PlayStation.Blog
Gravity Rush para PS Vita

PlayStation Vita: A Opinião do Público Brasileiro

Fabio Santana's Avatar + Postado por Fabio Santana on out 13, 2011 // Blog Manager, Brazil

PlayStation Vita no Brasil: Público Jogando

O Brasil Game Show foi um grande evento para o público brasileiro, especialmente para quem passou pelo estande de PlayStation para curtir novidades como UNCHARTED 3: Drake’s Deception, Street Fighter X Tekken, Medieval Moves: Deadmund’s Quest, Everybody Dance e muitos outros. E mais especial ainda foi para os felizardos que conseguiram colocar as mãos no PlayStation Vita e testar, pela primeira vez, UNCHARTED: Golden Abyss, LittleBigPlanet e ModNation Racers.

O primeiro consumidor brasileiro a testar o portátil foi o Anderson Viana de Araújo Santana, 18, de Niterói. Ele foi o vencedor do concurso “PlayStation Vita no Brasil” com sua criação representando os símbolos de PlayStation com arroz e legumes. Durante a coletiva da Sony, no sábado, Anderson subiu ao palco, ao lado de Mark Stanley, e sua primeira reação ao colocar as mãos no aparelho foi um único e sonoro “Nossa!”. Depois, com o jovem restabelecido e tendo jogado cada um dos títulos disponíveis, nós o entrevistamos para saber como foi sua experiência.

PlayStation Vita no Brasil: Anderson, o Primeiro a Jogar

PlayStation.Blog BR: Você pôde jogar os três títulos de PS Vita que vieram para o Brasil? Qual deles você mais gostou?
Anderson Viana de Araújo Santana: Sim, joguei o UNCHARTED: Golden Abyss, o ModNation Racers e o LittleBigPlanet. O máximo que eu pude aproveitar do PS Vita, eu aproveitei. Eu gostei bastante do UNCHARTED, porque eu já joguei o 1 e o 2. Mas o LittleBigPlanet também gostei pra caramba, e o ModNation Racers também. Todos são muito legais.

PSB: Então você gostou mais de… TODOS? [risos]
Anderson: Sim, de todos, mas em especial do UNCHARTED.

PSB: E qual aspecto do PS Vita você achou mais interessante?
Anderson: Eu achei muito legal a interatividade, por causa da tela de toque e do touch pad traseiro. Você pode fazer praticamente qualquer coisa no jogo, sem precisar de analógico ou direcional. Você pode mover seu personagem só com o toque.

PSB: E quanto ao visual dos jogos, qual foi a sua impressão?
Anderson: Cara, a sensação mesmo é de que você tem um PlayStation 3 portátil nas mãos. Os gráficos estão muito perfeitos.

PSB: O que você achou da tela do PS Vita?
Anderson: A princípio eu estranhei, porque eu estou acostumado com a tela do PSP, que é menor, tem 4[,3] polegadas. Agora, quando eu peguei o PS Vita pela primeira vez aqui no palco, eu olhei assim: “Caraca, ele está nas minhas mãos!”. E a tela é muito, muito, muito maior que a do PSP. São milhões de cores, e você pode também interagir [por meio da tela]. Foi muito legal.

PSB: Como é a experiência de segurar o portátil e como é jogar usando duas alavancas analógicas?
Anderson: Foi uma experiência muito boa e que vai ficar gravada para o resto da minha vida. Quanto aos analógicos, são muito parecidos com o que temos no DualShock 3, no PS3. Não é de deslize, como no PSP, mas alavancas de verdade, e isso dá outra sensação para os jogos. No UNCHARTED mesmo, você precisa controlar bastante a câmera, por exemplo.

PSB: Você achou o PS Vita leve ou pesado?
Anderson: Olha, eu achei mais leve que o PSP. Como ele é maior, tem a tela maior, mais funções e tecnologia, eu me surpreendi com o peso.

PSB: E você vai querer comprar um no lançamento?
Anderson: [Antes de terminada a pergunta] Com certeza, com certeza! Já tenho até o dinheiro guardado só pra isso. Pretendo comprar com UNCHARTED: Golden Abyss ou com LittleBigPlanet, porque realmente estão perfeitos.

Depois do Anderson, os jornalistas também puderam experimentar o PS Vita, no final da coletiva. E, para surpresa do público do Brasil Game Show, as três unidades do portátil foram levadas para uma sala fechada no estande de PlayStation para sessões de teste limitadas no sábado e no domingo. Filas gigantescas se formaram e curiosos se aglomeraram atrás da parede de acrílico para ver se conseguiam espiar um pouquinho do PS Vita. Nós entrevistamos alguns dos primeiros jogadores que conseguiram colocar as mãos no portátil na primeira sessão de testes no estande. Confira a reação deles abaixo.

Nome: Arthur Castanheda Sarnadas
Idade: 11 anos
Profissão: Estudante
Cidade: São Paulo / SP
Jogou: UNCHARTED: Golden Abyss

“Achei muito legal. Ele combina a possibilidade de jogar com os controles normais e a com a tela de toque. Jogar com os dois analógicos é bem parecido com jogar no PlayStation 3, a diferença é que, como é portátil, você pode levar pra qualquer lugar.”

Nome: David Azevedo Silva
Idade: 14 anos
Profissão: Estudante
Cidade: Duque de Caxias / RJ
Jogou: LittleBigPlanet

“O jogo é muito incrível, ultrapassou todos os videogames portáteis até agora. Tem aquele recurso para você controlar tocando por trás do aparelho, interface totalmente por toque. A mecânica de inclinar o console é bem precisa. Ele é muito diferente de todos os portáteis lançados até hoje.”

Nome: Otávio Pereira Ribeiro
Idade: 24 anos
Profissão: Designer gráfico
Cidade: Niterói / RJ
Jogou: ModNation Racers

“Achei o jogo muito maneiro, são praticamente os gráficos do PlayStation 3. Eu já joguei o ModNation Racers no PS3 e é igualzinho. O produtor [Jeff Kaplan, chefe do departamento de testes do San Diego Studios] me falou que dá para importar as pistas do PS3 para o PS Vita. O analógico é muito bom, melhor que o do PSP, muito, muito preciso. E a tela, pô, é sensacional, é fantástica, cara.”

Nome: Lucas Lange Barrozo
Idade: 22 anos
Profissão: Estudante de Economia
Cidade: Niterói / RJ
Jogou: LittleBigPlanet

“Gostei da interface de rotação que o PS Vita tem, gostei do fato de a tela ser de toque, gostei do display dele e a qualidade gráfica promete bastante. Gostei também das alavancas, são bastante sensíveis e vai ficar mais fácil jogar games complexos que seriam difíceis de jogar em um portátil. Mesmo eu que tenho mãos grandes consegui me adaptar fácil.”

Nome: André Moreira Júnior
Idade: 11 anos
Profissão: Estudante
Cidade: Rio de Janeiro / RJ
Jogou: UNCHARTED: Golden Abyss

“É muito legal, deu pra ver bem como vai funcionar o jogo. Os gráficos são ótimos, como os do PlayStation 3, e são muito reais. A tela touch screen é muito boa. Os analógicos também são muito bons, achei até melhores que os do PlayStation 3.”

Nome: Paulo Vinícius Teles
Idade: 20 anos
Profissão: Designer
Cidade: São Gonçalo / RJ
Jogou: ModNation Racers

“Os movimentos são bem precisos e os cenários são muito maneiros. É milhões de vezes melhor do que jogar no PSP. O PS Vita é muito mais sensível. Os efeitos especiais na hora de fazer as manobras e tal, e o boneco virar, e a pontuação, é tudo muito maneiro. Se eu vou querer ter um? Pô, é lógico! Até pra ir jogando no ônibus, quando for trabalhar, é muito bom.”

Nome: Aline de Oliveira
Idade: 40 anos
Profissão: Química
Cidade: Rio de Janeiro / RJ
Jogou: LittleBigPlanet

“É tranquilo, ele é maior do que o atual, né, e a tela é melhor. Meu irmão tem o PSP, mas eu prefiro jogos musicais, eu tenho o PlayStation 3 para Guitar Hero e Rock Band. Eu gosto de música, e eu gostei do Everybody Dance, que eu experimentei e se tivesse aqui pra levar eu já levava. Mas o PS Vita, pra mim, que não sou boa, achei fácil de controlar. Se eu vou querer um? Posso responder pelo meu irmâo: ele com certeza vai querer. [risos]“

//Comente também

14 Comentários   3 Respostas

1

+ CrazyNilton em outubro 13th, 2011 às 10:40 pm disse:

olhe eu queria saber como eu posso baixar os mapas do black ops do ps3 pois nao tou consigindo minha conta é brasileira me ajuda ai


    Fabio Santana's Avatar

     

    + Fabio Santana em outubro 14th, 2011 às 3:28 pm disse:

    CrazyNilton, os conteúdos da série Call of Duty ainda não estão disponíveis na PS Store brasileira porque a produtora Activision ainda não assinou o contrato de distribuição por aqui. Aguardemos ^^


2

+ Arthur_kurtlin em outubro 14th, 2011 às 3:13 am disse:

Eu também estava na BGS até encontrei o Fábio por lá kkkkkkk, e pude testar o VITA , nossa é simplesmente fantástico ! O resto a galera já disse Gráficos , jogabilidade , analógicos de verdade, tem tudo para reina r! haha


    Fabio Santana's Avatar

     

    + Fabio Santana em outubro 14th, 2011 às 3:38 pm disse:

    Valeu pela presença! o/


3

+ Mr_SantanaRJ em outubro 14th, 2011 às 8:49 am disse:

Haha, só falei besteira

“PSB: E você vai querer comprar um no lançamento?
Anderson: [Antes de terminada a pergunta] … ”

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Foi mal ae Fábio, é a empolgação rs.


    Fabio Santana's Avatar

     

    + Fabio Santana em outubro 14th, 2011 às 3:39 pm disse:

    Sussa, é normal, afinal, você foi o primeirão! Imagino a emoção. xD


4

+ LukasHunterRJ em outubro 14th, 2011 às 11:18 am disse:

Bem bacana, gostaria de obter a oportunidade de testar, mas mesmo assim, eu confio no Vita.:)


5

+ CGT-Fbrum-39 em outubro 14th, 2011 às 1:18 pm disse:

A única coisa que preocupa no vita é a ausência de midia física. Parece que estão tentando matar o mercado de usados, acho isso mal. Não poder trocar jogos com os amigos é algo muito ruim.


6

+ gtomaz_brasil em outubro 14th, 2011 às 4:41 pm disse:

Cara, quem disse que o VITA não vai ter mídia física, os jogos virão em cartões parecidos com os jogos de DS.


7

+ W-R-N-33 em outubro 14th, 2011 às 5:01 pm disse:

Nunca vi nem um portátil chegar perto do PSV e eu acredito q ele vai ser muito bom desde o inicio e depois q os produtores saberem usar o potencial dele 80% o bicho vai pegar :).


8

+ dancinglights800 em outubro 14th, 2011 às 7:12 pm disse:

Nossa! muito legal, vou querer um! com certeza! tomara que não seja caro vou comprar o ModNation!


9

+ otavio_pr em outubro 14th, 2011 às 8:24 pm disse:

o/ Olha eu lá em cima!! hehe!
Mal posso esperar pra poder comprar o PsVita!!!!

Agora só falta saber a data do lançamento aqui no ocidente!!!


10

+ JunioRock10br em outubro 14th, 2011 às 8:26 pm disse:

O PS Vita é o desejo de todo gamer, compra certa para mim, se der o dinheiro, claro!

Detalhe: fiquei surpreso com a opinião do público ao jogar Uncharted, mesmo ele não sendo produzido pela Naughty Dog :)


11

+ gambabmx em outubro 14th, 2011 às 8:58 pm disse:

Ancioso de mais pra pegar um Vita!!!To empolgado com o Uncharted e Resistance…little big planet tambem!!!Fora Gravity Rush até littl deviants!!! uhaakkkkk Importarei o meu com certeza!!!


12

+ UchihaHenrique em outubro 16th, 2011 às 2:04 pm disse:

não vejo a hora de ter o meu Vita hehe vou vender minha cama mas irei comprar o meu!


13

+ von_Raichell em outubro 18th, 2011 às 2:25 pm disse:

nao sei se pego logo no lançamento ou espero para depois de uns 6 meses. pq lembram do PSP no lançamento? tinha muitos defeitos de Hard.


14

+ TheLSales em outubro 22nd, 2011 às 11:16 am disse:

XD!!!

Vamo ve a opinião do público brasileiro quando saberem o preço!


Os comentários estão encerrados. Os comentários são desabilitados para posts com mais de 30 dias.