Evento de Lançamento de UNCHARTED 3 no Brasil: Tochas, Ruínas e um Grande Encontro

32 6
Evento de Lançamento de UNCHARTED 3 no Brasil: Tochas, Ruínas e um Grande Encontro

Evento de Lançamento de UNCHARTED 3

Três imponentes torres de chaminé indicam que estamos nos aproximando do local certo. Na entrada, um caminho iluminado por tochas nos leva por uma paisagem pertencente a outra época: uma escadaria beira as ruínas de uma estação ferroviária abandonada há décadas, o calçamento de pedras nos faz pensar na agitação laboral de outrora e as paredes de tijolos com janelas elevadas, que iluminam sem dar visão para o exterior, remetem a uma era industrial há muito terminada. Um anacronismo que aguça os sentidos dos espíritos mais aventureiros. Muito apropriado, portanto, que esta ruína preservada, memória plástica do passado, abrigue um encontro de exploradores e celebração da mais importante obra de aventura do ano.

Evento de Lançamento de UNCHARTED 3Evento de Lançamento de UNCHARTED 3

A pitoresca paisagem é a Casa das Caldeiras, local de eventos situado na Barra Funda, em São Paulo, remanescente das Indústrias Francisco Matarazzo. O encontro marca o encerramento da busca pelo Mistério de Drake, e a celebração é pelo lançamento de UNCHARTED 3: Drake’s Deception. Na noite da última quinta-feira, dia 10 de novembro, jornalistas e fãs participaram do acontecimento e puderam curtir o tão aguardado jogo da Naughty Dog em um ambiente tematizado para guardar na memória.

Em Busca da Verdade

Evento de Lançamento de UNCHARTED 3Evento de Lançamento de UNCHARTED 3

Os primeiros a chegar ao evento foram os perspicazes colaboradores do Portador do Fogo. Seguindo as pistas dadas pelo historiador ao longo dos últimos dias, os mais diletos exploradores chegaram às imediações da Estação Barra Funda do Metrô, encontraram um QR Code no chão e receberam a localização do evento via bluetooth. Quando os jornalistas convidados começaram a chegar na Casa das Caldeiras, diversos participantes da busca já se aglomeravam na entrada.

“Fiquei sabendo [da busca] pelo meu irmão, que já estava acompanhando há um bom tempo”, contou Jaison Sampedro, de 27 anos, editor de vídeo. “Então comecei a seguir as pistas pelo Twitter, e a primeira dica de que me lembro foi um vídeo com uma sequência numérica, depois veio a dica para descobrir uma passarela na Rua da Consolação. Continuamos a seguir as pistas, chegamos até a Barra Funda, acionamos o bluetooth e chegamos aqui na Casa das Caldeiras.”

O irmão de Jaison, Helder Sampedro, tradutor de 25 anos, também estava empolgado com o acontecimento: “Acho muito bacana [ações desse tipo], porque, como gamer, a gente tem essa coisa da criatividade, de fazer parte de alguma coisa. Ter a oportunidade de sair da cadeira e fazer alguma coisa parecida é muito interessante, faz você se sentir um pouco parte da aventura. É difícil a gente ter esse tipo de evento aqui no Brasil.”

Outro membro da comunidade que aguardava a abertura das portas era o assistente fiscal Engels Marx, de 24 anos: “Sempre gostei de ARGs, então estou participando desde o começo, e este foi o melhor ARG de que eu já participei. É um ARG de verdade, como os que a gente vê lá fora.”

Passando o Bastão

Evento de Lançamento de UNCHARTED 3

Uma bela Lua cheia já enfeitava o céu de São Paulo quando os portões do antigo galpão foram abertos, dando acesso a um ambiente que mais lembrava um dos fascinantes cenários de UNCHARTED: uma penumbra misteriosa era interrompida apenas por esporádicos pontos de luz, num tom quente que valorizava o aspecto enigmático das velhas paredes de alvenaria; caixas de madeira, barris e uma camada de serragem davam o clima de uma fase projetada para a exploração; longas e claustrofóbicas galerias de paredes arredondadas eram como passagens secretas.

Evento de Lançamento de UNCHARTED 3

E foi de um desses túneis que surgiu o aguardado anfitrião: o professor Emanuel Fischer em pessoa. Subindo à tribuna, o pesquisador recapitulou os passos de sua busca pela verdade sobre o histórico Sir Francis Drake, desde a descoberta da carta do corsário inglês para seu amigo Nuno da Silva até o sequestro que sofreu em Jacarta e seu despertar confuso em Montevidéu, passando por suas descobertas nos EUA, Inglaterra e África do Sul. Fischer também enfatizou a contribuição de seus seguidores aqui no Brasil, que resolveram enigmas em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Brasília, recuperando relíquias e descobrindo pistas importantes.

Evento de Lançamento de UNCHARTED 3

O historiador contou como os últimos acontecimentos o abateram, e como sua busca ainda não chegou ao fim: “Durante o tempo todo nós estávamos sendo observados. O tempo todo eu servi de marionete nas mãos de alguma organização obscura. E é por isso que eu estou aqui hoje, para poder compartilhar toda a experiência com vocês, para poder dizer a todos que eu tenho os meus limites”, confessou Emanuel Fischer. “E também para dizer a vocês, com muito orgulho, que, a partir deste momento, eu estou passando o bastão para uma pessoa muito mais capacitada do que eu. O nome dele… é Nathan Drake.”

E exibiu um vídeo das peripécias desse herói pela série UNCHARTED, até culminar com sua nova busca em Drake’s Deception, precisamente atrás da verdade sobre seu ancestral Sir Francis Drake. “Bem, pessoal, ele tem muito mais competência do que eu para continuar esta história”, concluiu Fischer, e convidou ao palco Ricardo Filó, gerente de produto da marca PlayStation na Sony Brasil, que convidou todos a testar UNCHARTED 3: Drake’s Deception no evento. O professor Fischer retornou uma última vez para chamar à frente os colaboradores que chegaram até ali e que prestigiaram o evento, e agradeceu a eles e a centenas de outros aventureiros que acompanharam o Mistério de Drake.

Evento de Lançamento de UNCHARTED 3

A Busca Continua

Os convidados puderam então experimentar UNCHARTED 3 nas estações de jogo espalhadas pela casa, algumas delas em TVs 3D, para apreciar toda a imersão desta proeza audiovisual. E, no melhor espírito da série, os participantes ainda podiam procurar por bilhetes escondidos pelo ambiente, que davam direito a prêmios.

Evento de Lançamento de UNCHARTED 3

Os participantes do Mistério de Drake estavam particularmente ansiosos, e contaram sua experiência com a série a as expectativas para o terceiro jogo. “O primeiro UNCHARTED já é incrível, joguei inteiro umas quatro ou cinco vezes e platinei. O segundo estou jogando agora, estou na terceira fase e estou indo devagarzinho”, contou Cid Azevedo Silva, advogado de 40 anos, um dos primeiros participantes a chegar à Casa das Caldeiras. “O terceiro então nem se fala, pelas imagens que eu já vi, achei excelente. O trailer é cativante, a dublagem também é excelente. Nota 10 para os três jogos.”

“A série desde o início foi muito bem feita, a história é excelente, os gráficos são incríveis. A história te prende de verdade, como se fosse um filme, e aí você acaba ficando viciado”, explicou José Eduardo, estudante de 16 anos. “O terceiro jogo vai ser muito bom, porque o Story Mode prende quem tá jogando, e ainda tem o multiplayer para você se divertir, então é o pacote completo.”

“O primeiro contato que estou tendo com UNCHARTED é com este terceiro [jogo]. Os outros eu não cheguei a jogoar, mas a história toda, assim como em Assassin’s Creed, me cativou exatamente por isso: essa imersão na realidade, com a ficção”, elaborou o bancário Rafael de Andrade Gomes, de 26 anos. “Eu tenho fugido das notícias sobre UNCHARTED 3, para não pegar spoiler. Eu espero o final da saga, e alguém tem que morrer! Eu adoro quando matam algum personagem importante, então espero uma morte bem bacana neste e o final da série.”

Evento de Lançamento de UNCHARTED 3Evento de Lançamento de UNCHARTED 3

Além de poderem curtir a nova aventura de Nathan Drake no evento, os convidados ganharam camiseta do jogo, um passaporte personalizado e outros brindes. UNCHARTED 3: Drake’s Deception chega oficialmente às lojas brasileiras no dia 22 de novembro, e revelará, enfim, qual é o mistério de Sir Francis Drake.

Os comentários estão fechados.

32 Comentários

6 Respostas do Autor

  • E ai Fabão, beleza???
    Esse é meu primeiro comentario aqui no PS Blog. Queria primeiramente parabenlizar a Sony por vir para essas bandas tupiniquins e acreditar no mercado brasileiro. Ainda falta muito a ser conquistado, como questão de preços por exemplo, mais creio que isso será mais um obstaculo que a Sony futuramente vai superar. Fiquei chateado com o adiamento do Uncharted 3. Fiz minha pre venda no começo do mês, mais já aconteceu e foi um erro inesperado e creio que a Sony ira fazer de tudo para não acontecer com lançamentos futuros.
    Bom, queria te perguntar mesmo o seguinte: Tenho um PS3 Fat 80GB desde 2008 e infelizmente de um ano para cá ele deu aquele problema da luz vermelha piscante. Ainda consigo ligar ele, mais sei que estou com uma bomba relogio na mão e a qualquer hora ele vai pifar. Esse problema não tem solução mesmo??? dizem que é problema de superaquecimento da GPU, outros que é a pasta termica. Será que terei que gastar 1.399 Reais??? Você poderia me ajudar, me dar uma luz kkkk.
    Bom agradeço e continuem nesse ritmo hein, não desanimem.
    Abraços
    Fercodi

    • Fabio Santana

      Opa! Seja bem-vindo e comente sempre por aqui. ^_~

      Você já tentou entrar em contato com a Central de Relacionamento da Sony Brasil? Como o PS3 é modelo antigo, certamente é importado, mas talvez a rede autorizada possa consertar o aparelho mediante pagamento. Dá uma verificada e me fala se rolou. ^_~

  • Diego_OIiveira

    Terminei o jogo semana retrasada nota10,0 sou loco por uma camisa do U3 como faço pra conseguir uma `^^

  • MauricioQ_Bueno

    aff depois da demora do lançamento,vai ter reembolso pra quem pagar esse valor absurdo de 199 reais?

  • MauricioQ_Bueno

    Diego_OIiveira em novembro 14th, 2011 às 8:10 pm disse:
    Terminei o jogo semana retrasada nota10,0 sou loco por uma camisa do U3 como faço pra conseguir uma `^^
    só falta eles venderem por 100 reais a camiseta pra quem comprou o u3 importado.

  • Belíssimo evento, mas ao meu ver, é apenas para disfarçar o problema do adiamento do jogo. Melhor que esse evento, seria diminuir o preço ou lançar uma edição exclusiva para o Brasil, com nova capa e conteúdos extras. Mas infelizmente isso não irá acontecer.

  • É o meu primeiro post tambem e gostaria de parabeniza-los pelo site. Estou acompanhando desde o lançamento e vemos os esforços de toda a equipe. Porem vou cornetar em dois pontos que a Sony deveria rever… 1) Preço 2) É como recuperar a senha do seu login… passei muito tempo tentando descobrir qual a senha da minha conta porque ja nao lembrava mais, utilizo esta conta americana e criei uma conta brasileira, para comprar os jogos.

    Vlw!

    • Fabio Santana

      Bem-vindo, messeder84!

      A Sony Brasil trabalha constantemente para reduzir seus preços. Quanto a senha, há uma opção no próprio PS3 para você resetá-la, bastando confirmar o e-mail atrelado à conta da PSN e a sua data de nascimento. Alternativamente, você pode entrar em contato com o atendimento ao consumidor, mas cada país atende às contas de sua região, então, se a conta for americana, é preciso contactar o SAC americano. ^_~

  • denis_oliveira

    Fábio,

    Fico muito feliz com esta promoção realizada no Brasil; Mostra que a Sony esta atenta ao mercado nacional. Fico feliz também pela dublagem e legenda em português pois isto melhora muito a jogabilidade. Aproveitando a oportunidade, gostaria de saber porque a Sony não trabalha com Add On para legendas ? Isto seria bom tanto para jogadores como para desenvolvedores e principalmente para a Sony que poderia comercializa-los na PSN. Temos muitos profissionais do assunto no país e com certeza seria possível desenvolver um grande número de legendas para jogos criados anteriormente..

    Um grande abraço e parabém pelo blog
    Denis

    • Fabio Santana

      O processo de localização de um jogo requer grande investimento e tempo de desenvolvimento, além do envolvimento da equipe de desenvolvimento. Como os estúdios em geral estão focados em suas novas produções, não é possível trabalhar em conteúdos adicionais para jogos mais antigos, salvo quando se trata do plano original de suporte àquele título, como a EA faz com Rock Band 3 até hoje.

  • Incrível!! Uncharted 3 merece tal evento! (eu “ainda” não joguei nenhum deles) Pela fama que tem, este game já é um dos marcos na história do PS3

  • Triste q essas coisas só aconteçam em São Paulo… Justo depois q eu me mudei.

    • Fabio Santana

      Mas, desta vez, a ação teve etapas em mais cidades do Brasil, WILLDWILL, e todos os brasileiros puderam também acompanhar o desenvolvimento da busca pelo blog do historiador. A ideia foi justamente dar a oportunidade para que mais gente se envolvesse. ^_~

  • NAVEGADOR33

    Olá.
    Mudando um pouco de asunto,temho PRO EVOLUTION SOCCER 2011 e estou me divertindo muito com ele, mas…
    Após algumas horas de jogo e 96% dos troféus já conquistados chegou o momento da sincronização.
    Tudo ocorreu normalmente… 100% sincronizado (sem nenhum erro), mas ao acessar o site br.playstation.com, nada do jogo aparecer na minha lista.
    A quantide de troféus conquistados no PES 2011 é somado ao meu total de troféus normalmente, mas o jogo não aparece na minha lista.
    O que esta acontecendo?
    O PES 2011 nao está sendo mostrado!

    • Fabio Santana

      Olá, Navegador. Tente, por favor, verificar o seu perfil no http://us.playstation.com/ e me confirma se o jogo aparece por lá. Certamente ele está computado no seu perfil, pode ser um conflito de banco de dados no site apenas. Me confirma para eu requisitar a correção, please. ^_~

  • Uma pena que o jogo atrasou no Brasil, se a Sony diminuísse os preços e lançassem jogos em sua sua estreia, venderia melhor. A propósito Fábio, você não sabe se a Rockstar irá distribuir DLC’s no Brasil e se haverá disponível também no Brasil conteúdo de Fallout: New Vegas e The Elder Scrolls (Oblivion e Skyrim).

  • massa…. pena não ter coisas assim em Curitiba

    • Fabio Santana

      Desta vez, a ação teve etapas em mais cidades. Quem sabe da próxima vez Curitiba esteja envolvida também? ^_~

  • ErickFaria-LE

    Poxa, eu morava na Barra Funda. Conheço essa antiga fábrica, passei aí em frente umas trocentas vezes…justo agora que não moro mais em Sampa tem um evento desses. :/

  • MauricioQ_Bueno

    fabio hj vai ter atualização,e vai ter novidades como jgs novos e outras formas de pagamento?

  • Exmortis_69

    Perguntas:
    Pq os jogos são fabricados no Brasil mas tem preços de importados?
    Pq os jogos na PSNBR tem uma diferença tão absurda de preços em relação a PSN USA?

    Pergunto a vcs senhores gamers e não ao pessoal do site pq esses só estão ai pra ganhar dinheiro e fazer seu trabalho da melhor forma possivel.
    (q é responder as questões, sem opinião e de forma q proteja a imagem da empresa. O chato é q conhecemos o trabalho deles e sabemos q fazem das tripas coração para nos ajudar sem perder o rebolado)

    Agora sobre o tópico…
    Fazer festa por um jogo com quase um mes de atraso, q ja é provado q pode ser mais barato e dublagem vergonhosa…???!!! (aprendam com halo reach pelo amor de Deus!)

    Como diria o Stallone:
    “Você pode explodir o país inteiro e eles vão dizer ‘obrigado, e aqui está um macaco para você levar de volta para casa”

  • @Exmortis_69,
    Amigo, sobre suas perguntas, a questão que mais atrapalha os preços são os impostos. Essa é a mais pura verdade, já que o governo brasileiro possui políticas para taxar produtos digitais (Isso segundo um artigo que verifiquei, mas não posso afirmar com certeza se é verdade ou não). Agora, sobre os jogos fabricados aqui, ao meu ver, o que prejudica o preço, é a mídia. Não posso afirmar se o artigo que li é verídico ou não, mas ele informa que o Blu-Ray Disc não é fabricado aqui. Apesar de a capa ser produzida aqui e as cópias fabricadas aqui, a importação de mídia encarece o preço, já que o governo também taxa os importados. Mas isso não é desculpa para o preço continuar alto, já que nosso governo, apesar de ruim, possui algumas políticas de incentivo à produção nacional. Veja o exemplo da Microsoft.

    E concordo com você sobre a matéria: Um evento para um jogo que teve o lançamento atrasado e com péssima dublagem (E veja que protestamos muito). Eu posso te garantir que está muito fraca, pois estou com o jogo e a localização não está me agradando. Melhor que esse evento seria a redução de preços.

    P.S.: Se quiser me adicionar na PSN, fique à vontade rs.

  • Queremos as camisetas, como proceder?

  • Pagan_race_

    Um grande evento como nós merecemos. Gostaria de saber se existe algum planejamento para divulgação de jogos e sistema na televisão, como acontecia nos anos 90 com a SNK.

  • É rir para não chorar, fazem um evento de lançamento nacional do Uncharted 3 no dia 10/11/2011, sendo que o jogo só vai estar disponível na lojas no dia 22/11/2011 para o consumidor. Que mancada da Sony BR, pelo menos deveriam compensar os consumidores brasileiros com algum brinde, como essa camiseta por exemplo, mas se depender da Sony BR, o que resta aos consumidores é rezar para que o jogo seja lançado no dia 22/11/2011 e não sofra mais um atraso.

  • Me interessei pela camiseta!

  • MauricioQ_Bueno

    Edir_MG em novembro 16th, 2011 às 12:41 pm disse:
    Me interessei pela camiseta!
    já já a sonybr começa a vender as camisetas por 100 reais aguarde.

  • RYUUZAKI-13

    Tambem quero uma!!! Onde compro?

  • NAVEGADOR33

    Tambem não esta lista (PRO EVOLUTION SOCCER 2011 ) no meu perfil da us.playstation.com
    entrei com o lojin da br e nada do jogo aparesser,todos os gogos aparessem inclusive PRO EVOLUTION SOCCER 2010. menos o PRO EVOLUTION SOCCER 2011
    Fabio.Meu problema pode ser resouvido?

    • Avatar photo
      Vinícius Lima

      Olá, Navegador. Tente, por favor, verificar o seu perfil no http://us.playstation.com/ e me confirma se o jogo aparece por lá. Certamente ele está computado no seu perfil, pode ser um conflito de banco de dados no site apenas. Me confirma para eu requisitar a correção, please. ^_~

  • NAVEGADOR33

    PRO EVOLUTION SOCCER 2011 não esta na lista http://us.playstation.com e nem na
    http://us.playstation usei o mesmo login nas duas e nada de apareser na lista

  • temho outra duvida. Na http://us.playstation na lista de trofeus aparesse SUPER STREET FIGHTER IV e na http://br.playstation aparesse SUPER STREET FIGHTER IV ?
    Porque a interrogasão?

  • Argh!!!! Meus Olhos!!!!

  • Halexisterra

    Com esse atraso absurdo a Sony deveria dar almenos uma reduzida de $R10,00 no preço final pra compensar o atraso já que os Brasileiros ficaram só com os spoilers do jogo graças a essa falha grotesca.

  • MauricioQ_Bueno

    hj sai o u3 nacional espero que ninguém compre,mas vai ter gente que vai comprar.

  • Fui um comprador do Uncharted 3 em pré-venda em um revendedor oficial.
    O lançamento estimado foi atrasado, de 11/11 para 21/11, e agora que recebi o jogo veio em caixinha genérica e a impressão está horrível.
    Isto me lembra o GT 5 quando foi lançado por estas bandas.

    Aqui estão as imagens. Não sei se dará para notar, mas esta tudo um pouco mais embaçado que o habitual. O logo Uncharted da capa e principalmente a contra-capa esta meia fosca e com a resolução muito ruim.
    O jogo custa R$ 199,00 e tem qualidade bem inferior que sua contraparte estadunidense de US$ 59,90.
    Meu intuito é reclamar com a Sony, na esperança de que em um futuro proximo a qualidade das impressões venham a melhorar.

    http://imageshack.us/photo/my-images/443/sam0182dkf.jpg/
    http://imageshack.us/photo/my-images/21/sam0179t.jpg/
    http://imageshack.us/photo/my-images/10/sam0178d.jpg/
    http://imageshack.us/photo/my-images/225/sam0177v.jpg/
    http://imageshack.us/photo/my-images/263/sam0176s.jpg/
    http://imageshack.us/photo/my-images/403/sam0180l.jpg/

  • é uma pena, já fechei o jogo, e estou com um problema, não consigo jogar on-line, sempre da erro na rede na hora que está sincronizando, baixei o online pass pelo brasil, comprei o dos EUA, pra ver se ia, e nada… tá tudo certo !!!!, num sei se é erro deles, alguem ja jogou on-line?

  • ErickBenedini

    Galara add na psn pra gente jogar o Uncharted na PSN!!! vallewwww

    ID: ErickBenedini

Por favor, informe a sua data de nascimento.

Date of birth fields