Testamos Assassin’s Creed III: Liberation para PS Vita

15 0
Testamos Assassin’s Creed III: Liberation para PS Vita

Na semana passada, a Ubisoft ofereceu aos membros da mídia especializada a primeira oportunidade de testar Assassin’s Creed III para PS3 e Assassin’s Creed III: Liberation, a versão exclusiva para PS Vita que se passa durante a ocupação espanhola no estado norte-americano da Luisiana no Século 18.

Os dois jogos, obviamente, se mostraram muito promissores: ACIII pela pompa da era da Guerra Revolucionária Americana e pela escala que rivaliza com Skyrim, e ACIII: Liberation pela nova ambientação e pela incrível atenção aos detalhes. Mas nos cinco dias após a sessão de teste, me peguei refletindo mais sobre as minhas experiências com Liberation. Ver os amplos e hiperdetalhados ambientes da série e a jogabilidade fluida recriada na luminosa tela de 5 polegadas do PS Vita beira o inacreditável. A protagonista Aveline também me agradou por ser uma personagem interessante com motivações próprias, e o inexplorado cenário da Luisiana no Século 18 tem tudo para ser um dos melhores da série.

Assassin's Creed III: Liberation para PS Vita

Refinada em comparação com à demonstração exibida na E3, a versão atualizada de Liberation que eu joguei era capaz de se garantir no PS Vita – tanto que, às vezes, ela se parece muito com as versões de ACII ou ACIII para PS3. No controle de Aveline, explorei as agitadas ruas de Nova Orleans, admirando os detalhes ao meu redor. A cidade parece viva. Abrindo caminho pela multidão que dificultava a passagem, eu vi um vendedor local limpando a entrada de sua loja, um cachorro preguiçoso relaxando sob a luz do sol e moscas voando aos montes no calor sufocante. Os detalhes técnicos são impecáveis – as texturas são nítidas, a iluminação é realista e a distância na qual o cenário se forma é enorme –, mas é a forma como Liberation une todos eles em uma convincente ilusão da Nova Orleans do Século 18 que me deixou impressionado.

Liberation também agradou no quesito jogabilidade, pegando emprestado o esquema de controle básico e diversos refinamentos de ACIII e adicionando sutis, porém significativos, recursos específicos do PS Vita. Aveline se moveu e escalou com a mesma elegância de Ezio ou Connor, e os controles familiares me permitiram escalar paredes, passar por sacadas e chegar ao topo das construções sem pensar duas vezes. O combate também pareceu ágil e natural conforme eu defendia ataques inimigos com o botão Círculo e desferia golpes com seu facão de cortar cana (as animações de morte para esta arma são agonizantes). Em uma missão, o objetivo era eliminar silenciosamente cinco guardas em uma praça lotada, e aqui a zarabatana mostra seu valor. O sol ardente de Nova Orleans cria muitas sombras intensas, então eu pude me esgueirar até varandas e terraços escuros para encontrar locais perfeitos para eliminar meus alvos.

Assassin's Creed III: Liberation para PS Vita

Eu até executei alguns Chain Kills, que são execuções cinematográficas realizadas por meio da tela de toque que fazem Aveline fatiar, estocar e dilacerar múltiplos inimigos instantaneamente. Mas a interface baseada na tela de toque realmente se mostrou indispensável na hora de trocar de armas e equipamentos, uma tarefa que requer o uso de vários botões e um pouco de prática no PS3, mas que aqui é realizada sem muito esforço. Fora do combate e da navegação nos menus, muitas opções utilizam a tela de toque, e o resultado é rápido, preciso e eficaz. O painel de toque traseiro também é utilizado – você pode tocá-lo para roubar as pessoas mais próximas, ou usá-la para gerenciar a velocidade das suas remadas durante sequências de barco.

Faltam poucas semanas para o lançamento de Liberation, no dia 30 de outubro, mas ainda há muitas questões a serem respondidas. A Ubisoft revelou alguns detalhes sobre os bônus que serão desbloqueados para quem tiver ACIII para PS3 e Liberation para PS Vita, mas o exclusivo modo multiplayer continua em segredo. Sem dúvida, Liberation é um dos jogos de ação e aventura mais intrigantes desse final de ano.

Assassin's Creed III: Liberation para PS Vita

Os comentários estão fechados.

15 Comentários


    Loading More Comments

    Por favor, informe a sua data de nascimento.

    Date of birth fields