Evento de Lançamento de UNCHARTED 3 no Brasil: Tochas, Ruínas e um Grande Encontro

32 6
Evento de Lançamento de UNCHARTED 3 no Brasil: Tochas, Ruínas e um Grande Encontro

Evento de Lançamento de UNCHARTED 3

Três imponentes torres de chaminé indicam que estamos nos aproximando do local certo. Na entrada, um caminho iluminado por tochas nos leva por uma paisagem pertencente a outra época: uma escadaria beira as ruínas de uma estação ferroviária abandonada há décadas, o calçamento de pedras nos faz pensar na agitação laboral de outrora e as paredes de tijolos com janelas elevadas, que iluminam sem dar visão para o exterior, remetem a uma era industrial há muito terminada. Um anacronismo que aguça os sentidos dos espíritos mais aventureiros. Muito apropriado, portanto, que esta ruína preservada, memória plástica do passado, abrigue um encontro de exploradores e celebração da mais importante obra de aventura do ano.

Evento de Lançamento de UNCHARTED 3Evento de Lançamento de UNCHARTED 3

A pitoresca paisagem é a Casa das Caldeiras, local de eventos situado na Barra Funda, em São Paulo, remanescente das Indústrias Francisco Matarazzo. O encontro marca o encerramento da busca pelo Mistério de Drake, e a celebração é pelo lançamento de UNCHARTED 3: Drake’s Deception. Na noite da última quinta-feira, dia 10 de novembro, jornalistas e fãs participaram do acontecimento e puderam curtir o tão aguardado jogo da Naughty Dog em um ambiente tematizado para guardar na memória.

Em Busca da Verdade

Evento de Lançamento de UNCHARTED 3Evento de Lançamento de UNCHARTED 3

Os primeiros a chegar ao evento foram os perspicazes colaboradores do Portador do Fogo. Seguindo as pistas dadas pelo historiador ao longo dos últimos dias, os mais diletos exploradores chegaram às imediações da Estação Barra Funda do Metrô, encontraram um QR Code no chão e receberam a localização do evento via bluetooth. Quando os jornalistas convidados começaram a chegar na Casa das Caldeiras, diversos participantes da busca já se aglomeravam na entrada.

“Fiquei sabendo [da busca] pelo meu irmão, que já estava acompanhando há um bom tempo”, contou Jaison Sampedro, de 27 anos, editor de vídeo. “Então comecei a seguir as pistas pelo Twitter, e a primeira dica de que me lembro foi um vídeo com uma sequência numérica, depois veio a dica para descobrir uma passarela na Rua da Consolação. Continuamos a seguir as pistas, chegamos até a Barra Funda, acionamos o bluetooth e chegamos aqui na Casa das Caldeiras.”

O irmão de Jaison, Helder Sampedro, tradutor de 25 anos, também estava empolgado com o acontecimento: “Acho muito bacana [ações desse tipo], porque, como gamer, a gente tem essa coisa da criatividade, de fazer parte de alguma coisa. Ter a oportunidade de sair da cadeira e fazer alguma coisa parecida é muito interessante, faz você se sentir um pouco parte da aventura. É difícil a gente ter esse tipo de evento aqui no Brasil.”

Outro membro da comunidade que aguardava a abertura das portas era o assistente fiscal Engels Marx, de 24 anos: “Sempre gostei de ARGs, então estou participando desde o começo, e este foi o melhor ARG de que eu já participei. É um ARG de verdade, como os que a gente vê lá fora.”

Passando o Bastão

Evento de Lançamento de UNCHARTED 3

Uma bela Lua cheia já enfeitava o céu de São Paulo quando os portões do antigo galpão foram abertos, dando acesso a um ambiente que mais lembrava um dos fascinantes cenários de UNCHARTED: uma penumbra misteriosa era interrompida apenas por esporádicos pontos de luz, num tom quente que valorizava o aspecto enigmático das velhas paredes de alvenaria; caixas de madeira, barris e uma camada de serragem davam o clima de uma fase projetada para a exploração; longas e claustrofóbicas galerias de paredes arredondadas eram como passagens secretas.

Evento de Lançamento de UNCHARTED 3

E foi de um desses túneis que surgiu o aguardado anfitrião: o professor Emanuel Fischer em pessoa. Subindo à tribuna, o pesquisador recapitulou os passos de sua busca pela verdade sobre o histórico Sir Francis Drake, desde a descoberta da carta do corsário inglês para seu amigo Nuno da Silva até o sequestro que sofreu em Jacarta e seu despertar confuso em Montevidéu, passando por suas descobertas nos EUA, Inglaterra e África do Sul. Fischer também enfatizou a contribuição de seus seguidores aqui no Brasil, que resolveram enigmas em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Brasília, recuperando relíquias e descobrindo pistas importantes.

Evento de Lançamento de UNCHARTED 3

O historiador contou como os últimos acontecimentos o abateram, e como sua busca ainda não chegou ao fim: “Durante o tempo todo nós estávamos sendo observados. O tempo todo eu servi de marionete nas mãos de alguma organização obscura. E é por isso que eu estou aqui hoje, para poder compartilhar toda a experiência com vocês, para poder dizer a todos que eu tenho os meus limites”, confessou Emanuel Fischer. “E também para dizer a vocês, com muito orgulho, que, a partir deste momento, eu estou passando o bastão para uma pessoa muito mais capacitada do que eu. O nome dele… é Nathan Drake.”

E exibiu um vídeo das peripécias desse herói pela série UNCHARTED, até culminar com sua nova busca em Drake’s Deception, precisamente atrás da verdade sobre seu ancestral Sir Francis Drake. “Bem, pessoal, ele tem muito mais competência do que eu para continuar esta história”, concluiu Fischer, e convidou ao palco Ricardo Filó, gerente de produto da marca PlayStation na Sony Brasil, que convidou todos a testar UNCHARTED 3: Drake’s Deception no evento. O professor Fischer retornou uma última vez para chamar à frente os colaboradores que chegaram até ali e que prestigiaram o evento, e agradeceu a eles e a centenas de outros aventureiros que acompanharam o Mistério de Drake.

Evento de Lançamento de UNCHARTED 3

A Busca Continua

Os convidados puderam então experimentar UNCHARTED 3 nas estações de jogo espalhadas pela casa, algumas delas em TVs 3D, para apreciar toda a imersão desta proeza audiovisual. E, no melhor espírito da série, os participantes ainda podiam procurar por bilhetes escondidos pelo ambiente, que davam direito a prêmios.

Evento de Lançamento de UNCHARTED 3

Os participantes do Mistério de Drake estavam particularmente ansiosos, e contaram sua experiência com a série a as expectativas para o terceiro jogo. “O primeiro UNCHARTED já é incrível, joguei inteiro umas quatro ou cinco vezes e platinei. O segundo estou jogando agora, estou na terceira fase e estou indo devagarzinho”, contou Cid Azevedo Silva, advogado de 40 anos, um dos primeiros participantes a chegar à Casa das Caldeiras. “O terceiro então nem se fala, pelas imagens que eu já vi, achei excelente. O trailer é cativante, a dublagem também é excelente. Nota 10 para os três jogos.”

“A série desde o início foi muito bem feita, a história é excelente, os gráficos são incríveis. A história te prende de verdade, como se fosse um filme, e aí você acaba ficando viciado”, explicou José Eduardo, estudante de 16 anos. “O terceiro jogo vai ser muito bom, porque o Story Mode prende quem tá jogando, e ainda tem o multiplayer para você se divertir, então é o pacote completo.”

“O primeiro contato que estou tendo com UNCHARTED é com este terceiro [jogo]. Os outros eu não cheguei a jogoar, mas a história toda, assim como em Assassin’s Creed, me cativou exatamente por isso: essa imersão na realidade, com a ficção”, elaborou o bancário Rafael de Andrade Gomes, de 26 anos. “Eu tenho fugido das notícias sobre UNCHARTED 3, para não pegar spoiler. Eu espero o final da saga, e alguém tem que morrer! Eu adoro quando matam algum personagem importante, então espero uma morte bem bacana neste e o final da série.”

Evento de Lançamento de UNCHARTED 3Evento de Lançamento de UNCHARTED 3

Além de poderem curtir a nova aventura de Nathan Drake no evento, os convidados ganharam camiseta do jogo, um passaporte personalizado e outros brindes. UNCHARTED 3: Drake’s Deception chega oficialmente às lojas brasileiras no dia 22 de novembro, e revelará, enfim, qual é o mistério de Sir Francis Drake.

Os comentários estão fechados.

32 Comments

6 Author Replies


    Loading More Comments

    Por favor, informe a sua data de nascimento.

    Date of birth fields