Entrevista exclusiva com o Diretor Criativo de Entwined

6 1
Entrevista exclusiva com o Diretor Criativo de Entwined

No início do mês, o jogo Entwined foi lançado exclusivamente para PS4 – em breve chega para PS3 e PS Vita. Quem já jogou, pôde ver que a história e jogabilidade são diferentes do que estamos acostumados a ter. Se você ainda não jogou, veja o trailer oficial da E3:

 

 

Com essa história um tanto quanto diferente, nós do PlayStation.Blog ficamos curiosos para conhecer um pouco mais sobre o desenvolvimento de Entwined e entrevistamos com exclusividade o Diretor Criativo da Pixelopus, Dominic Robilliard. Confira a entrevista completa!

 

 

                   ——————————————————————————

 

PlayStation.Blog: Nós tivemos a oportunidade de jogar Entwined para PS4 recentemente e gostamos muito do que vimos! Você pode nos dizer um pouco mais sobre a história, para aqueles que não estão familiarizados com o jogo?

Dominic Robilliard: Obrigado!  Estamos muito felizes que tenham gostado. A história é muito simples: é sobre duas almas que estão apaixonadas, mas não podem ficar juntas. Nós temos que ajudá-las a se unir ao longo de nove vidas para que elas possam ficar juntas para sempre. A coisa interessante sobre o jogo é a ideia de poder controlar os dois personagens ao mesmo tempo sem que eles possam se tocar. Eles estão confinados, um de cada lado da tela, até que você possa uni-los ao final de cada vida.

Dom_Robilliard                                                                                                                                                       Dominic Robilliard

 

PSB: Conte-nos mais sobre a lenda que a história do jogo é baseada. De onde veio a ideia de transformar um mito em um jogo?

DR: A ideia original para a história veio de um antigo mito chinês sobre um pássaro e um peixe que se amam, mas estão separados porque um deles vive no céu e o outro na água. Nós nos inspiramos nisso e gostaríamos de criar um jogo para resolver a tristeza desse conto. Assim, tivemos algumas ideias de estrutura de níveis baseadas na reencarnação da lenda que surgiu com a ideia de orientar os dois em várias vidas únicas – cada um com uma emoção diferente em seu núcleo. Produzimos cada nível e percebemos que todos eles precisavam de um final triunfante ou recompensa para o jogador, então tivemos a ideia do Dragão. Queríamos os dois personagens para criar algo bonito quando eles estivessem juntos, e deixar o jogador ser o responsável por isso. É como você trazer para si a história desses dois personagens.

 PSB: Quais são os principais objetivos do jogo?

DR: Ajudar essas duas almas a ficarem juntas ao longo de nove níveis diferentes e esperar que eles fiquem juntos para sempre. Em cada um desses níveis, você guia e controla os personagens através de sequências de obstáculos e depois transforma-os em um dragão subindo.
Entwined on PS4

PSB: Os nove níveis se tornam mais difíceis enquanto você avança?

DR: Eles aumentam de dificuldade enquanto você passa, mas dentro de cada nível há um sistema dinâmico de dificuldade que se ajusta ao nível de habilidades individuais. Ele deve corresponder à sua melhor habilidade, com padrões mais rápidos e exigentes quanto melhor você vai ficando no jogo. Se você estiver indo bem, os seus personagens vão evoluir e as trilhas de luz também vão aumentar de tamanho e luminosidade.

 

PSB: O jogo possui modo multiplayer? Você pode compartilhar online?

DR: O jogo é single player (embora tenhamos visto algumas pessoas compartilhando o mesmo controle para jogar em duas pessoas ao mesmo tempo!). E sim, no PS4 você pode compartilhar as esculturas aéreas nas seções do Dragão utilizando o botão ‘Share’. Há também um modo de desafio que é baseado em tempo e você só tem três vidas para usar durante esse tempo. Há um ranking para você desafiar os seus amigos e outros jogadores de todo o mundo.

PSB: Fale um pouco sobre o desenvolvimento do estilo de música e arte. De onde veio toda a inspiração?

DR: Tivemos muita sorte em poder trabalhar com um compositor desde o início do projeto. Sam Marhsall, que também já foi um estagiário da Sony, fez uma faixa de demonstração para o nosso protótipo e na mesma hora nós adoramos o estilo dele. Ele entendeu o que nós estávamos tentando fazer e na mesma hora o colocamos para desenvolver a trilha completa do jogo. Como nós jogamos o jogo em equipe todos os dias (chamamos isso de diário), Sam esteve nesses encontros e também compartilhou conosco todo áudio e música que ele fazia a cada dia. Dessa forma, enquanto a música dele foi influenciada pela arte e design, a música dele também influenciou o jogo. Essa ajuda é um jeito muito bom se trabalhar sempre que for possível. Sam também esteve presente em muitas reuniões de design – ele é um hard player com muita experiência!

A arte é em grande parte inspirada no abstrato, com cores fortes, ricas, formas fortes e uma disposição muito orientada em cada nível. O jogo inteiro é construído sobre essa ideia de abstração, para que ele tenha um significado a quem jogá-lo. Quando você pedir a um jogador para tirar as suas próprias conclusões sobre o que significa, pensar sobre isso torna o jogo muito pessoal.

PSB: Então a trilha é totalmente composta por Sam Marshall, não é? Nós podemos comprá-la?

DR: Sim, Sam é o nosso compositor e ele escreveu em torno de três horas de trilha sonora original para este jogo! A trilha já está disponível no iTunes e na PS Store.

 

PSB: Quando nós jogamos, percebemos que o jogo é bastante terapêutico. Vocês tiveram isso em mente ao criar o jogo? Qual experiência vocês gostariam que os jogadores tivessem ao jogá-lo?

DR: Curiosamente, logo no início nós descobrimos que ele era uma experiência fascinante. Isso surgiu quando nós começamos a adicionar os recursos visuais e música na mecânica principal do jogo. Nós realmente abraçamos essa ideia a partir daí! Isso é muito especial nos jogos, como eles podem te envolver – o que se faz sentir terapêutico. Em Entwined, quando a sua mente está equilibrada entre a habilidade da jogabilidade e a beleza da arte e música, você fica como em um estado zen de espírito.  Porém, notamos que para que isso aconteça você precisa estar confortável com o controle da mecânica principal. A dificuldade dinâmica está lá para ajudar a que todos cheguem nesse ponto! Essa é definitivamente a experiência que gostaríamos que as pessoas tivessem com o jogo. Outras pessoas têm uma ligação completamente emocional para cada nível com os recursos visuais e música – mas isso é bastante particular. Nós achamos que todo mundo pode se divertir – se eles estiverem procurando um desafio de estratégia ou procurando por algo mais profundo.

Entwined on PS4
PSB: O jogo tem um final? E ele é feliz?

DR: Sim, o jogo tem um final, e estamos felizes como ele termina. E é muito bonito, mas você precisa chegar ao final para ver como termina!

 ——————————————————————————

Esperamos que tenham gostado! Se você curtiu, adquira o seu Entwined na PS Store!

Os comentários estão fechados.

6 Comentários

1 Resposta do Autor


    Loading More Comments

    Por favor, informe a sua data de nascimento.

    Date of birth fields