas de personagens possam usar seus favoritos e terem chances iguais nas lutas. Para alcançarmos isso, nós constantemente ajustamos cada ataque, velocidade de movimento e pulo, e outras coisinhas para garantir que cada personagem esteja forte, mas nunca forte demais.

Finalmente chegamos à Laura, a nova lutadora brasileira. Como vocês chegaram a essa personagem? Como foi a pesquisa para desenvolver o seu estilo de luta?

Peter Rosas: O Jiu-Jitsu brasileiro é facilmente reconhecido como uma das artes marciais mais fortes do mundo, e que infelizmente acabou ficando de fora dos jogos Street Fighter. Assim que decidimos que ter um lutador desse estilo no jogo era uma necessidade (também como uma personagem brasileira), nós começamos a pesquisar os ataques do BJJ para termos certeza que tudo estaria autêntico. Depois nós pensamos nas personagens anteriores que vieram do Brasil e vimos a oportunidade de criar uma nova personagem e parente de Sean.

Sabemos que ela é a primeira personagem de agarrões que solta projéteis, o que a faz uma lutadora bem completa. Quais são suas fraquezas?

Peter Rosas: As fraquezas dependem de quem joga com ela. Para Laura ser eficaz o jogador precisa saber ler os movimentos do oponente e responder com o ataque propício. Se o jogador usando ela não é capaz de fazer isso, Laura pode parecer mais fraca.

Essa é a primeira vez que teremos um sistema multiplayer entre duas plataformas (PS4 e PC) em um Street Fighter. Como você acha que isso impactará a comunidade? Como vocês chegarem à essa decisão?

Peter Rosas: Acho que impactará a comunidade de maneira extremamente positiva. Essa será a primeira vez que todos os jogadores poderão jogar contra si independentemente da plataforma em que jogam, e finalmente descobriremos quem é o melhor jogador de todos.
Nós percebemos que o jogadores de cada console diriam que eles eram os melhores, mas não eram capazes de jogar entre si pela falta da funcionalidade de cross-play. Nós queríamos garantir que em Street Fighter V não teríamos mais desculpas. Apenas jogadores batalhando pela supremacia final.

Street Fighter V é exclusivo nos consoles para PS4, quais são os benefícios que os jogadores podem esperar por essa parceria com a Sony?

Peter Rosas: Bem, um grande benefício que eles podem esperar é o sistema multiplayer entre plataformas diferentes, o que não seria possível de outra maneira. O sistema apenas dará acesso a muito mais desafiantes do que antes, o que é extremamente importante para o aperfeiçoamento em Street Fighter V.
E também, a Sony compartilha da nossa visão de longo prazo para o crescimento do gênero de jogos de luta, então a forte parceria com a Sony nos ajudará a expandir a Capcom pro Tour, a liga anual da Capcom para jogos competitivos de lutas.

Obrigado pelo seu tempo. Esperamos encontrá-lo no multiplayer e a na próxima BGS! Gostaria de deixar uma mensagem final para os nossos leitores?

Peter Rosas: Sem problemas, obrigado pela oportunidade. Por fim, eu gostaria de agradecer aos jogadores do nosso legado e também aos novos jogadores de Street Fighter V. Eu mal posso esperar para ver o que vocês farão ao colocarem suas mãos no jogo!


Esperamos que agora vocês estejam mais ansioso ainda para o lançamento! O novo Street Fighter V chegará ao PS4 na próxima terça-feira, dia 16 de fevereiro.

Você tem alguma dica para dividir conosco? Por favor, sinta-se à vontade para usar a seção de comentários abaixo. E Rise Up!

Os comentários estão fechados.

2 Comentários


    Loading More Comments

    Por favor, informe a sua data de nascimento.

    Date of birth fields