Entrevista de Dead Space 3: A Reformulação do Multiplayer

5 0
Entrevista de Dead Space 3: A Reformulação do Multiplayer

Dead Space 3 para PS3

O próximo mês de fevereiro reserva o lançamento do terceiro capítulo principal da série de survival horror sci-fi aclamada da EA, Dead Space. Embora os dois primeiros jogos tenham seguido padrões semelhantes, o novo episódio mistura as coisas introduzindo jogabilidade cooperativa à campanha principal.

O multiplayer com entrada e saída opcional permite que um segundo jogador junte-se à história como o novo personagem, o Sargento John Carver. E apesar do jogo ser totalmente jogável em uma experiência solo, se você jogar com um amigo terá uma história expandida e diversas sequências extras.

Sentamos com o produtor do jogo, Steve Papoutsis, para saber como – e por que – a desenvolvedora Visceral Games implementou este novo sistema e o que os fãs da série podem esperar da nova aventura do relutante herói Isaac Clarke.

Dead Space 3 para PS3

PlayStation.Blog: Quais metas você se impôs quando começou a trabalhar em Dead Space 3?
Steve Papoutsis, Produtor de Dead Space 3: Quando começamos a trabalhar em Dead Space 3, colocamos uma série de coisas em frente à equipe. Uma das coisas que falamos foi sobre como faríamos o melhor jogo que já fizemos? Então viemos com o papo seguinte: queremos fazer um jogo AAAA. Todos dizem querer fazer um jogo AAA. E dissemos “quer saber? F***-se isso, vamos fazer um jogo AAAA. Sei que parece divertido, mas precisávamos ter essa meta em nossas vidas.

A outra coisa que precisamos fazer foi entregar a essência de um Dead Space. Não somos muitos de estereótipos como “é um jogo de ação” ou “é um jogo de terror” e por aí vai. É um jogo Dead Space. Isso significa atmosfera intensa, narração abrangente, ação empolgante, terror, sobrevivência, tensão. Estas são as coisas que um Dead Space precisa ter. Estes são os blocos que estamos utilizando para construí-lo.

PSB: Você introduziu o multiplayer competitivo em Dead Space 2, que teve opiniões bem diversas dos jogadores. Você acha que o jogo cooperativo de Dead Space 3 é uma melhor opção?
SP: Não vamos trazer multiplayer competitivo desta vez – já fizemos isso – mas foi uma grande ajuda para entender como criar um jogo online. Com o cooperativo, queremos garantir que tudo o que fizermos seja único. Não apenas queremos ter um bot para seguir o jogador por aí e então, quando você apertar um botão e alguém começa a controlar aquele cara. Isso não seria Dead Space.

O outro desafio era criar um modo cooperativo que fosse viciante com a experiência. Você não tem que jogá-lo – você pode jogar Dead Space 3 no single player de maneira parecida ao que experimentou no passado.

E precisamos criar um personagem que coubesse no universo e não parecesse um personagem jogado. Anunciamos uma graphic novel de John Carver, para ele ter sua própria personalidade e história. Então quando você estiver jogando, verá que ele dá valor ao que está acontecendo. Você aprenderá sobre ele e seus demônios interiores. É muito diferente, e sentimos que é muito inovador.

Dead Space 3 para PS3Dead Space 3 para PS3

PSB: Muitos dos sustos do Dead Space original vieram da noção de isolamento e solidão. Ter um outro jogador junto não diminui o terror?

SP: Quanto a estar sozinho e andar à deriva por um corredor – você ainda terá isso em Dead Space 3. Você pode jogar o single player e ter isso. Mas agora, quando você tem outro jogador em cena com você, é uma abordagem diferente de terror – é mais psicológico. É uma nova sensação, que nunca tivemos em um Dead Space. É como estamos injetando o terror no cooperativo.

Eu também acho que há muito mais terror do que quando as coisas surgem para você. Há a atmosfera, o som, os eventos, as coisas que você vê no ambiente – todas elas tem impactos diferentes nas pessoas. Você ainda pode ter tudo quando tem duas pessoas pelo ambiente.

Por último, acho que dependerá de quem estará jogando com você. Eu gosto de pensar nisso como ir a um cinema. Você e eu em um filme de terror – vamos sentar como fãs de terror e realmente sentir isso. Não andaremos durante o filme, sentaremos na ponta dos nossos assentos, e estaremos envolvidos.

Mas se você for com um amigo diferente, que não gosta de terror, ele ou ela poderá escolher não falar durante o filme ou rir do que está acontecendo. Isso causa impacto em como você aproveita o filme.

Então, se você quiser ter a experiência intensa do single player, poderá. E se você quer ter uma experiência cooperativo como essa, sugiro que você jogue com alguém que goste de jogar dessa maneira. Mas se você apenas quer se divertir como em um filme pipoca, rir e ter um bom tempo, jogue com algum amigo que goste disso.

Dead Space 3 para PS3

PSB: Quão difícil é fazer um jogo genuinamente de terror?
SP: O que é interessante para mim é que leio muitas opiniões diferentes sobre o nosso jogo. Alguns dizem “Meu Deus, é a coisa mais assustadora que jogue” enquanto outros dizem “Ah, nem me assustei tanto”.

Então, sim, acho que é difícil dizer que você vai assustar as pessoas. É muito subjetivo. Não temos uma fórmula mágica. Pegamos a nossa melhor opinião sobre o que irá ressonar com o jogador. Para nós, é geralmente coisas que são relativas. Veja o design de personagem dos necromorfos – eles são humanóides. Você pode relacionar a um cara que não tem uma garra e tem espinhos estranhos no lugar de braços. Você pode imaginar “Ooh, isso seria terrivelmente doloroso!” Você pode ter essa reação.

PSB: Quanto do jogo você irá perder quando estiver jogando o modo single player?
SP: Você não perderá nada. O multiplayer é viciante. Se você está jogando single player, está escolhendo a experiência solitária de Isaac. Se você está interessado em aprender sobre Carver, você terá que jogar com um amigo e ter as informações que precisa, mas isso não mudará o final da história. A história de Carver é impactante.

PSB: Isaac teve momentos terríveis em seu percurso nos dois primeiros jogos. Ele terá algum descanso em Dead Space 3?
SP: Veremos! Posso dizer que Isaac não está procurando entrar em uma aventura neste jogo. Deixamos assim e vamos ver para onde vai.

Os comentários estão fechados.

5 Comentários

  • ovelhachata

    Já comecei várias vezes esse game e não me adapto a dificuldade dele.

  • ovelhachata

    É claro que estou falando do 1º. 🙂

  • eddiebrasil

    Bom… eu ainda não li a entrevista acima, mas, com certeza vou ler. Mesmo assim, independente do que está escrito estou muito preocupado com o destino que DEAD SPACE ” parece ” estar tomando. Pelos videos que vi da E3 2012 e tudo o que os desenvolvedores vem falando sobre o modo multi-player, só vou acreditar que minha série de terror favorita desta geração não se perdeu, logo após o lançamento do jogo.

  • Vou reservar uma grana do meu aniversário pra esse jogo, tomará que valha o investimento.

  • Muito Bacana essa pegada do cara em vim com COOP e Single.
    Acredito que se vc tem um Amigo que curte o jogo deste estilo, vc vai se divertir ainda mais que SOLO.
    Claro… se vc jogar com um cara que é COD (FPS) Acredito que vai ser muito chato.. melhor jogar SOLO.

    Ate mais.

Por favor, informe a sua data de nascimento.

Date of birth fields