Battlefield 3: DICE Fala Sobre Combates Mano a Mano e Veículos

25 0
Battlefield 3: DICE Fala Sobre Combates Mano a Mano e Veículos

Na semana passada, fui apresentado a uma nova demonstração do shooter militar Battlefield 3, que promete elevar a fórmula de Battlefield a um novo patamar. Depois de assistir a 10 minutos da campanha rodando no PS3, pude conversar com o produtor da DICE Patrick Liu para fazer algumas perguntas dos membros da comunidade PlayStation e algumas minhas!

 BattleField 3 - MP - Caspian Border

PlayStation Blog: Hoje em dia há muitos shooters militares. Qual a grande diferença de Battlefield 3?

Patrick Liu: São várias. Por muito tempo, os pilares de Battlefield foram a destruição, a experiência em mundo aberto, a escala e a jogabilidade nos veículos. Estes elementos ainda são únicos em Battlefield, eu diria. Meu primeiro jogo Battlefield foi Bad Company.

PSB: Você mostrou alguns combates mano a mano complexos nas partidas single-player. Como chegou a esse esquema? Por que não simplesmente usar as facas como todo FPS dos últimos cinco anos?

Patrick: Além dos tiros e da direção de veículos, nós queríamos algo novo, algo que nunca vimos antes. Nos perguntamos, “O que acontece quando os inimigos chegam perto?”. Então nos concentramos nos combates mano a mano, deixando uma experiência mais visceral. É diferente e único, além de dar uma variação no ritmo dos combates durante a campanha.

Existem sequências diferentes de brigas durante a campanha. Algumas são um pouco mais previsíveis, mas há outras mais extravagantes se você chegar por trás do inimigo — e, se fizer isso no multiplayer, você arranca a dogtag do inimigo!

PSB: Fale sobre o Battlelog. O conceito foi inspirado no Autolog de Need For Speed: Hot Pursuit?

Patrick: Em alguns aspectos, sim. Eu diria que o Autolog de Need for Speed é mais voltado à competição com seus amigos — bater seus recordes e assim por diante. O Battlelog está mais para uma rede social: o feed de batalhas mostra o que está acontecendo com você e seus amigos em tempo real. Nós criamos um navegador para o Battlelog, então você pode entrar em todos os jogos diretamente dele. O bom é que o Battlelog é baseado na web, então podemos atualizar ao vivo. Alguns jogadores estão preocupados com o funcionamento, mas eu garanto que não há problemas: todos podem acessar o Battlelog facilmente, inclusive por plataformas remotas, como PC e celulares. Ele permite que você interaja com a experiência multiplayer de Battlefield 3 quando não está sentado em frente ao seu PS3. O Battlelog deixa você formar esquadrões, pelotões, ver suas estatísticas, comparar seu progresso com o de seus amigos de qualquer lugar.

BF3 - MP - Caspian Border - Gamescom

PSB: Combates urbanos são meio que uma mudança em relação ao Battlefield tradicional. Por que a DICE buscou isso? O que vocês vão trazer de novidade para o combate urbano?

Patrick: Muitos caras da equipe, eu incluso, queríamos tentar mais ambientes urbanos do que as paisagens abertas que você viu nos jogos Battlefield anteriores. Ainda estamos fazendo essas paisagens e a experiência em mundo aberto, mas agora estamos oferecendo uma gama mais ampla de jogabilidade e sensações. Os ambientes urbanos também nos dão mais tipos de destruição, desde destruições pequenas ao sair de um esconderijo até a grande destruição de um arranha-céu de Paris caindo sobre você. Se você ficar embaixo, você vai morrer!

PSB: Por falar nisso, como a destruição de ambientes foi melhorada ou refinada em relação a Battlefield: Bad Company 2?

Patrick: Eu diria que os tipos de destruição são bem diferentes. Como mostramos na demonstração do modo campanha em nosso escritório, você pode atirar através de paredes e baias em um escritório – papéis voam por todo o lugar, é caótico. Nós não podíamos fazer esse tipo de destruição em Bad Company 2.

PSB: Atirar pelas baias de um escritório: eu nunca vi um tiroteio assim.

Patrick: Sim. Nós vimos outros jogos com muitos efeitos de partículas, mas nunca vimos destruição como essa, integrada assim com o ambiente e com a jogabilidade, permitindo que você atire pelas baias para pegar inimigos distraídos. É muito novo, eu acho.

PSB: Você mostrou um longo cenário da campanha da versão para PS3, e cobria uma boa quantidade de espaço – era uma fase bem grande. Mas não havia nenhum momento de loading ou diminuição do ritmo. Isso é tecnicamente difícil para muitos jogos – é um benefício da Frostbite 2?

Patrick: É isso mesmo: é a Frostbite 2 e nossa nova tecnologia de streaming em ação. Não tínhamos isso na Frostbite 1. Ela permite criar grandes mapas, interiores ou exteriores, em mundo aberto. Queríamos aumentar a escala o máximo possível e nossa nova tecnologia de streaming é essencial para isso.

Battlefield 3 - Operation Guillotine

PSB: A fase que você mostrou no PS3 era grande, mas também era muito detalhada —eu vi chãos espelhados, superfícies refletivas, milhares de efeitos especiais e física com uma taxa de quadros suave. Você está confiante de que os jogadores de PS3 vão ter uma grande experiência?

Patrick: Ah, sim! Estamos muito confiantes – estamos sugando o hardware pra valer. Obviamente, temos uma certa carga de performance que precisamos obedecer. Tudo conta para isso: a escala custa performance, a destruição, a animação, os efeitos especiais… tudo são coisas que colocamos vamos enfiando no jogo e vendo até onde chegamos. Estou bem feliz quanto à performance que atingimos com o PS3.

PSB: No lado do multiplayer, como se dá a progressão de personagem? O que eu vou poder desbloquear quando jogar no multiplayer, e qual a diferença em relação a outros shooters multiplayer?

Patrick: Battlefield 2 meio que começou essa fórmula, com personagens e elementos desbloqueáveis no multiplayer, e continuamos isso com os jogos Bad Company. Battlefield 3 vai além, com dezenas de personalizações para as armas. E, pela primeira vez, oferecemos a personalização de veículos: você pode aumentar velocidade, armadura, adicionar dispositivos diferentes em seu veículo favorito, mísseis para seu jato, radar VANT para seu jeep e assim por diante.

PSB: Até agora, qual seu modo multiplayer favorito?

Patrick: Eu diria que, provavelmente, toda versão Squad do jogo, Squad Rush e Squad Deathmatch. É um pouco mais íntimo: cada jogador conta. Ele realmente foca no trabalho em equipe.

PSB: E qual sua arma favorita no multiplayer?

Patrick: Provavelmente algumas das metralhadores leves, como a M240, talvez. É muito legal descer bala pelo metrô na fase Operation Metro — o fogo de supressão é algo muito útil. Fogo de supressão é algo completamente novo que eu nunca vi em shooter nenhum, e dá um papel claro à classe Support: ajudar seu time! Se você atira em alguém de perto, vai fazer a visão dele embaçar e atrapalhar sua mira. Isso dá pontos e recompensas.

PSB: Fale sobre a classe Sniper — como você está balanceando os campers?

Patrick: Ou você ama ou odeia os snipers. Nós queremos deixar os snipers mais como a classe recon, então estamos dando a ela mais acessórios e funções para ajudar sua habilidade de detecção. E, para contra-atacar os snipers campeiros, procure o brilho de suas lentes se você não souber de onde os tiros estão vindo!

PSB: Há alguns dias a DICE anunciou que os pacotes de expansão que estão em desenvolvimento vão chegar primeiro no PS3. Você pode fala algo sobre os DLCs para os donos do PS3?

Patrick: Nós temos planos para um longo suporte a Battlefield 3. O lançamento é apenas o começo para nós, então espere por novos conteúdos e ajustes regularmente. A expansão que anunciamos é a Back to Karkand. Vai ser um mapa épico e é uma expansão ambiciosa, similar ao que ocorreu com a expansão Vietnam de Bad Company 2. Ele traz de volta o Strike at Karkand, que é provavelmente o mapa mais popular de Battlefield, junto com três outros mapas de Battlefield 2, novas armas e mods.

Os comentários estão fechados.

25 Comentários

  • fabiohmestre

    Puxa vida, q jogao, fiko imaginando o arranha céu caindo…
    Esse vai ser um jogo obrigatorio pra mim!

  • A BETA foi bem fraca né, espero melhorias em todos os sentidos para o jogo full

  • beta ta horrivel

  • BF3 + Uncharted 3 me faram ter um dos melhores fins de ano em relaçao a games!
    mal posso esperar pelos lançamentos 😀

  • RafaeLaranja

    O beta do playstation 3 eu até curti, por causa dele que eu vo compra hehe
    Mas espero melhoriras mesmo, esperava mais 😛
    Mas com ctza, esse Bf3 vai owna! 🙂

  • ericssoncosta

    Já comprei o meu. Agora é só aguardar. Aliás, alguém sabe se a pontuação do multiplayer do BETA é válido para a versão final do jogo?

  • MauricioQ_Bueno

    eu curti o beta.

  • Beta horrível????? Minha nossa, nunca vi um jogo tão fantástico! Alguns detalhes com certeza serão corrigidos, mas só pelo Beta, onde o mapa é médio e vc não usa as parafernálias que BF oferece, já senti um 10 a 0 no CoD… Nada melhor que explodir os prédios nas ultimas bomb sites do modo rush e arrancar um bendito sniper de lá!

  • Uncharted 3+Battiefield 3… esse fim de ano em casa não tem panetone kkkkkkkkk!

  • michelfilipe

    Esse jogo não tem suporte a move/ss! Não consigo mais jogar shooters sem o move, me sinto como se estivesse regredindo. Vamos ver se na versão full terá o suporte.

  • O Battlefield 3, Edição Limitada, que será vendido no Brasil terá o pack “Back to Karkand” ou apenas as insigneas?

  • Pelo que entendi virá com o pack.

    • Avatar photo
      Fabio Santana

      Não, o pack virá um mês depois do jogo, e estará disponível primeiro para a versão PS3. ^_~

  • Esperava mas do gráfico pelo que vi nos videos de divulgação. vou da uma olhada no Call of Duty: Modern Warfare 3. dúvida dúvida dúvida =)

  • GorillazDuerden

    Eu até gostei do Beta, parece um pouco com o Killzone 3 em relação a classe, porém é bem melhor a customização de classe, agora em relação ao gráficos achava que seria o máximo, pelo menos no Beta é um lixo, cheio de defeito, tem buraco onde não tem texturas mal feitas. Mas mesmo assim vou comprar o jogo pq sou fã de jogos de tiro.

  • eu disse o q beta ta horrivel por causa dos glitches cara… é MUITO bug no jogo, D+! mas vai ser bom sim

  • Esse BETA do BF3 eu achei muito boa,maravilhosa não entendo esse caras que dizem que o BETA tá um lixo,acho que deve tudo ser jogador de CoD que não se acostuma com esse verdadeiro simulador de guerra e não um arcade maluco

  • Ai fabio, como eu me cadastro no battlelog?

  • thiagoresio

    A proposta do Battlelog é bem interessante. Será que teremos que nos alistar em competições próprias do Battlelog como acontece no CoD:Elite? Esse último eu estou no beta e, caramba, me surpreendeu muito.

    E, sinceramente, acho que esses fatores de “redes sociais” de um e de outro certamente vão pesar na escolha entre BF3 e CoD:MW3.

  • Eu particularmente gostei ( claro que tirando os bugs) precisa melhoras varias coisas mais é muito show, da pra usar tantas tácticas e investidas com opção de muitas armas.Como li uma noticia que o game FULL difere do beta e muito, irei apostar e comprar o meu, então quem quiser me add ja pode.

  • Vi pessoas falando q iria ser muito melhor no pc , vi rodando o jogo no pc e no ps3 , n mudo quase nada a n ser serrilhado q no pc n tem e iluminação q no pc fico melhor um pouco.

  • Essa é a primeira vez que compro um jogo em pré-venda, espero não me decepcionar. Estava em dúvida entre esse o MW3, mas como não vai ter o modo zombies (como isso vicia, nossa) decidi apostar minhas fichas na EA!

  • DON_MAZZALI

    Excelente jogo, todos da serie, o BETA podia ter veículos como no teste para PC, mas mesmo jogando somente um mapa e com alguns “muitos” bugs (sei que isso será somente no beta) o jogo ficou show e com um som excelente, apenas deixou a desejar nos gráficos (diferentes dos vídeos de marketing). Minha opinião pelo beta comparado com os COD e FPS (de guerra) que já joguei esse BF3 merece GOTY!!! 😛

  • Sinceramente? Eu esperava mais depois que eu joguei o Beta. Eu sei que a versão final não é aquela, mas pelo alvoroço criado pela DICE/EA parecia ser algo muito maior do que ele realmente é (pelo menos na versão do PS3). Tomara que o jogo se sobressaia quando for lançado.

Por favor, informe a sua data de nascimento.

Date of birth fields