O Ratchet & Clank Que Você Nunca Viu: 10 Anos em Artes Conceituais

4 0
O Ratchet & Clank Que Você Nunca Viu: 10 Anos em Artes Conceituais

A franquia Ratchet & Clank completa 10 anos e, para celebrar esse aniversário, vamos lançar Ratchet & Clank Collection em breve para o PS3. Desde quando o primeiro jogo Ratchet & Clank foi lançado, os fãs nos escrevem querendo ver as artes conceituais. Embora os conceitos sejam apenas uma das muitas peças que usamos para fazer nossos jogos, eles são uma maneira divertida de mostrar a história do universo Ratchet & Clank. Então eu procurei pelo estúdio e juntei uma coleção de imagens que voltam a 2002, quando a Insomniac começou a trabalhar em um novo jogo…

No Começo

… bem, na verdade era 2000. Estávamos finalizando Spyro: Year of the Dragon de olhos no PlayStation 2. Após gastar um ano desenvolvendo um novo jogo com o codinome “15”, depois conhecido como “Girl with a Stick”, cancelamos o projeto e decidimos mudas as coisas. (Para saber mais sobre Girl with a Stick e seu falecimento, confira o Full Moon Show podcast #49 – em inglês). Isso nos deixou com apenas alguns meses para apresentar uma nova ideia e começamos a trabalhar em um jogo ambientado em uma galáxia alienígena com muitas bugigangas insanas. Neste ponto, todo o nosso estúdio (40 de nós) focou em trazer esta ideia à vida. Começamos a desenvolver a tecnologia, as mecânicas de jogo, animação, história, design, som… tudo! Na arte conceitual, o artista de personagem da Insomniac, Dave Guertin, criou estes primeiros rascunhos dos nossos heróis:

Ratchet & Clank Arte Conceitual
Ratchet & Clank Arte Conceitual
Esquerda: Nossa primeira imagem de Ratchet. A ideia era criar um alienígena enérgico com uma luva de acessórios malucos e algumas habilidades biônicas. Embora ele pareça bem pouco com o personagem final, Ratchet 1.0 já tinha muitas de suas características – mãos e armas grandes, uma luva de utilidades, pés com três dedos e um capacete de piloto. Eventualmente, o seu corpo réptil deu lugar a um formato mais felino.
Os primeiros desenhos de Dave para Clank também foram muito diferentes. Neste rascunho, Clank parece um lagarto mecânico. Apenas seus olhos e pernas articuladas foram levadas ao design final.

Ao mesmo tempo, nossa equipe de ambiente explorava uma variedade de direções para o universo de Ratchet. Nestes primeiros rascunhos, é fácil perceber que ainda estamos saindo do mundo de Spyro para o estilo sci-fi de Ratchet & Clank. “Asteroid Observatory” do artista Chad Dezern (hoje o nosso diretor do estúdio na Carolina do Norte) mostra muitas das características de uma fase de Ratchet & Clank – mangueiras, antenas e edifícios agrupados. Esta imagem se tornou inspiração para a Nebula G34- Blarg Tactical Research Station, ou como a chamávamos durante a produção, level 6:

Ratchet & Clank Arte Conceitual

Ratchet & Clank Arte Conceital

Este rascunho não finalizado (por mim) exibe a maior exploração estilística que acabaria se tornando parte do nosso estilo. Vegetação alienígena exótica, crateras e estruturas retro-futurísticas com formas arredondadas aerodinâmicas. Eventualmente este conceito evoluiu para o planeta Novalis – Tobruk Crater, a primeira fase completa da campanha de Ratchet & Clank:

Ratchet & Clank Arte Conceitual

E é apenas o começo! Para mais histórias sobre como os personagens e o universo de Ratchet & Clank tomaram forma, incluindo mais artes conceituais vintage, não deixe de visitar o blog da Insomniac. E para experimentar a evolução artística de Ratchet & Clank pelos anos, confira Ratchet & Clank Collection em breve!

Os comentários estão fechados.

4 Comentários


    Loading More Comments

    Por favor, informe a sua data de nascimento.

    Date of birth fields